Cursos a Distância em todo o Brasil www.institutoprominas.com.br 0800 283 8380 UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
Advertisements

Treinamento & Desenvolvimento
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
POR QUE PLANEJAR!.
Desafio.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Elaboração de Projetos Culturais
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Plano de Trabalho Docente
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Desenvolvimento da Escola
Funções da Administração
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ARTIGO CIENTIFICO.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BEM-VINDOS!.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
LUTE PELAS SUAS IDEIAS LUTE PELAS SUAS IDEIAS (Desde que elas sejam eficientes) Ideias sempre são bem vindas, mas você precisa defendê-las. Porém cuidado.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Empreendedorismo.
A Gestão participativa
Forma Canônica e Definições
Planejamento Estratégico
Processo de Decisão de Tomadas
Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em.
TEMA E PROBLEMA.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
O Balé dos Ponteiros Dez mandamentos para fazer as pazes com sua agenda Revista Isto é; Reportagem de Capa 30 de março de 2005.
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Atividade complementar 04
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Gestão Estratégica de Negócios
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Transcrição da apresentação:

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil VOCÊ QUER MAIS TEMPO?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil ATUALMENTE, NOSSA MAIOR RECLAMAÇÃO É, SEM DÚVIDA, A FALTA DE TEMPO...

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil COMO GERIR O SEU TEMPO?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil É PRECISO REPENSARMOS UM POUCO MAIS SOBRE A NOSSA PRÓPRIA VIDA PARA TERMOS MAIS TEMPO. ADMINISTRAR O TEMPO HOJE EM DIA É TAREFA INDISPENSÁVEL!

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil A ESCOLHA É NOSSA! TEMOS QUE ESCOLHER EM TER OU NÃO TER MAIS VIDA, MAIS EQUILÍBRIO, MAIS FOCO, ENFIM DAR ÊNFASE ÀS TAREFAS IMPORTANTES. A ESCOLHA É NOSSA! TEMOS QUE ESCOLHER EM TER OU NÃO TER MAIS VIDA, MAIS EQUILÍBRIO, MAIS FOCO, ENFIM DAR ÊNFASE ÀS TAREFAS IMPORTANTES.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Para Barbosa (2011), a palavra tríade significa conjunto de três coisas. E o tempo, como podemos perceber, é sempre referenciado em três, como: presente, passado e futuro; três ponteiros do relógio; manhã, tarde e noite... Metodologia da Tríade do Tempo

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Metodologia da Tríade do Tempo por Christian Barbosa*: *cientista da computação e o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft. ESTA METODOLOGIA PODE SER RESUMIDA EM 03 PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE TERÃO MUITA CONGRUÊNCIA COM A SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL: SENTIDO REALIZAÇÃO EXECUÇÃO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil COLOQUE SENTIDO PARA O SEU TEMPO (SEU DIA A DIA) A TRÍADE DO TEMPO DIVIDE TODAS AS ATIVIDADES QUE FAZEMOS EM TRÊS ESFERAS: 1º PRINCÍPIO DA TRÍADE

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IMPORTANTES URGENTES CIRCUNSTANCIAIS TRÍADE DO TEMPO ATIVIDADES

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IMPORTANTE É algo que tem prazo para ser feito, vai trazer resultados para você a curto, médio e longo prazo. São atividades que estão conectadas à sua missão de vida pessoal, aos seus papéis e sempre resultam em benefícios para você em todos os aspectos. CITE, ORALMENTE, ALGO QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil URGENTE São todas as atividades em que o prazo terminou ou está curto e devem ser feitas imediatamente. São atividades que em geral trazem estresse ou pressão. CITE, ORALMENTE, O QUE HOJE LHE PROVOCA ALGUM STRESSE DEVIDO À URGÊNCIA.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil CIRCUNSTANCIAIS São atividades que desperdiçam seu tempo, que você faz sem total vontade ou devido à pressão de outras pessoas. São atividades feitas em excesso. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ TÊM FEITO EM EXCESSO? CITE-AS ORALMENTE.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A esfera da Urgência e da Importância não se misturam, sendo assim, não existe nada importante e urgente simultaneamente. A PRINCIPAL DIFERENÇA APRESENTADA PELA TRÍADE É QUE:

