TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2

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TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2 Produção Acadêmica da Pós-Graduação Lato Sensu

Plano de Aula 2ª aula 3hs Aula (CH) Conteúdo Leitura Indicada Unidade 3   3.1 – Conceitos: Dados, Informação e conhecimento 3.2 – Gestão do Conhecimento 3.3 – Capitais do Conhecimento  3.3.1 - Capital Ambiental 3.3.1 - Capital Estrutural 3.3.1 - Capital Humano 3.3.1 - Capital Relacionamento 3.4 – Indicadores de excelência – Best place to work Definir os grupos do trabalho. Distribuir os temas para os grupos. Divulgar o critério de avaliação da disciplina. •CAVALCANTI, Marcos; GOMES, Elizabeth; PEREIRA, André. “Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento”. In: _________. Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento. Um Roteiro para Ação. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 49-79. •NONAKA, I e TAKEUCHI, H. Criação do Conhecimento na Empresa.. Rio de Janeiro, Campus, 1997 •STEWART, T.A. Capital Intelectual : a vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro, Campus, 1998. •SVEIBY, K.E. A Nova Riqueza das Organizações : Gerenciando a Avaliando Patrimônios de Conhecimento. Rio de Janeiro, Campus, 1997. •STAREC, C. (org). Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. Rio de Janeiro, Saraiva, 2005

Sociedade do Conhecimento: Os Capitais do Conhecimento Dado, informação e conhecimento Capitais do Conhecimento Capital Ambiental Capital Intelectual Capital de Relacionamento Capital Estrutural Indicadores de Excelência

Dado x Informação X Conhecimento

Dado Dado é um símbolo (letra ou número). Por exemplo: palavras, nomes, números, horas, fotos, figuras, sons. São apresentados de forma primária; Dado Dados podem ser descritos, armazenados e manipulados por computadores. (There Is) No Greater Love.mp3 Samba brasileiro.mp3 Cássia Eller - 07 - Geração Coca-Cola (Vivo).mp3

Quando os dados (fatos) estão organizados, arranjados e relacionados de uma maneira significativa, eles se tornam informação. A definição de diferentes relações resulta em diferentes informações. Regras e Relações podem ser estabelecidas para organizar os dados em informação útil e valiosa Informação

Informação é o conjunto de fatos organizados de tal forma que adquire valor adicional além do valor do fato em si mesmo. A transformação de dados em informação é um processo, ou seja, um conjunto de tarefas logicamente relacionadas, executadas para a realização de um resultado definido.

O processo de definição de relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento é o corpo ou são as regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular dados para torná-los úteis para uma tarefa específica. A informação pode ser considerada como um dado mais útil, significante, através da aplicação do conhecimento. texto Produção

É a capacidade que o homem tem de transformar os dados e as informações em algo útil e valorizado pela sociedade. O conhecimento é usado pelas pessoas quando elas tomam uma decisão ou executam uma ação. O conhecimento é algo pessoal, vivenciado por alguém. Não pode ser armazenado nem processado por computadores. Só pelas pessoas. Assim, é absolutamente errado falar de um "portal do conhecimento" em um computador. Em computadores só temos base de dados ou de informações. Se a informação está, como já dissemos, associada à semântica (ou ao significado), o conhecimento está associado à prática, à ação. Conhecimento

Mas, o que é conhecimento? Conhecimento Explícito Documentado em livros, manuais ou portais. Transmitido em linguagem formal e sistemática,através de correio eletrônico ou por via impressa. Exemplo: Uma receita que está em um livro de culinária. Conhecimento Implícito Ainda não foi documentado,mas pode vir a ser. Transmitido de forma mais ou menos sistemática. Exemplo: O caminho entre o local de trabalho e moradia. Conhecimento Tácito Não se tem consciência. É pessoal, adquirido através da prática, da experiência, dos erros e dos sucessos. Difícil de ser formulado e transmitido de maneira formal. Exemplo: A maneira da minha avó fazia quindim.

