Marlene Franklin Cordeiro Carmen Lúcia Couto Fonseca 4/2/2017 9:46 AM Marlene Franklin Cordeiro Carmen Lúcia Couto Fonseca marlene.franklin@sudene.gov.br Recife -PE © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.
4/2/2017 9:46 AM Introdução A educação é um pilar imprescindível no processo de desenvolvimento sustentável. Investir na educação é afirmar a legitimidade no desenvolvimento, de forma consciente e democrática. É direito de representação das pessoas, como verdadeiros cidadãos críticos e autônomos, competitivos, pois a educação pressupõe todos estes atributos. O conceito de desenvolvimento vai além da visão estritamente econômica, estando ligado a ideia, que a educação possui, de desenvolvimento humano, social e econômico. 2 © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.
Introdução (cont.) A educação exerce papel fundamental no processo de: - crescimento econômico sustentável; - formação do capital humano; - redução das disparidades de renda e pobreza; - transformações em curso na sociedade brasileira. Drucker (1993,p.xvi) define essa nova sociedade como sociedade do conhecimento, o valor é a produtividade e a inovação, que são aplicações do conhecimento ao trabalho. Isto significa reintroduzir o sujeito no conhecimento e na sociedade, que não pode ser reduzida a indivíduos ou a totalidade social, pois o sujeito não reflete a realidade, ele constrói a realidade, por meio de princípios, entre eles o dialógico, pensar indivíduo e sociedade em um mesmo espaço. 3
4/2/2017 9:46 AM Metodologia Na pesquisa foi utilizado o método qualitativo com o apoio de dados quantitativos baseados em estatísticas descritivas; Classificação da Pesquisa: Exploratória, Descritiva e Explicativa, por expor características de determinados fenômenos correlatos entre as variáveis da pesquisa. Explicar e analisar relações causais entre indicadores selecionados.Quanto aos Meios: Método Dedutivo, bibliográfico-documental investigando documentos; ainda, o Estudo de Caso por estar restrito a uma comunidade; Para responder aos questionamentos que embasaram esta pesquisa, além dos instrumentos e mecanismos definidos, foi utilizada a metodologia aplicada. 4 © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.
MUNICÍPIO Aspectos Conjunturais de Santa Cruz do Capibaribe MAPA Aspectos históricos situado nos 70% do território nordestino que abriga o semiárido, na mesorregião do agreste pernambucano e microrregião do Alto do Capibaribe agricultura de subsistência e na criação de pequenos rebanhos, as principais fontes de ocupação e renda, mesmo numa região adversa a essas práticas deixou de priorizar a agropecuária de subsistência, numa região naturalmente adversa a essas práticas, e, passou a canalizar esforços no trabalho com retalhos, tecidos, e particularmente, confecção de roupas. Fonte: IBGE - Malha Municipal do Brasil-1997. Microrregião do alto Capibaribe 5
Alicerces do desenvolvimento e mecanismos de superação Evolução da População ANO 1991 1996 2000 2007 2009 2010 POPULAÇÃO 38.332 46.969 59.048 77.680 80.330 87.538 Fonte: BDE/IBGE (acesso em fevereiro de 2011) Nível de educação Indicadores Ano Município Estado Taxa de Analfabetismo (Pop. De 15 anos ou mais) (% aa). 2000 25,55 24,50 Pessoas com 10 ou mais anos de idade com 1 a 3 anos de estudos (% aa). 28,28 23,44 Fonte: Base de Dados do Estado – BDE (www.bde.pe.gov.br); IBGE; PNUD/IPEA/FJP; INEP, e agência CONDEPE/FIDEM. (acesso maio 2011) 6
Considerações Finais DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS: Educação Integração Gestão da Qualidade Infraestrutura Saúde Segurança Planejamento Ordenação Urbana
8 Conjuntura do município: INFRAESTRUTURA HABITAÇÃO PAVIMENTAÇÃO DE RUAS COLETA E TRATAMENTO DO LIXO INSTITUIÇÕES LOCAIS 8
Empresa de Maior Porte Empresa de Menor Porte 9
Habitação Pavimentação de ruas 10
Moda Center Santa Cruz Serra do Pará 11
Educação mudança de mentalidade e procedimentos; DESTAQUES Educação mudança de mentalidade e procedimentos; Qualificação Profissional e Competências; Equilíbrio da governança e da governabilidade; Gestão Pública com qualidade; Pragmatismos com relação a realidade; Mudanças profundas nas estruturas educacionais. 11
Contatos Grata pela Atenção. marlene.franklin@sudene.gov.br (81) 21022133 (81) 34456507 12