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Veja este exemplo: Se você precisar levar o seu computador para formatar devido ele estar muito lento, dificultando as suas atividades, é algo importante. Agora, se a lentidão do seu computador aumenta a ponto de não conseguir abrir os seus arquivos, levá- lo a um profissional de informática tornou-se algo extremamente urgente.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil DESCUBRA AS SUAS METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS E COLOQUE EM SEU DIA A DIA AÇÕES PARA ALCANÇÁ-LAS. DESSA MANEIRA, O SEU TEMPO IRÁ AJUDÁ-LO A CONQUISTAR SEUS SONHOS IMPORTANTES. FAÇA COM QUE CADA DIA AJUDE A REALIZAR SEUS SONHOS 2º PRINCÍPIO DA TRÍADE

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Não adianta nada gastar o seu tempo com planos mirabolantes se você não tiver execução, que é nosso último princípio e a prática do sentido e da realização nas horas do seu dia. MAIS VALE UMA BOA EXECUÇÃO DO QUE UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA 3º PRINCÍPIO DA TRÍADE

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A boa gestão do tempo consiste em alocar para cada dia de trabalho apenas o que deve ser feito naquele dia. Se não é para ser feita hoje, a atividade não deve estar na lista de prioridade.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Foque em aumentar o volume de atividades importantes, manter as urgências sob controle e dizer não para as atividades circunstanciais.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil QUAL É O SEU HORÁRIO?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil HORÁRIO NOBRE Algumas pessoas funcionam melhor no início da manhã, outras ganham mais ritmo no início da tarde e outras somente produzem à noite. Sempre que possível procure planejar o seu dia de acordo com o seu horário nobre.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil VEJA O EXEMPLO DE UM CICLO DE ENERGIA DE UMA PESSOA

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil As Mulheres, as Urgências e as coisas Importantes A Tríade do Tempo das mulheres

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O resultado da média dos testes realizados (com mulheres na faixa dos 35 anos, em atividade profissional) mostrou que a composição da Tríade em média é: 48% do tempo dedicado às Urgências; 28% às coisas Importantes; e, 24% às Circunstâncias. O resultado da média dos testes realizados (com mulheres na faixa dos 35 anos, em atividade profissional) mostrou que a composição da Tríade em média é: 48% do tempo dedicado às Urgências; 28% às coisas Importantes; e, 24% às Circunstâncias.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil No caso dos homens existe um equilíbrio maior entre as urgências e as circunstâncias, deixando o importante em segundo plano.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O homem gasta mais tempo com conversas paralelas, chopp com os amigos, festas sociais, etc. do que as mulheres, que têm um senso de maternidade e responsabilidade mais destacado, até pela própria cobrança que fazem de si mesmas.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil DICAS ESSENCIAIS PARA VOCÊ ADMINISTRAR BEM O SEU TEMPO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Você precisa ter uma agenda eficiente, um smartphone, um software ou um sistema na Internet, que ajude você a priorizar seus dias, planejar suas metas, agendar suas reuniões, etc.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil É incorreto pensar que apenas você pode fazer a tarefa em seu local de trabalho. Se a tarefa é repetida constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Não deixe os dias serem apenas urgências e circunstâncias. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias, como por exemplo, um almoço em família, sair um pouco mais cedo para ir ao cinema, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Com antecipação e planejamento, você conseguirá reduzir as urgências.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Evite ao máximo utilizar seu domingo para Trabalhar, sua família precisa de você.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Organize seu local de trabalho, sua papelada, suas revistas, seus armários, seus diários escolares. Estima-se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações... e isso é muito tempo perdido.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A Caixa de Entrada deve conter apenas s em que você está trabalhando ou que estão pendentes com terceiros. Mas, sabemos que alguns gostam de abrir aqueles e- mails engraçados, fofinhos ou emocionantes, com imagens que prendem a atenção... Porém, cuidado, com certeza eles o roubam mais de 15 minutos de produtividade por dia, se contarmos o mês com 20 a 25 dias, tirando os domingos, você perde mais ou menos 06 horas de trabalho por mês abrindo s inúteis. Não deixe o seu chefe descobrir isso!!

