Relatório Profissional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inquéritos Colectivos de Cidadãos Alguns resultados.
Advertisements

Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Rational Unified Process
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Avaliação dos componentes curriculares 2011
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
tecnológicos e profissionais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Medidas de Posição e Dispersão
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
FUNÇÃO MODULAR.
Perfil do e-consumidor
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Relatório Profissional da Empregabilidade do Curso de Gestão
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Matemática Financeira – Unidade 2
Renda até 2 SM.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
ESTATÍSTICA.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Isabel do Carmo Galvão Teles Luís Medina Lima Reis Mário Carreira
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Análise Bidimensional
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Bem Vindos! Estudar Medicina na FMUL Dia do Candidato 29 Abril | 2011.
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Os biólogos e o emprego em Portugal
© Netsonda – Full service. Full research. // Documento confidencial, não pode ser difundido sem autorização escrita. Estudo Pagamentos // Junho 2014 Preparado.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………

Transcrição da apresentação:

Relatório Profissional A Empregabilidade no Curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre Pesquisa de Marketing Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano Ano 2011 Docente: Prof. Ana José Discentes: Ana Paula Andrade nº11667

Relatório Profissional Introdução Amostra Caracterização dos Diplomados Caracterização Académica Ingresso no mercado de trabalho Actual situação profissional dos Diplomados Satisfação com o curso Satisfação com as competências adquiridas Conclusão Bibliografia

Introdução O objectivo principal deste estudo incide sobre os Percursos de Empregabilidade nos alunos de Enfermagem da ESS-IPP, a fim de reunir informação de suporte para a criação de indicadores sobre a empregabilidade dos seus alunos assim como a satisfação dos empregadores com os diplomados do IPP. É pertinente referir que a problemática da transição ao mercado de trabalho tem ganho em Portugal uma visibilidade científica crescente, até mesmo por parte dos diplomados do ensino superior. Se, outrora, as questões do desemprego estavam maioritariamente ligadas àqueles que apresentavam um grau de escolaridade baixa, o mesmo não se pode dizer hoje. O desemprego atinge o todo populacional. Este facto tem preocupado os estudantes que muitas das vezes se perguntam se valerá a pena investir numa graduação. Assim, a leitura deste estudo poderá facilitar essa decisão.

Metodologia Inicialmente realizou-se o Design do Estudo no qual se definiu o tipo de instrumento a utilizar para a recolha de dados. Aplicou-se um questionário para tal fim. Após a sua conclusão os dados foram introduzidos em SPSS de forma a serem analisados minuciosamente para se poderem retirar as devidas conclusões. Realizou-se uma análise univariada para se poderem observar as medidas de localização, tendência central, dispersão e a existência de outliers. Realizou-se uma análise bivariada, cruzaram-se algumas variáveis importantes e aplicou-se o Teste T, o Qui-quadrado e a Correlação para verificar o grau de dependência entre elas. Para terminar, realizou-se a análise factorial e de clusters, às perguntas de escala e definiu-se os segmentos do mercado. Os resultados são apresentados neste relatório profissional e em relatório académico.

Amostra Para a elaboração do referido questionário calculou-se a amostra: Dimensão da amostra: 693 Intervalo de confiança: 95% Margem de erro: 5% n (amostra): ? Concluindo, para que a amostra seja válida serão necessários 247 questionários validados. Importa salientar que este estudo não é estatisticamente válido uma vez que este resultado não foi alcançado.

Caracterização dos Diplomados Idade Maioritariamente do sexo feminino (80%) Idades compreendidas entre os 22 e 32 anos Média de idade: 25 anos

Caracterização Diplomados Verifica-se também que houve um decréscimo significativo na percentagem do distrito de Portalegre e uma subida no distrito de Lisboa. O distrito de origem da maioria dos diplomados é Portalegre. Após a conclusão do curso a situação mantêm-se.

Caracterização Académica A maioria dos inquiridos entrou no ensino superior através do concurso nacional de acesso Ingresso no ensino superior A maioria dos diplomados não realizou erasmus (98%) Dois inquiridos foram para a Republica Checa, um para Espanha e um para a Itália

Caracterização Académica Ano em que terminaram o curso Média final de curso A maioria dos diplomados terminaram o curso em 2009 (24,24%) com uma média de 16 valores (60,41%). A nota mais baixa é de 13 valores e a mais alta de 18 valores.

