METODOLOGIA CIENTÍFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
TCC: Monografia e/ou Artigo
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Resumo.
CONHECENDO PELA LEITURA
ARTIGO CIENTÍFICO.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Redação de sínteses Rodney Caetano.
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CONHECENDO PELA LEITURA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Métodos e técnicas para leitura
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
Unidade 3 Processo de leitura.
PROJETO DE PESQUISA.
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Documentação e Resenha
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Por que o jornal na escola?
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Metodologia da Pesquisa
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
a importância da leitura
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 4: Diferentes técnicas de estudo

Nesta aula, você irá: Nesta aula, você irá: Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica. Identificar as fontes disponíveis para pesquisa em Administração; Desenvolver a capacidade crítica e autoavaliativa na vivência profissional; Reconhecer atitudes éticas em relação ao ambiente profissional; Relacionar e integrar as teorias às práticas adotadas nos diversos segmentos organizacionais; Identificar as possibilidades de uso de fontes digitais e impressas

Por que se afirma que é tão importante ler? O texto está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. Quem escreve o texto tem a intenção que o leiam. O processo da leitura precisa de uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.

Até agora você tem se preparado para a aquisição de conhecimentos, observando os diversos tipos, a importância da Metodologia para aprender métodos de raciocínio e, a partir de um assunto que deseja conhecer, você se prepara para a pesquisa.

Para que possamos expressar bem os conceitos sobre o assunto que vamos discorrer, é preciso um bom conhecimento resultante não só de observações práticas, mas também de leitura, reflexão e organização das observações.

Vamos ao primeiro passo: a leitura. O bom leitor deve dominar a leitura interpretativa, direcionando-a à explicação, análise, síntese, avaliação e aptidão no uso do bom senso e das associações entre as informações conhecidas e as novas informações. Tudo aquilo que lemos com interesse e percepção dos significados é assimilado e, posteriormente, transformado numa outra forma de dizer. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

Saber ler de maneira eficiente nos ajuda a descobrir novos caminhos, fertiliza a inteligência, nos ajuda a compreender a vida e a viver melhor ao lado do outro. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

Marisa Lajolo (2001, p. 8) na obra, Literatura: Leitores & leitura, cita parte de um artigo publicado em um jornal que dizia o seguinte: “[...] viciada na televisão e em histórias em quadrinhos, e já agora também em videogames, a juventude de hoje é pouco amiga dos livros e dá as costas à leitura”.

Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler; Segundo LAKATOS&MARCONI, (1992, p. 16) são três as espécies de leitura a saber: Entretenimento ou distração divertimento, lazer, hábito de ler; Cultura geral ou informativa conhecimento, notícias, situar-se em sua época; Aproveitamento ou formativa conhecimento especializado.

Fazer uma boa leitura implica: Reconhecer: entender o significado dos símbolos utilizados no texto; Organizar: perceber o significado das palavras e observar a coesão e coerência entre elas; Elaborar: ser capaz de estabelecer significados adicionais em torno do significado imediato; Valorar: relacionar dados da leitura com conceitos, sentimentos, para aceitá-los ou não.

Você vai precisar das duas formas em seus trabalhos acadêmicos. Podemos para a aquisição de conhecimento fazer: uma leitura rápida: que é útil para a pesquisa bibliográfica, buscando uma visão seletiva, isto é, poder avaliar a adequação do texto ao assunto pesquisado. Uma leitura aprofundada: é intensa, exige toda atenção ao vocabulário e aos conceitos. Você vai precisar das duas formas em seus trabalhos acadêmicos.

O título: estabelece o assunto e, às vezes, a intenção do autor; Para melhor aproveitar a leitura é preciso conhecer algumas partes do livro. Por exemplo, deve-se reconhecer: O título: estabelece o assunto e, às vezes, a intenção do autor;

Ficha técnica Título: Fundamentos de Metodologia Científica Autor: Eva Maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi Editora: Editora Atlas Edição: 7 Ano: 2010 Idioma: Português Especificações: Brochura | 320 páginas Ficha Técnica ISBN: 978-85-2245-758-8 A data da publicação: certificar-se da sua atualização, isto é, que atende às demandas da atualidade