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A gestão de tempo pode ser vista como uma ciência, exata e humana, simultaneamente. Verifique metodologias que o ajudará a ganhar mais tempo no seu dia a dia. A gestão de tempo pode ser vista como uma ciência, exata e humana, simultaneamente. Verifique metodologias que o ajudará a ganhar mais tempo no seu dia a dia.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil PLANEJAR É PRECISO!!

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil PLANEJAMENTO Conforme Drucker (s.d) O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões no presente

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Planejamento é: Um esforço sistemático e formal que visa estabelecer direção para aumentar a probabilidade de ocorrência dos resultados desejados; Planejamento é: Um esforço sistemático e formal que visa estabelecer direção para aumentar a probabilidade de ocorrência dos resultados desejados;

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços e utilização de recursos.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Para que o planejamento seja executado de uma forma lógica e estruturada, mostraremos a seguir o passo a passo de um projeto de trabalho.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Ofereceremos um roteiro para que o pós-graduando incorpore o pensamento estratégico em seu dia a dia.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil NESTE SEMINÁRIO, APRESENTAREMOS UM PROJETO DE TRABALHO PARA QUE O ALUNO POSSA ARTICULAR SUA PÓS-GRADUAÇÃO COM UM PLANEJAMENTO, ATRAVÉS DO QUAL ELE PODERÁ RELACIONAR A SUA PRÁTICA ACADÊMICA COM A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil VÁRIOS ACADÊMICOS DO INSTITUTO PROMINAS TIVERAM SEUS PROJETOS PREMIADOS NAS INSTITUIÇÕES ONDE OS APRESENTARAM. GOSTARÍAMOS DE INCENTIVÁ-LOS A LEVAR ESTE PROJETO PARA O SEU AMBIENTE PROFISSIONAL, APRESENTADO-O E EXECUTANDO-O PARA QUE, COMO OS NOSSOS EX-ALUNOS, VOCÊS TAMBÉM TENHAM SUCESSO EM SUA CARREIRA.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil PROJETO DE TRABALHO PRÁTICAS ACADÊMICAS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IDENTIFICAÇÃO Selecionar a área da sua pós-graduação. 1.2 – Título do projeto: O título de um projeto deve expressar de forma concisa o seu conteúdo e sua finalidade. O projeto deve representar uma promessa de transformação de um dado recorte da realidade. O título deverá estar totalmente pertinente à sua área de Pós-graduação Selecionar a área da sua pós-graduação. 1.2 – Título do projeto: O título de um projeto deve expressar de forma concisa o seu conteúdo e sua finalidade. O projeto deve representar uma promessa de transformação de um dado recorte da realidade. O título deverá estar totalmente pertinente à sua área de Pós-graduação.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – Nome do idealizador: Coloque o nome da pessoa responsável pela ideia central do projeto. 1.3 – Nome do idealizador: Coloque o nome da pessoa responsável pela ideia central do projeto. 1 - IDENTIFICAÇÃO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Parte fundamental, essencial de um projeto, o contexto e a justificativa devem merecer, de você, maior rigor e cuidado. 2 – SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Por quê? Porque o idealizador do projeto deve explicitar as principais razões que tornam importante a realização do mesmo e o contexto que lhe dá significado e valor.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A argumentação deve ser objetiva e concisa, além de representar o grau de conhecimento do idealizador sobre o assunto em foco, bem como convencer da possibilidade do empreendimento do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – OBJETIVO GERAL (O QUE QUEREMOS REALIZAR?) O objetivo geral deve expressar a(s) mudança(s) que se pretende realizar nas pessoas ou instituição. Deve servir de base para o estabelecimento de critérios de avaliação dos resultados esperados. A concretização do objetivo geral depende da realização dos objetivos específicos.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – OBJETIVOS ESPECÍFICOS (O que fazer?) Devem expressar as ações que, no conjunto, são necessárias para realização do objetivo geral. É importante que esteja clara a relação de causa e efeito entre cada objetivo específico e o objetivo geral. Cada objetivo específico deve resultar em ações. O conjunto dos objetivos específicos levará ao objetivo geral. Devem expressar as ações que, no conjunto, são necessárias para realização do objetivo geral. É importante que esteja clara a relação de causa e efeito entre cada objetivo específico e o objetivo geral. Cada objetivo específico deve resultar em ações. O conjunto dos objetivos específicos levará ao objetivo geral.