Espiral e Conteúdo do Conhecimento Nonaka e Takeuchi Conhecimento TÁCITO em conhecimento EXPLÍCITO Conhecimento TÁCITO EXPLÍCITO T->T SOCIALIZAÇÃO Conhecimento Compartilhado T->E EXTERNALIZAÇÃO Conhecimento Intelectual T<-E INTERNALIZAÇÃO Conhecimento Operacional E<-E COMBINAÇÃO Conhecimento Sistêmico

O que está acontecendo Organizações de Aprendizagem: (Senge) O conhecimento não pode ficar ao sabor do acaso. Nem das oportunidades. O aprendizado deve ser feito nas atividades do dia-a-dia para associar o que se aprende ao que se faz. O aprendizado deve ser organizado e contínuo, envolvendo todos os membros da organização e não apenas alguns deles. As organizações estão se transformando em centros de aprendizagem. A aprendizagem organizacional ocorre: Quando a organização alcança o que pretende. Seu plano de ação torna-se real. Quando a defasagem entre o ideal e o real é identificada e corrigida. O que está acontecendo As cinco disciplinas: (Senge) Domínio pessoal. Modelos mentais. Visão compartilhada. Aprendizagem de equipes. Pensamento sistêmico.

Organizações de Aprendizagem Senge

Capitais do conhecimento

Capitais do Conhecimento O modelo de gestão denominado Capitais do Conhecimento é fruto de reflexão teórica e de observação prática sobre a questão. Teoricamente, é baseado nos conceitos expostos por SVEIBY, EDVINSSON e STEWART;

Modelos de Gestão: Semelhanças Sveiby (1997) Edvinsson (1998) Stewart (1997) Estrutura Interna (Modelos Administrativos), Capital Organizacional Capital estrutural; Estrutura Externa (Cultura Organizacional); Capital de Clientes; Competência (capacidade individual);, Capital Humano Capital Humano;

Estrutura do Modelo O Modelo dos Capitais do Conhecimento apresenta quatro capitais que devem ser devidamente monitorados e gerenciados para uma efetiva gestão do conhecimento de uma organização. São eles: o “Capital Ambiental”, o “Capital Estrutural”, o “Capital Humano” e o “Capital de Relacionamento” Este Modelo pressupõe um Planejamento Estratégico em que todos os componentes da empresa estejam engajados e compartilhem dos mesmos valores

Estrutura do Modelo

Capital Ambiental Ambiente onde a organização está inserida. Características sócio-econômicas da região (nível de escolaridade, distribuição de renda, taxa de natalidade, etc.); Aspectos legais, políticos e valores éticos e culturais; (grau de participação do governo, estabilidade política); Aspectos financeiros (Taxa de juros e os mecanismos adequados de financiamento e pelos aspectos tecnológicos). Circunscreve os demais Capitais do Conhecimento!

Gestão do Capital Ambiental Inteligência Competitiva Fases: Identificar Necessidades de Informação; Coletar e Tratar a Informação; Analisar a Informação; Utilizar a Informação; Avaliar a informação; Gestão do Capital Ambiental Inteligência Competitiva Variáveis/Atores: Sociais e Culturais; Tecnológicas; Políticas; Econômicas;

Capital Estrutural Conjunto de sistemas administrativos, conceitos, modelos, rotinas, marcas, patentes e sistemas de informática, que permitem que organização funcione de maneira efetiva e eficaz. Cultura Organizacional: A maneira como uma determinada organização faz funcionar o seu negócio. Características É o ÚNICO que pertence à organização. É o Capital mais fácil de mensurar.

Capital Estrutural Indústria de Franquias Compra-se a marca, os produtos, os processos, os equipamentos; Quem compra a franquia compra a Cultura Organizacional da empresa, sob pena de perder a franquia.

Capital Humano Refere-se tanto à Capacidade, Habilidade e Experiência quanto ao Conhecimento Formal que as pessoas detêm e que agregam valor a uma organização. É um ATIVO INTANGÍVEL! Não pertence ao patrimônio das organizações. O capital humano é um ativo intangível que pertence ao próprio indivíduo, mas que pode ser utilizado pela empresa para criar valor.

Gestão do Capital Humano: Competências Essenciais Conjunto de habilidades e tecnologias que permite à organização oferecer seus serviços; Os talentos das organizações devem estar em sintonia com suas Competências Essenciais; Deve ser feito um Mapa das Competências existentes na organização; As empresas aproveitam os talentos naquilo que eles têm de melhor para atender a determinadas demandas ! Ao definir sua Competência Essencial, a Empresa revela o caminho que os funcionários deverão seguir se quiserem prosperar em seu interior;

Como podemos identificar o conhecimento que temos? Questão

Que tal fazer um Mapa dos seus Conhecimentos/Competências? Mapa do Conhecimento Sei que Sei Sei que não Sei Não Sei que Sei Não Sei que não Sei Achei que sabia Que tal fazer um Mapa dos seus Conhecimentos/Competências?

