A Defesa Civil O que é Defesa Civil?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desastres e desenvolvimento
Advertisements

Estudos de análise de riscos em instalações com produtos perigosos
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
RISCOS AMBIENTAIS RISCOS TECNOLÓGICOS RISCOS NATURAIS RISCOS SOCIAIS
Plano de Contingência
Preparativos e Plano de Contingências
OUTROS EVENTOS DE MENOR FREQÜÊNCIA NO BRASIL
INOVAÇÕES NO ENFRENTAMENTO DE DESASTRES NATURAIS 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia - SOEAA Rafael Schadeck Diretor Departamento.
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
Informações Gerais Ênfase maior a Saúde x Segurança
Segurança da Informação
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
Planejamento do gerenciamento de riscos
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Apoio à Prevenção de Desastres Naturais
Riscos Ambientais Claudia Bittencourt.
È o conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistências e reconstrutivas Coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar.
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
Metodologia de Gestão de Projetos
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Sistema Nacional de Defesa Civil
Curso Básico de Defesa Civil Coordenação Estadual de Defesa Civil
Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 5
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
Formas e Processos de Superfície Terminologia de Risco: Definições/Conceitos.
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DESASTRES
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE DEFESA CIVIL Habitações Saudáveis e Desastres
Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários
Catástrofes Naturais.
Defesa Civil - Origem Brasil na Segunda Guerra Mundial - afundamento, na costa brasileira, dos navios de passageiros (56 vítimas). Governo Federal Brasileiro.
AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Higiene Ocupacional.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
SISTEMA DE COMANDO DE INCICENTES (SCI)
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Marcelo Gomes dos Santos
Noções de Perigos e Riscos
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Identificação e Análise do Risco
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
GERENCIAMENTO DE DESASTRES
Conceito de higiene, saúde e segurança no trabalho
Prof. Antonio Felicio Netto
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
O Que é são Riscos ?.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
Risco e perigo PCRMEI - Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Civil.
COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014.
Curso Básico de Capelania
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Transcrição da apresentação:

A Defesa Civil O que é Defesa Civil? É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Qual é a Finalidade da Defesa Civil? Garantir o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Qual é o objetivo da Defesa Civil? O objetivo geral é a redução dos desastres, que é conseguida através de ações preventivas e de preparação, reduzindo os riscos potenciais.

A Defesa civil atua na redução dos desastres, em todo território nacional. ANTES Com ações de prevenção e preparação DURANTE Com ações de resposta APÓS Com ações de reconstrução

Quais as fases da Defesa Civil? PREVENÇÃO: Ações dirigidas a avaliar e reduzir os riscos; PREPARAÇÃO: Medidas e ações destinadas a reduzir ao mínimo a perda de vidas humanas e outros danos; RESPOSTA: Ações desenvolvidas durante um evento adverso e para salvar vidas, reduzir o sofrimento humano e diminuir perdas; RECONSTRUÇÃO: Processo onde se repara e restaura em busca da normalidade.

Como se apresentam essas fases? A Defesa Civil Como se apresentam essas fases? PREVENÇÃO RECONSTRUÇÃO PREPARAÇÃO SOCORRO

Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública 7 7

O que é Situação de Emergência? É o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastre, causando danos superáveis (suportáveis) pela comunidade afetada. 8 8

O que é Estado de Calamidade Pública? É o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade e à vida de seus integrantes.

Introdução ao Estudo de Desastres e Análise de Risco Urso

Análise de Riscos Identificação e avaliação tanto dos tipos de ameaça como dos elementos em risco, dentro de um determinado sistema ou região geográfica definida.

Ameaça Estimativa de ocorrência e magnitude de um evento adverso, expressa em termos de probabilidade estatística de concretização do evento e da provável magnitude de sua manifestação.

Vulnerabilidade Condição intrínseca ao corpo ou sistema receptor que, em interação com a magnitude do evento ou acidente, caracteriza os efeitos adversos, medidos em termos de intensidade dos danos prováveis.

Evento: Terremoto 6,5 Escala Richter Califórnia – 5 óbitos Cairo – 20.000 óbitos Armênia – 40.000 óbitos

Risco Medida de danos ou prejuízos potenciais, expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das conseqüências previsíveis.

AMEAÇA + VULNERABILIDADE = RISCO RELAÇÃO: R ~ f(A,V) AMEAÇA + VULNERABILIDADE = RISCO Maior Maior Maior Maior Menor Menor Menor Menor Menor Menor Maior Maior

Risco Aceitável Risco muito pequeno, cujas conseqüências são limitadas, associados a benefícios percebidos ou reais tão significativos, que grupos sociais estão dispostos a aceitá-lo.

Evento adverso Ocorrência desfavorável, prejudicial e imprópria. Acontecimento que traz prejuízo ou infortúnio. Fenômeno causador de um desastre.

DESASTRE O objetivo geral da defesa civil é a redução dos desastres.

DESASTRE Desastre só ocorre quando um fenômeno da natureza ou uma ação do homem provoca danos e prejuízos que afetam as pessoas, o cenário e as atividades de uma comunidade, de tal maneira que ela precisa de um esforço especial para voltar a sua normalidade.

Então isto quer dizer que... DESASTRE Então isto quer dizer que... Somente quando causa danos em uma comunidade. Uma chuva muito forte não é um desastre... O vazamento de um duto com nafta não é um desastre... Um acidente com um trem não é um desastre...

Pode ocorrer uma chuva muito forte, um vazamento ou uma explosão, mas não serem desastres se não causarem danos e prejuízos que afetam as pessoas, o cenário e as atividades de uma Comunidade de tal maneira que ela precisa de um esforço especial para voltar a sua normalidade. OU SEJA

Desastre Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema (vulnerável), causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais.

OBRIGADO! José de Almeida – Ten BM Jose.almeida@bombeiros.es.gov.br