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – RESULTADOS ESPERADOS (Onde chegar?) Os resultados esperados são a expressão objetiva da promessa transformadora do projeto. Os resultados esperados devem ser formulados em termos finalísticos, isto é, que novidades se pretende reconhecer nas pessoas ou instituições abrangidas em consequência do projeto. Os resultados esperados serão tomados como base para avaliação do sucesso ou fracasso do projeto. Os resultados esperados são a expressão objetiva da promessa transformadora do projeto. Os resultados esperados devem ser formulados em termos finalísticos, isto é, que novidades se pretende reconhecer nas pessoas ou instituições abrangidas em consequência do projeto. Os resultados esperados serão tomados como base para avaliação do sucesso ou fracasso do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil ABRANGÊNCIA E CONTEXTO (Onde atuar? A quem beneficiar?) Informa sobre o alcance do projeto, isto é, sobre as pessoas (quem são, número de envolvidos por categoria), instituições e localidades que dele se beneficiarão. A abrangência dá uma medida de relevância do projeto, do seu poder de influência no ambiente em que se realiza. Informa sobre o alcance do projeto, isto é, sobre as pessoas (quem são, número de envolvidos por categoria), instituições e localidades que dele se beneficiarão. A abrangência dá uma medida de relevância do projeto, do seu poder de influência no ambiente em que se realiza.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – PLANO DE AÇÃO (Como agir?) Ações referem-se ao que não se pode deixar de fazer para que o projeto se desenvolva. Para cada objetivo específico, devem ser detalhadas as ações que serão desenvolvidas ao longo do tempo previsto para o desenvolvimento do projeto.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O número de ações por objetivo específico pode variar, podendo uma ação ocupar mais de uma semana, dependendo do tempo que exige para o seu desenvolvimento, em função da sua complexidade.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil É importante lembrar, também, que uma ação pode ser desdobrada em atividades.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil CRONOGRAMA (Quando agir?) Distribuir todas as ações do projeto e as tarefas ao longo do ano, indicando o período para a sua realização.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil – DESDOBRAMENTOS DAS AÇÕES EM ATIVIDADES (Agindo.) Descrever as atividades que deverão resultar das ações programadas. Todo objetivo específico expressa uma ação necessária, portanto, a cada um deles deve estar associado pelo menos uma ação importante. Cada atividade representa uma contribuição específica ou mesmo original do idealizador. Descrever as atividades que deverão resultar das ações programadas. Todo objetivo específico expressa uma ação necessária, portanto, a cada um deles deve estar associado pelo menos uma ação importante. Cada atividade representa uma contribuição específica ou mesmo original do idealizador.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O título expressa de forma concisa o conteúdo do projeto e a sua finalidade? O título sinaliza com clareza o que idealizador vai desenvolver? 1 - TÍTULO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Aponta a situação geradora que mobilizou a elaboração do projeto? Essa situação tem como base a realidade concreta da instituição? Para isso apresenta algum diagnóstico ou levantamento que sirva para melhor contextualizar a situação? Aponta a situação geradora que mobilizou a elaboração do projeto? Essa situação tem como base a realidade concreta da instituição? Para isso apresenta algum diagnóstico ou levantamento que sirva para melhor contextualizar a situação? 2 - SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Os argumentos apresentados são convincentes? Esses argumentos são suficientes? Indica, ao final, em que a realização do projeto será útil à instituição?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Há necessidade de se acrescentar algo para que o texto ganhe no seu esforço de persuasão? O leitor, provavelmente, se sentirá convencido da relevância deste Projeto? O texto está claro e coerentemente elaborado, com boa articulação das ideias, permitindo ao leitor apreender os propósitos? Há necessidade de se acrescentar algo para que o texto ganhe no seu esforço de persuasão? O leitor, provavelmente, se sentirá convencido da relevância deste Projeto? O texto está claro e coerentemente elaborado, com boa articulação das ideias, permitindo ao leitor apreender os propósitos?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O problema emerge da realidade da instituição? Sua delimitação está clara e concisa de forma a subsidiar a elaboração de uma justificativa convincente e bem argumentada? O problema emerge da realidade da instituição? Sua delimitação está clara e concisa de forma a subsidiar a elaboração de uma justificativa convincente e bem argumentada?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Ele está adequado, ou seja, corresponde a uma solução possível para o problema apresentado? Ele apresenta uma perspectiva de desenvolvimento profissional? 3 – OBJETIVO GERAL

