Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A minha rotina de Segunda a Sexta
Advertisements

Representações Negativas e Expectativas Positivas:
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Mobilização Social pela Educação
Federação Portuguesa de Atletismo
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Rebeldia/Rivalidades
Educação, Comunicação e Internet Educação, Comunicação e Internet.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
LUANA QUEM SOU EU.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
Apresentação do projeto – reunião de pais
Dezessete motivos porque você deve ler para uma criança:
Programação Neurolinguística
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Biblioteca Municipal de Mealhada
Ciberdependência é uma doença
Campanha de sensibilização para pais e encarregados de educação
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Uma noite À luz Da vela.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Os Estudantes e a Leitura
A TELEVISÃO.
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Questionário/Roteiro
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Educação e a Falta de Tempo dos Educadores
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
“Como tornar a Internet Segura”
Conselhos aos IDOSOS.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Mobilizando seus colegas de trabalho
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Vasco Pires Quem sou … Olá sou o Vasco Pires, tenho 16 anos, e frequento o 9ºano na escola de Cuba.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Projeto de Orientação de Estudo - 1º ano (EF)
PEI – Programa Educacional Individualizado
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
2 Usas a Internet para quê? 3 Aprender Comunicar Jogar Descobrir.
A escola como agente de socialização
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social ERC/ISCTE Exposição aos Média de Crianças e Jovens

Os lares como unidade de análise Tipos de envolvimento parental “Cultura do quarto” Lares ricos em media, lares pobres em media, lares tradicionais Usos sociais e estruturais da televisão Falar de televisão em família ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Como é que a vida em família e as relações no seu interior moldam as experiências dos mais novos com os media ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Acesso e usos dos media Retiradas da Sondagem nacional respostas de pais de crianças (0-14 anos), a perguntas específicas - As respostas de 287 jovens (15-17 anos) Inquérito em 11 escolas da Grande Lisboa 514 crianças e seus pais – pares de respostas ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

O olhar dos pais (sobretudo das mães) Muitíssimo preocupados com o mundo exterior, segurança física, “rua como local perigoso” Preocupados com conteúdos dos media (violência, linguagem agressiva, sexo, transmissão de valores) Mais satisfeitos enquanto telespectadores do que enquanto pais de telespectadores ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Quartos e ecrãs: TV em 60% dos quartos de crianças (0-15 anos) ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens Razões pelas quais os pais não instalam TV no quarto dos filhos

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens Actividades mais frequentes Actividades mais faladas com amigos Actividade preferida entre todas Actividade preferida quando está só Ver televisãoVer TelevisãoPraticar desporto Jogos de computador Ouvir músicaMúsicaOuvir Música Brincar em casaPraticar desporto Jogos de computador Ver Televisão Jogar computadorMSNVer TelevisãoPraticar desporto Ouvir rádio Jogos de computador MSN Ler livros não escolares Consultar sitesSMS/MMSBrincar na ruaBrincar em casa Praticar desportoPasseiosIr ao CinemaMSN

Pais e filhos: actividades mais frequentes das crianças (%) ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens -

Equipamentos em casa e no quarto da criança (%) ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens Quarto: - Estante de livros não escolares - TV - MP3 - Consola de jogos

Crianças (9-14 anos) e tempos de ver televisão ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

TV: Benefícios e malefícios Pais e filhos coincidem no benefício da televisão (35%) Televisão como substituto para falta de tempo e de disponibilidade dos pais «Porque assim fico sossegada e não faço barulho» - rapariga, 11 anos «Quando vejo tv não chateio os meus pais» - rapaz, 9 anos «Porque em casa sou irrequieto» - rapaz, 9 anos «Porque eles querem que saia menos à rua» - rapaz, 9 anos Efeito nefasto sobre a saúde/conteúdos prejudiciais ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Perspectivas parentais «Porque aprendemos muito» - mãe, 36 anos, ensino básico «Porque faz bem e ele fica a saber muito mais» - pai, 41 anos, ensino básico «Para além dos programas infantis, gosta de ver o canal Discovery que acha muito interessante» - pai, 41 anos, ensino superior «Porque escolhe canais educativos ou desenhos animados que podem contribuir para adquirir conhecimentos e ocupar algum tempo livre» - mãe, 49 anos, ensino superior ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Crianças: falar de notícias ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

O que faz a criança na Internet, segundo pais e filhos (%) ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Os media na vida dos jovens (15-17 anos) Preferem meios que permitem escolhas, combinações e mobilidade Lideram no computador de mesa e no acesso à Internet Têm mais páginas pessoais e blogs Internet: lazer, aprendizagem, informação ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Uso dos meios por jovens dos 15 aos 17 anos e por maiores de 30 anos (%) ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

A televisão na vida dos jovens ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens Entretenimento mais importante do que informação Os que menos a consideram “nada importante” Fins ocupacionais mais do que fins cognitivos e instrumentais Uso “frequente” e “constante” do telecomando

Rádio e imprensa na vida dos jovens 30% não ouve rádio, 79% não lê jornais Satisfação com imprensa gratuita Os que mais procuram imprensa especializada Os que lêem jornais são os que mais discutem artigos com amigos ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

Comentários Na perspectiva dos Direitos: Protecção, Provisão, Participação Os lares como espaços sociais e culturais, o crivo da escolaridade Convergência dos media A literacia dos media – o lugar na escola e fora dela, incluindo indústrias dos media Ouvir crianças e jovens, atenção às suas culturas ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens

ESTUDO DE RECEPÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ERC/ISCTE - Exposição aos Media de Crianças e Jovens -