Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Antonio Carlos F Galvão
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Diferenças Regionais de Gênero no Brasil: elas realmente existem? Uma experiência pessoal Maria Emilia M. T. Walter Departamento de Ciência da Computação.
VI ENCONTRO NACIONAL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
A pesquisa como propulsora social dos estudantes: papel no IFES Diretoria de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
Fórum Nacional Permanente de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO  F.E.I – 2001 – ENG. MECÂN.
SUGESTÕES DA REGIÃO NORDESTE
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Sistema de Avaliação da Pós-Graduação I Simpósio de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Setembro 2008 José Ricardo Bergmann
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. INSCRIÇÕES: 07/07/2014 a 8/09/2014 CHAMADA INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE Centro:
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012 Belém –2011

Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012 - Presidente: Prof. Hélio Leães Hey Vinculação Institucional: UFSM (Seg. das IES Federais) Vinculação Regional: Regional SUL Biografia: Bolsista de Produtividade 1C do CNPq; Eng. Eletricista UCPEL-RS (85); Me (87) e Do (91) - UFSC-SC; Pós-Doc. na Universidad de Oviedo-ES (2005-2006); Professor Titular da UFSM (1994 - ) ; Coord. do PPG em Eng. Elétrica da UFSM (1996-1999 e 2004-2005); Membro do CA-Engenharia da FAPERGS (2002-2004) e do CS da FAPERGS (2010-2014); Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM (2006 – 2013); Coordenador do FOPROP-RS (2008); Representante do segmento IFES no Diretório Nacional do FOPROP (2008-2011); Em 2009 implantou o Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (COPROPI) da ANDIFES coordenando este colégio até a presente data.

Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012 - Vice-Presidente: Prof. Paulo César Duque Estrada Vinculação Institucional: PUC-Rio (Segmento das IES Comunitárias) Vinculação Regional: Regional SUDESTE Biografia: Graduado em História pela PUC-RJ (1981); Mestre em Filosofia pela PUC-RJ (1987); Doutor em Filosofia pelo Boston College (1993); Pós-Doc na New School for Social Research (1999-2000); Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio desde 1995; Coordenador do PPG em Filosofia da PUC-RJ (1997 a 1999 e de 2001 a 2003); Diretor do Departamento de 2006 a 2007; Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-Rio desde 2007; Secretário Executivo do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), após ocupar a função de representante do segmento das IES confessionais e comunitárias.

Proposta de Composição de Diretoria Executiva Nacional - FOPROP 2012 - Secretário executivo: Profa. Élida Paulina Ferreira Vinculação Institucional: Universidade Estadual de Santa Cruz – BA Segmento: IES Estaduais Vinculação Regional: Regional NORDESTE Biografia: Graduada em Letras pela UNB (1985); Mestre em Lingüística Aplicada pela UNICAMP (1988); Doutora em Lingüística Aplicada pela UNICAMP (2003); Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz – BA; Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa ( 2010- );

PROPOSTAS DE METAS E AÇÕES PARA A GESTÃO 2012 – FOPROP 1- Participar ativamente nas discussões e definições das políticas referentes aos Mestrados Profissionais Justificativa: O FOPROP deve atribuir a modalidade de Mestrado Profissional, igual importância àquela dispensada ao Mestrado Acadêmico e Doutorado, assumindo o papel que lhe compete na defesa dos interesses dessa modalidade de formação stricto sensu.   2- Ampliar a Interlocução e participação do FOPROP em instituições e organizações de interesse. Justificativa: Embora o FOPROP tenha uma articulação muito forte com a CAPES e seus conselhos, não se observa a mesma atitude em relação a outros organismo de fundamental importância na definição de politicas públicas de C&TI e Educação, e mesmo representações das agremiações científicas como SBPC e ABC, entre outras. Ao longo dos anos o FOPROP tem se distanciado de importantes organizações e deixado de ocupar espaços importantes para interlocução e influência na definição das políticas públicas de C&TI e educação.

PROPOSTAS DE METAS E AÇÕES PARA A GESTÃO 2012 – FOPROP 3- Propor políticas de redução da heterogeneidade da Pós-graduação Justificativa: trabalhar em conjunto com os órgãos de fomento nacionais (CNPq/CAPES/FINEP) e estaduais (CONFAP) na elaboração/manutenção de políticas que visem a redução da heterogeneidade da pós-graduação, utilizando como base a análise da distribuição geográfica da pós-graduação pelo conceito das mesorregiões brasileiras com vistas a atender a redução das assimetrias da pós-graduação explicitadas no PNPG 2011-2020 e no Livro Azul da 4a. CNCTI.   4- Ampliar a participação de PPGs consolidados em nível nacional (conceito 5) nos Programas e ações de indução dos órgãos de fomento Justificativa: O reduzido contingente de PPGs com conceito 6 e 7 limita a abrangência dos programas de indução da pós-graduação. A possibilidade de oferta como promotor de PPGs com conceito 5 (consolidados em nível nacional) amplia a capacidade de oferta destes programas e permite que um maior grupo de PPGs não consolidados (conceitos 3 e 4) possam se associar a PPGs consolidados na busca de sua consolidação.

PROPOSTAS DE METAS E AÇÕES PARA A GESTÃO 2012 – FOPROP 5- Gestionar pela ampliação dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (CNPq e FAPs) Justificativa: Os principais objetivos dos programas de iniciação científica vinculados as agências de fomento nacionais e estaduais são: qualificar a formação extraclasse dos graduandos; despertar nos graduandos a vocação científica; propiciar uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; e contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação. Desta forma, propõe-se uma ampliação significativa nas cotas de bolsas de iniciação cientifica e iniciação tecnológica com vistas a ampliar o número de matriculas na pós-graduação e com isso ampliar o número de mestres e doutores (Metas do PNPG 2011-2020).   6- Intensificar ações que visem a internacionalização “ativa” da pós-graduação de excelência nacional ( Conceitos 5, 6 e 7) e a expansão dos Programa PEC-PG. Justificativa: Tendo em vista a importância dedicada à internacionalização da ciência brasileira e do caráter central que esta representa na liderança geopolítica do Brasil com países em desenvolvimento, sugere-se o fortalecimento dos Programa PEC-PG e a implantação de um programa internacional de atração de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado para os PPGs consolidados (conceitos 5, 6 e 7).

PROPOSTAS DE METAS E AÇÕES PARA A GESTÃO 2012 – FOPROP 7- Propor a atualização do regimento do FOPROP. Justificativa: O DN deverá discutir, via diretórios regionais, alterações necessárias no regimento do FOPROP que visem, entre outros, dos seguintes aspectos: redimensionamento do Diretoria Executiva do FOPROP para 5 membros, visando que todas as regiões e segmentos estejam representados na Diretoria; profissionalizar a gestão da Diretoria Executiva do FOPROP; propor pagamento de anuidade pelas IES filiadas; normatizar o processo sucessório da Diretoria Executiva do FOPROP.

PROPOSTAS DE METAS E AÇÕES PARA A GESTÃO 2012 – FOPROP