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Os objetivos específicos estão coerentes com o projeto? Há necessidade de os objetivos específicos serem revistos e reescritos? 4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil O projeto apresenta objetivos específicos que realmente levarão ao objetivo geral do projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Os objetivos específicos e as ações delineadas nas propostas conduzem a produtos relevantes para a Instituição? As ações esperadas estão coerentes com o projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil A formulação dos resultados retrata as novidades que pretende com o desenvolvimento do projeto? Os resultados esperados arrolados na proposta são coerentes com as ações propostas e são significativos ? A formulação dos resultados retrata as novidades que pretende com o desenvolvimento do projeto? Os resultados esperados arrolados na proposta são coerentes com as ações propostas e são significativos ? 5 – RESULTADOS ESPERADOS

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Houve a identificação da clientela a quem se destina o projeto, quantas pessoas estão envolvidas? Informou quem são essas pessoas? Houve a identificação da clientela a quem se destina o projeto, quantas pessoas estão envolvidas? Informou quem são essas pessoas? 6 – ABRANGÊNCIA E CONTEXTO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil As ações apontadas são realmente as principais, tendo em vista o problema descrito? Elas estão descritas de forma a atender/atingir realmente a concretização dos objetivos específicos da proposta de projeto? 7 – PLANO DE AÇÃO

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Há uma articulação entre as ações, tendo em vista o problema apontado e o objetivo geral do Projeto?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil OS ITENS 7, 8 E 9 ESTÃO ENTRELAÇADOS ENTRE SI? ELES MOSTRAM COMO AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO DEVEM AGIR? FICOU CLARO COMO O PROJETO SERÁ AVALIADO PERANTE OS BENEFICIADOS?

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Agora que vocês já possuem as informações sobre como realizar o projeto e já visualizaram todo o critério de avaliação, desejamos um bom trabalho!! Atenção: o professor ficará à disposição para maiores esclarecimentos, aproveitem!

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Dúvidas e sugestões: ou pelo

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil REFERÊNCIAS BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo. Campus CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos na empresa. Vol.1. São Paulo: Atlas, _______, Administração de empresas - uma abordagem contingencial. 3 ed. São Paulo: Makron Books, DRUCKER, Peter. Inovação e Espírito Empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil IIDA, ITIRO. Planejamento estratégico situacional. Brasília: SEBRAE, JURAN, J. M.; GRYNA, F. Controle da qualidade Handbook. São Paulo: Makron Books/ McGraw-Hill, v. 1 - Conceitos, políticas e filosofias da qualidade. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, LÜCK, Heloísa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil Cursos a Distância em todo o Brasil MIZUNO, Shigueru. Gerência para melhoria da qualidade: as sete novas ferramentas de controle da qualidade. Tradução por MCG Qualidade em Sistemas. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Ed., PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político- pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, ROCHA, A. P. Projecto Educativo de Escola: administração participada e inovadora. Portugal: Edições Asa, SOUSA, J. V. de. A construção da identidade do sujeito no projeto político- pedagógico. In: FONSECA, M. & VEIGA, I. P. A. (orgs.) Dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus: 2002.

Cursos a Distância em todo o Brasil UCAMPROMINASUCAMPROMINAS UCAMPROMINASUCAMPROMINAS Cursos a Distância em todo o Brasil STONER, J.A.F. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 6 a ed. São Paulo: Libertad, VEIGA, I. P. A. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico, 6ª ed. Campinas: Papirus, 2003, p