Ingresso no mercado de trabalho Situação profissional Após a conclusão do curso 62% dos diplomados demoram 2 meses para se inserirem no mercado de trabalho e 74% demoram 3 meses. Tempo à espera de colocação (meses) Em relação ao percurso profissional 85% dos diplomados estão empregados e exercem na área de formação.

Ingresso no mercado de trabalho Forma de colocação A maioria dos inquiridos afirma que já teve 2 empregos, no entanto apenas 1 relacionado com a sua área de formação. Nº de empregos até à data/Nº de empregos na área A forma de colocação no mercado de trabalho mais utilizada é a candidatura espontânea (57,14%) seguindo-se o concurso público (17,26%). A menor parte já se encontrava a trabalhar antes de terminar o curso (1,19%)

Actual situação profissional dos Diplomados 99% dos diplomado exerce na área da saúde. Relação entre o seu emprego actual e a área de formação Abordados sobre a relação da sua área de formação com o seu actual emprego a maioria (85,55%) respondeu que está completamente relacionado.

Actual situação profissional dos Diplomados Vinculo laboral Constata-se também que 30% dos diplomados recebe menos de 1000€ e os restantes 70% recebem mais de 1000€. Remuneração O vínculo contratual predominante nos diplomados é o contrato a prazo com 39%, seguindo-se o contrato a efectivo com 38%.

Actual situação profissional dos Diplomados 80% dos diplomados não pretende mudar de emprego e 20% tenciona faze-lo. Desses 20%, 32,35% não sabe quando pretende fazê-lo, 29,41% pretende fazê-lo para o ano, 26,47 no próximo mês e 11,77% nos próximos 6 meses. Dos 20% que responderam que pretendem mudar de emprego 41,77% dos diplomados vai à procura de maior estabilidade, 38,24 procura uma actividade mais interessante e 8,83 pretende um salário melhor.

Satisfação com o curso Relativamente à satisfação dos diplomados com o curso, apresenta-se moda bimodal, com valores 5 e 6 na escala de Likert de 1 a 7, logo estão muito satisfeitos. A análise discriminante revela a existência de 3 segmentos. Ao traçar o perfil dos inquiridos de cada segmento pode-se dizer que tanto no segmento 1 como no 2 os indivíduos privilegiam o conhecimento, dando importância à prática e encontram-se satisfeitos com a formação académica adquirida. Relativamente ao segmento 3 os inquiridos dão uma maior importância ao facto de o curso estar voltado para o mercado de trabalho, de forma a poder aplicar, mais facilmente, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica.

Satisfação com as competências adquiridas Em relação à satisfação com as competências adquiridas ao longo do curso, apresenta-se moda bimodal, com valores 5 é 6 na escala de Likert de 1 a 7, logo estão muito satisfeitos. A análise discriminante revela a existência de 3 segmentos. No entanto ao analisar o quadro Group Statistics, este revela que as variáveis Relações interpessoais e Trabalho em equipa são as que mais se relacionam entre si, não estabelecendo outra relação.

Conclusão Da análise de dados importa saber que o IPP lhes proporcionou conhecimentos capazes de os inserir no mercado de trabalho e lhes incutiu o espírito de liderança, resolução de problemas e trabalho em equipa, para uma melhor inserção. Importa também saber que os diplomados estão muito satisfeitos com o curso em si. Relativamente à satisfação dos diplomados com o curso, concluiu-se existência de 3 segmentos. Ao traçar o perfil dos inquiridos de cada segmento pode-se dizer que tanto no segmento 1 como no 2 os indivíduos privilegiam o conhecimento, dando importância à prática e encontram-se satisfeitos com a formação académica adquirida. Relativamente ao segmento 3 os inquiridos dão uma maior importância ao facto de o curso estar voltado para o mercado de trabalho, de forma a poder aplicar, mais facilmente, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. Finalmente, em relação à satisfação com as competências adquiridas ao longo do curso, concluiu-se a existência de 3 segmentos. No entanto ao analisar o quadro Group Statistics, este revela que as variáveis Relações interpessoais e Trabalho em equipa são as que mais se relacionam entre si, não estabelecendo outra relação.