Marlene Franklin Cordeiro Carmen Lúcia Couto Fonseca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

e o Fundo Social Europeu
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONCEITOS ELEMENTARES
Processos participativos
Alfabetização Solidária tece rede de parcerias pela educação
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Quem somos O que fazemos Slide 1
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Perfil do Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Desenvolvimento Comunitário
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Metodologia Científica
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A FRAGILIDADE FINANCEIRA DO LITORAL DO PARANÁ Franciele Ortis dos Santos Iniciação Científica UFPR/TN Mayra Taiza Sulzbach Introdução/Objetivos A microrregião.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Vilma anos em 4. PROJETO MUNICÍPIO CIDADÃO PSB.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Você pode escolher qualquer cor, contanto que seja verde!
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Finalidades da pesquisa científica
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
twitter.com/funasa.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Marlene Franklin Cordeiro Carmen Lúcia Couto Fonseca 4/2/2017 9:46 AM Marlene Franklin Cordeiro Carmen Lúcia Couto Fonseca marlene.franklin@sudene.gov.br Recife -PE © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

4/2/2017 9:46 AM Introdução A educação é um pilar imprescindível no processo de desenvolvimento sustentável. Investir na educação é afirmar a legitimidade no desenvolvimento, de forma consciente e democrática. É direito de representação das pessoas, como verdadeiros cidadãos críticos e autônomos, competitivos, pois a educação pressupõe todos estes atributos. O conceito de desenvolvimento vai além da visão estritamente econômica, estando ligado a ideia, que a educação possui, de desenvolvimento humano, social e econômico. 2 © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

Introdução (cont.) A educação exerce papel fundamental no processo de: - crescimento econômico sustentável; - formação do capital humano; - redução das disparidades de renda e pobreza; - transformações em curso na sociedade brasileira. Drucker (1993,p.xvi) define essa nova sociedade como sociedade do conhecimento, o valor é a produtividade e a inovação, que são aplicações do conhecimento ao trabalho. Isto significa reintroduzir o sujeito no conhecimento e na sociedade, que não pode ser reduzida a indivíduos ou a totalidade social, pois o sujeito não reflete a realidade, ele constrói a realidade, por meio de princípios, entre eles o dialógico, pensar indivíduo e sociedade em um mesmo espaço. 3

4/2/2017 9:46 AM Metodologia Na pesquisa foi utilizado o método qualitativo com o apoio de dados quantitativos baseados em estatísticas descritivas; Classificação da Pesquisa: Exploratória, Descritiva e Explicativa, por expor características de determinados fenômenos correlatos entre as variáveis da pesquisa. Explicar e analisar relações causais entre indicadores selecionados.Quanto aos Meios: Método Dedutivo, bibliográfico-documental investigando documentos; ainda, o Estudo de Caso por estar restrito a uma comunidade; Para responder aos questionamentos que embasaram esta pesquisa, além dos instrumentos e mecanismos definidos, foi utilizada a metodologia aplicada. 4 © 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows, Windows Vista e outros nomes de produtos são ou podem ser marcas registradas e/ou marcas comerciais nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento têm finalidades meramente informativas e representam a visão atual da Microsoft Corporation, na data desta apresentação. Como a Microsoft precisa responder às constantes mudanças nas condições de mercado, o conteúdo do documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a exatidão de qualquer informação fornecida após a data desta apresentação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, SEJA EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, CONCERNENTE ÀS INFORMAÇÕES DESTA APRESENTAÇÃO.

MUNICÍPIO Aspectos Conjunturais de Santa Cruz do Capibaribe MAPA Aspectos históricos situado nos 70% do território nordestino que abriga o semiárido, na mesorregião do agreste pernambucano e microrregião do Alto do Capibaribe agricultura de subsistência e na criação de pequenos rebanhos, as principais fontes de ocupação e renda, mesmo numa região adversa a essas práticas deixou de priorizar a agropecuária de subsistência, numa região naturalmente adversa a essas práticas, e, passou a canalizar esforços no trabalho com retalhos, tecidos, e particularmente, confecção de roupas. Fonte: IBGE - Malha Municipal do Brasil-1997. Microrregião do alto Capibaribe 5

Alicerces do desenvolvimento e mecanismos de superação   Evolução da População ANO 1991 1996 2000 2007 2009 2010 POPULAÇÃO 38.332 46.969 59.048 77.680 80.330 87.538 Fonte: BDE/IBGE (acesso em fevereiro de 2011)   Nível de educação Indicadores Ano Município Estado Taxa de Analfabetismo (Pop. De 15 anos ou mais) (% aa). 2000 25,55 24,50 Pessoas com 10 ou mais anos de idade com 1 a 3 anos de estudos (% aa). 28,28 23,44 Fonte: Base de Dados do Estado – BDE (www.bde.pe.gov.br); IBGE; PNUD/IPEA/FJP; INEP, e agência CONDEPE/FIDEM. (acesso maio 2011) 6

Considerações Finais DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS: Educação Integração Gestão da Qualidade Infraestrutura Saúde Segurança Planejamento Ordenação Urbana

8 Conjuntura do município: INFRAESTRUTURA HABITAÇÃO PAVIMENTAÇÃO DE RUAS COLETA E TRATAMENTO DO LIXO INSTITUIÇÕES LOCAIS 8

Empresa de Maior Porte Empresa de Menor Porte 9

Habitação Pavimentação de ruas 10

Moda Center Santa Cruz Serra do Pará 11

Educação mudança de mentalidade e procedimentos; DESTAQUES Educação mudança de mentalidade e procedimentos; Qualificação Profissional e Competências; Equilíbrio da governança e da governabilidade; Gestão Pública com qualidade; Pragmatismos com relação a realidade; Mudanças profundas nas estruturas educacionais. 11

Contatos Grata pela Atenção. marlene.franklin@sudene.gov.br (81) 21022133 (81) 34456507 12