A FICHA CATALOGRÁFICA: VERIFICAR AS QUALIFICAÇÕES DA OBRA E DO AUTOR; B512s Chiavenato, Idalberto. Administração de Materiais - Uma Abordagem Introdutória Sistemas de informação / Idalberto Chiavenato: 2005.192f. 1. Ciência da Informação. 2. Administração. Título. Editora Campus/ São Paulo ISBN 9788535218732 VERSÃO: Impressa ISBN: 8535216308 DIREITO AUTORAL: Copyright CÓDIGO DE BARRAS: 9788535216301 NÚMERO DE PÁGINAS: 200

Metodologia Científica “Orelha”: uma apreciação da obra: Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas. Aula 4: diferentes técnicas de estudo

COMO ELABORAR UM SUMÁRIO (NBR 6027:2003) A palavra sumário deve ser centralizada, em maiúsculo e negrito, e deve estar localizada no topo da página. A formatação dos itens do sumário deve estar de acordo com os itens que fazem parte do texto. Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Todos os indicativos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:a) número da primeira página (exemplo: 27)

Introdução ou prefácio: metodologia e objetivos do autor. Referências

Agora a leitura nos levará às técnicas de estudo: Pesquisa bibliográfica; Fichamento; Resumo; Resenha.

Você lembra que na aula 3 vimos que a pesquisa bibliográfica é a etapa fundamental do trabalho científico? É ela que influenciará toda pesquisa, na medida em que dá o alicerce teórico que servirá de base ao trabalho. Pois bem, essa é a fase que consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas ao que se pretende estudar.

FICHAMENTO DE LEITURA O fichamento é de grande utilidade nas pesquisas. Permite ao pesquisador ganhar tempo quando precisar escrever sobre o assunto pesquisado.

No fichamento há: Referências bibliográficas: número de páginas, edição, editora… • Informações sobre o autor; • Breve resumo dos conteúdos; • Transcrição das citações mais importantes: usar uma cor diferente para destacar; • Comentários pessoais, ao longo do resumo: colocá-los entre Parênteses de preferência em cor diferente; • Outras observações, se necessário.

É importante escrever todas as referências do material lido com as respectivas páginas onde também devem constar:análise do material colhido, citações importantes com as respectivas páginas, e o resumo da leitura, demonstrando o conhecimento das ideias do autor consultado. TÍTULO DA PUBLICAÇÃO:   AUTOR(ES): LOCAL ONDE SE ENCONTRA: DATA DE PUBLICAÇÃO: EDIÇÃO: LOCAL DE EDIÇÃO:

ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes) Nº DE PÁGINAS: ASSUNTO:   PALAVRAS-CHAVE: DATA DE LEITURA: ÁREA CIENTÍFICA: SUB-ÁREA CIENTÍFICA: OBSERVAÇÕES NOTAS SOBRE O AUTOR:   RESUMO / ARGUMENTO: ESTRUTURA (organização da obra e o significado das suas partes) Introdução/Apresentação:

Desenvolvimento:   Síntese Pontos fracos e fortes do documento Conclusão:

RESUMO Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando somente as informações mais importantes do texto original. Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada.

Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original Vamos pensar no resumo como um texto que reelabora o texto original. Reduzindo sua extensão, o autor se coloca em segundo plano e se esforça para ser objetivo, a fim de criar uma síntese coerente e compreensível. Para se obter esse efeito é preciso ter uma perfeita compreensão do texto a fim de estruturarmos um novo. Ao resumir-se não se podem incluir ideias estranhas. O objetivo é extrair as ideias essenciais de modo que o conteúdo do texto se mantenha inalterado, isto é, a informação contida no texto original deve ser respeitada. Aula 4:diferentes técnicas de estudo

RESENHA Resenha ou recensão de livros ou análise bibliográfica é uma síntese ou um comentário dos livros publicados. As resenhas têm papel importante na vida científica de qualquer estudante e dos especialistas, pois é através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro. A resenha pode ser informativa, crítica ou crítico-informativa.

ideia original do texto Opinião do resenhista Sintetização do texto RESUMO RESENHA ideia original do texto Opinião do resenhista Sintetização do texto Comentário sobre o texto

Nesta aula, vimos como: Reconhecer a leitura como principal fonte de matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento; Comparar técnicas de estudo; Diferenciar as funções da Resenha e do Resumo na produção científica.

Na próxima aula, vamos Relacionar os tipos de trabalho científico; Relacionar o planejamento como fonte primordial para o desenvolvimento de um trabalho científico; Listar os tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns, suas funções e particularidades. Até a próxima aula