Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise dos testes de Rádio Digital
Advertisements

QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Letramento: um tema em três gêneros
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum.
Quem somos? Faculdade de Medicina Faculdade de Saúde Pública
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO: DIREITO / DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFA. SCHEYLA BRITO ALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Transtornos da Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade
PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.
DE GÊMEOS COM FENILCETONÚRIA
Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Universidade de São Paulo
TREINAMENTO AUDITIVO MUSICAL
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Levantamento Populacional de Distúrbios da Comunicação Auto-Declarados - Análise Preliminar de São Paulo Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins
Processo Psicodiagnóstico
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Ricardo S. Pereira, Manoel F.M. Nogueira e Francisco David L. Silva
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC
Universidade Federal de Minas Gerais
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
PSICOMOTRICIDADE.
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade.
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
Asymmetric vestibular evoked myogenic potentials in unilateral Menière patients Eur Arch Otorhinolaryngol (2011) 268:57–61 DOI /s
EFICÁCIA DO AASI NA MELHORA DO ZUMBIDO
FRENULO LINGUAL: MODIFICAÇÕES PÓS-FRENECTOMIA RESULTADOS
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
Universidade Tuiuti do Paraná
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Fernanda Ferreira Caldas
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Potenciais evocados, visual e auditivo, em
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
Informações Gerais: Pré-requisito: Graduação em Fonoaudiologia Inscrições: de a Documentos para inscrição: ficha de inscrição preenchida.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
VAGAS SEMINÁRIO:100 VALOR SEMINÁRIO: Estudantes - R$ 40,00 (PRAE consulte condições especiais) Profissionais- R$ 80,00 VAGAS OFICINAS:30 (oficina II 20.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais Evocados Auditivos em Indivíduos com Queixas de Leitura e Escrita Profª Drª Maria Silvia Cárnio Drª Ivone Ferreira Neves Fgo. Aparecido J. Couto Soares Fga Juliana de Campos Valino Prof ª Drª Renata Mota Mamede Profª Drª Carla Gentile Matas 2010

Objetivo: Verificar as habilidades do processamento auditivo e os potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência em indivíduos com queixas de leitura e escrita. Aprovação Comitê de ética nº0711/09 11 sujeitos/ Queixas de Leitura e Escrita 8 a 16 anos; ambos os sexos Avaliação audiológica normal Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo PEATE PEAML P300 Método:

Resultados: Conclusão: 27% aumento da latência das ondas As habilidades auditivas de figura-fundo para sons lingüísticos e de ordenação temporal foram as mais alteradas nos testes do PAC, corroborando a literatura. Quanto aos potenciais evocados auditivos, não foram encontradas alterações significativas provavelmente devido à grande variabilidade intersujeitos nos valores de normalidade destes testes, principalmente para os potenciais de longa latência Os indivíduos com queixas de dificuldades escolares apresentam pior desempenho em testes de processamento auditivo em função do atraso na maturação das habilidades auditivas. 90,9% alteração nos testes do PAC 27% aumento da latência das ondas III e V P300 sem alterações nos valores de latência Conclusão: Indivíduos com queixas de leitura e escrita podem apresentar alterações em uma ou mais habilidades auditivas. Quanto aos potenciais evocados, acredita-se que a aplicação em um número maior de indivíduos e uma comparação intrasujeito, após período de procedimentos terapêuticos, apresente resultados mais eficazes.