Gestão do Capital Humano: Competências Essenciais Como manter as Competências na Empresa? Ambiente Organizacional- agradável/estimulante; Exemplo: Gestão Participativa. Remuneração; Exemplo: Participação nos Lucros. Responsabilidade Social.

Capital de Relacionamento Rede de Relacionamentos de uma organização e seus colaboradores com seus Clientes, Fornecedores e Parceiros. Pode ser Individual ou Institucional; Estratégia de relacionamento; Três Tipos de Cliente: Trazem retorno Financeiro; Trazem retorno de Imagem; Profissionalizam a Empresa.

Indicadores de Excelência

As Melhores e Maiores – Exame 2007 Critérios empregados no cálculo da pontuação que determina as empresas campeãs em cada setor ou em cada região Peso 10 - Crescimento das vendas Peso 15 - Investimento (no imobilizado) Peso 15 - Liderança de mercado Peso 20 - Liquidez corrente Peso 25 - Rentabilidade do patrimônio (eficiência da empresa, o controle de custos e o aproveitamento das oportunidades que surgem no mundo dos negócios) Peso 15 - Riqueza criada por empregado Bônus - Uma das dez empresas-modelo e os três destaques regionais da última edição do Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa; outros 50 pontos são atribuídos a cada uma das dez primeiras listadas no último Guia EXAME -- As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar; e 25 pontos são somados para cada uma das demais destacadas.

As Melhores e Maiores – Exame 2007 Os Setores As Maiores Schincariol Alimentos, bebidas e fumo CBB/Ambev VCP Exportadora Atacado e Comércio Exterior Petrobras Distribuidora Master Automotivo Volkswagen Dpaschoal Comércio Varejista Pão de Açúcar Grendene Confecção e Têxtil Vicunha Semp Toshiba Eletroeletrônico Nokia Natura Farmacêutico, higiene, cosmético Unilever Aracruz Celulose Papel e Celulose Klabin Gol linhas aéreas Serviços de Trasporte Varig Redecard Serviços diversos Credicard Serpro Tecnologia e computação IBM Telegoias Telecomunicações Telemar

Great Place to Work http://www.greatplacetowork.com.br Consultoria de Gestão que ouve funcionários desde 1980; um instrumento que permite medir o nível de confiança, orgulho e camaradagem dentro da empresa. As respostas dos funcionários a este instrumento equivalem à maior parte da média da empresa na Pesquisa das Melhores. Tem aprofundado seu conhecimento sobre o que faz um excelente lugar para se trabalhar. Tem reconhecido as melhores empresas para trabalhar no Brasil, Estados Unidos e pelo mundo. Tem ajudado inúmeras empresas a transformar seu ambiente de trabalho.

Critérios adotados Credibilidade – diálogo e envolvimento nas decisões. Para obter credibilidade, as palavras precisam ser seguidas pelas ações. Respeito - espírito de colaboração entre os diferente segmentos da empresa de trabalho em um ambiente seguro e saudável. Respeito significa que vida e trabalho podem ser conciliáveis e não apenas um slogan. Imparcialidade - programas de benefícios e participação nos resultados. Todo mundo recebe uma igualitária oportunidade de reconhecimento, sem qualquer discriminação. Orgulho e Camaradagem - Orgulho de trabalhar naquela empresa e manter com os colegas uma relação de camaradagem.

Resultado 2007 - Brasil Serasa - Serviços Financeiros & Seguros - 2198 empregados Promon - Tecnologia de Informação - 620 empregados Chemtech - Tecnologia de Informação - 251 empregados FedEx - Transporte - Transporte de Encomendas – 493 empregados Zanzini - Manufatura & Produção - Mobiliário - 175 empregados Belgo – Metais básicos e derivados do metal - 4806 empregados Magazine Luiza - Venda a varejo – 8165 empregados Todeschini - Manufatura & Produção - Mobiliário – 440 empregados Microsoft - Tecnologia de Informação - Software 400 empregados  Boehringer Ingelheim - Biotecnologia & Farmacêuticos – 1071 empregados

Próxima Aula Unidade 4   - O Mundo em Rede. Redes de Inovação, de Conhecimento e Aprendizado. Unidade 5 - O novo diferencial competitivo no mundo das organizações. - Cinco Forças de Porter e Cadeia de Valor.