AUDITORIAS INTEGRADAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

Rita de Cássia T. S. Ribeiro
O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo. 2 Desafios & Soluções.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
VOT 2012.
Avaliação da situação de saúde
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
META DESCRIÇÃO 01 Orientar a implantação de 5 Ouvidorias (pelo menos) nos Creas e Mútua, até dezembro de Sistematizar a rotina da Ouvidoria, até.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cordenação Geral da RBMLQ-I
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
AUDIENCIA CAMARA 14/04/2010. DADOS FISICOS.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
Segurança e auditoria de sistemas
Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Aprovação das Contas do Inmetro
Auditoria e Segurança da Informação
Gestão das Recomendações do Controle Interno Estadual do RS
Resumo de Acompanhamento das Auditorias Realizadas Processo n.ºÓrgãoComentários PA OIPEM/TOParecer enviado dia 15/02/2011. Itens:
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
José Autran Auditor-Chefe AUDITORIAS INTEGRADAS SGI AUDINDIMELDQUALCORED Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011.
Auditoria Interna do Inmetro - Audin
Marca do evento Janara Maria Veiga Silva Membro de GT SGI Qualidade GT SGI – QUALIDADE Enquadramentos e relatórios.
III Workshop de Planejamento de FMM – BRASIL
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I
Reunião Regional Nordeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal Dimel/Disme.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Reunião de Abertura Auditoria Anual de Contas do
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Encontro RBMLQ-I Depois de Amanhã Visão da Profe para o Inmetro/RBMLQ-I hoje, amanhã e depois de amanhã.
Promover com excelência a educação,
Reunião Regional Sul/Sudeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal.
Índice de Conformidade dos Serviços Delegados
Afonso Ribeiro Chefe da Divisão de Comunicação Social do Inmetro.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
ENCONTRO DOS NOVOS DIRIGENTES
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
AUDITORIA GOVERNAMENTAL
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Título do evento Plenária RBMLQ-I Campo Grande - MS Sistema de Gestão Integrada-SGI REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 2º CICLO
PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS DA CBC SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA – DEZ/2015.
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
Projeto “Pão de Queijo”
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
MODALIDADES DE AUDITORIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
4.4 Implementação e Operação
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - DFAM FISCALIZAÇÃO CONCOMITANTE Vilmar Barros Miranda Auditor.
Transcrição da apresentação:

AUDITORIAS INTEGRADAS SGI AUDIN DIMEL DQUAL CORED José Autran Auditor-Chefe

Objetivos Redução do tempo destinado ao atendimento das demandas do Inmetro Foco na gestão do órgão Redução das não-conformidades/irregularidades Sinergia entre as diretorias para otimização de soluções aos problemas encontrados Fortalecimento do Inmetro aos olhos dos Órgãos de Controle: CGU, TCU e MPF

Aprovação das contas do Inmetro - Os Órgãos da RBMLQ são uma continuidade do Inmetro, sob a responsabilidade do Presidente do Inmetro, onde qualquer irregularidade praticada na Gestão delegada irá refletir na aprovação das contas do Inmetro

AÇÃO E PLANEJAMENTO Realização de reuniões prévias antes de cada auditoria de acordo com o POAAI/2009 Levantamento de todas as informações referentes aos órgãos auditados Conciliação das informações apuradas Planejamento do trabalho a ser realizado visando a redução de duplicidades nos questionamentos, e bem como das ações nos órgãos Definição da Matriz de Risco.

Matriz de Risco O RISCO ESTÁ ESTIPULADO EM UM INTERVALO DE 1 A 5, CADA ÁREA IRÁ ESTIPULAR O RISCO NAS ATIVIDADES ELENCADAS NO ESCOPO DE CADA TRABALHO.

DESEMPENHO DA AUDIN -2008

BENEFÍCIOS Ações preventivas com a finalidade de salvaguardar a imagem do Inmetro - Apuração de fraudes, desvios e má gestão antes dos órgãos de controle e da imprensa Redução do custo para o Inmetro - Diminuição de trabalhos extraordinários para atendimento de demandas dos órgãos de controle Aumento da Receita - Práticas de Controle preventivo e proativo com o objetivo de inibir os maus gestores, levando os órgãos conveniados a alcançarem as suas metas pactuadas, e bem como a redução do custeio.

OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS Falta de homogeneidade nos procedimentos praticados pelas equipes Falta de comunicação entre as equipes Falta de formalização dos processos, e do trâmite dos documentos pertinentes as auditorias Falta de clareza na caracterização das não-conformidades (fato questionado pela CGU) Falta de embasamento legal (ou normativo) nas não-conformidades, irregularidades e impropriedades Falta de atenção da RBMLQ-I as demandas do Inmetro/Audin. Ex.: Ofício Audin 001/2008.

PONTOS PARA DISCUSSÃO SA unificada? Unificar os relatórios? Abrangência de cada Diretoria? As Diretorias abrirão processos para arquivar os papéis de trabalho/comentários? Utilização dos documentos normativos da Audin? Reunião final ou inicial? Cumprimento dos prazos da Audin? O dever da cobrança das pendências de Relatórios Anteriores? Criação de um Banco de Auditores, exclusivos para o cumprimento do POAAI/2009, e seus desdobramentos.

PRINCIPAIS IMPROPRIEDADES, IRREGULARIDADES E IMPROBIDADES NA RBMLQ-I

AVALIAÇÃO DAS CONTAS