Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDE DE CONSUMIDORES DE COMÉRCIO JUSTO
Advertisements

7.ª Companhia de Braga.
Grupos de Companheirismo
O nosso CNE de amanhã… A visão do Escutismo é ser um Movimento Global, que contribui que forma real para a construção de Mundo melhor. ENTÃO…
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Proposta Pastoral 2006.
Direito da Economia Administração Autónoma -Associações Públicas
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Espiritualidade Conjugal
Direito humano a alimentação adequada
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FAMÍLIA I
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
Princípios de acesso á actividade Física
NOME Geral Descoberta Espiritual Servindo a Outros
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
CIDADANIA.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Trabalho realizado por:
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
Lei de bases da actividade física e desportiva
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Carta Olímpico.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
Parte 1 − A CVX Feita por Jovens Maduros Trimestre de Inverno-2009.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
HINO FNA.
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar (para Escotistas e Dirigentes)
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
Conselho Missionário Diocesano
Educação Cooperativista
1. Introdução: As Associações/Missões podem ser divididas em seções geográficas tendo um Coordenador de Área para cada uma das partes do Ministério Jovem.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Instituições mais conhecidas
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
ASSOCIAÇÃO VIDA Esta associação foi fundada no dia 15 de novembro de 2011 na vila do Pinhão. Visa ajudar a terceira idade e a integrar os jovens na sociedade.
Medidas Ativas de Emprego
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
Módulo 4: Afiliação ao Leo Clube
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
COOPERATIVISMO Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA
Aprovado no Conselho Nacional de Representantes de 21 de Novembro de 2009.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Transcrição da apresentação:

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro!

Quem Somos A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), é uma Associação de Escuteiros Adultos, constituída por "antigos" filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que não puderam ou não podem continuar no activo nessa Associação, vivendo em conformidade com a Lei, Princípios e Promessa criados pelo fundador do Escutismo, Robert Baden-Powell.

Quem Somos Uma Associação autónoma, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e que se rege pelos seus Estatutos e Regulamentos e pelas normas do direito (civil e canónico) vigentes.

proclama e defende e a ela Opção Católica A FNA é uma Associação privada de fiéis que goza de personalidade jurídica e se reafirma movimento da Igreja Católica, cuja Fé e doutrina Cristã assume, proclama e defende e a ela se encontra vinculada.

Os seus Fins Desenvolver junto dos seus Associados a prática do Escutismo Adulto, à luz do ideal do Escutismo Católico Manter viva a vivência da Fé e do humanismo Cristão Promover o serviço voluntário e a ajuda ao próximo Proteger a Natureza e o meio Ambiente Aumentar a amizade escutista internacional

Independência e Escutismo Adulto A FNA é uma Associação independente de qualquer ideologia política ou partidária, assim como do poder constituído. A FNA é uma Associação membro de pleno direito da ISGF/AISG - International Scout and Guide Fellowship / Amitié Internationale Scoute et Guide a Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias Adultos.

"Uma vez Escuteiro - para sempre Escuteiro” Divisa e Lema "Alerta para Servir“ A FNA escolheu para os seus Associados esta divisa de forma a que seja sempre um apelo permanente para cumprir os seus deveres e ajudar os seus semelhantes em todas as circunstâncias.   "Uma vez Escuteiro - para sempre Escuteiro” O lema escolhido pela FNA é um preceito que revela o verdadeiro espírito escutista, universalmente usado.

Patrono "S. Nuno de Santa Maria” Esta figura inesquecível foi escolhida para Patrono da FNA como o melhor exemplo de ideal para os Escuteiros Adultos, tanto como homem, herói e Santo.

A idade mínima para filiação na FNA é de 22 anos. Associados Os seus associados foram todos filiados no Corpo Nacional de Escutas, associação na qual fizeram, um dia, a sua Promessa Escutista. A idade mínima para filiação na FNA é de 22 anos. Os associados da FNA não podem ser membros activos do CNE, nem estar abrangidos por efeitos de sanções disciplinares.

Organização A Fraternidade de Nuno Álvares está organizada ao nível Nacional, Regional e Local (Núcleos). Neste momento, existem na Região do Porto 17 Núcleos e um total de 280 associados .

Tem mais de 2000 associados, distribuídos por cerca de 140 Núcleos. Fundação A FNA foi a fundada em 27 de Maio de 1955 pelo CNE, como uma associação autónoma e distinta. Tem mais de 2000 associados, distribuídos por cerca de 140 Núcleos.

Actividades Dentro da limitação de disponibilidade dos seus associados, a FNA desenvolve um leque variado de actividades, aos vários níveis, seguindo o ideal do Espírito Escutista e do Escutismo Adulto.

Actividades Apoio a actividades do CNE, a todos os níveis, quando solicitado Apoio a actividades de protecção da natureza e do ambiente Boas Acções colectivas Apoio a actividades paroquiais e diocesanas

Actividades Apoio a actividades de Protecção Civil Apoio comunitário Acampamentos Caminhadas Encontros de confraternização e reforço de amizades

Escutismo Adulto no Mundo O ideal de Escutismo Adulto foi criado pelo próprio Baden-Powell, nos primeiros anos do Escutismo, para manter juntos, e no mesmo ideal, todos aqueles que fizeram, um dia, a sua Promessa de Escuteiro.

Escutismo Adulto no Mundo Existem associações de Escutismo Adulto em mais de 60 países, num total de mais de 80 000 membros. Em muitos casos, estas associações prestam um valioso contributo às associações escutistas de jovens, como uma fonte de recursos e experiência.

A FNA junto do CNE Idealmente, os Núcleos da FNA nascem junto de Agrupamentos do CNE, dos quais é oriunda a maioria dos seus associados. Esta proximidade e ligação natural ao Agrupamento traz duas grandes vantagens para o CNE.

A FNA junto do CNE Exclusivamente por convite do Agrupamento, os associados da FNA podem colaborar pontualmente em actividades ou em tarefas administrativas e/ou logísticas, sendo, assim, uma valiosa fonte de recursos humanos com conhecimento e experiência sobre a prática escutista, mas sempre dentro das possibilidades de cada associado.

A FNA junto do CNE A continuidade de uma ligação ao escutismo, após a saída do CNE por motivos pessoais e/ou profissionais, cria mais oportunidades e sentimentos para que, mais tarde, estes adultos queiram regressar ao activo no CNE, como dirigentes.

Como pode a FNA interagir com o CNE? A interacção da FNA com o CNE pressupõe que haja sempre, da parte deste, convite dirigido à FNA. Esta interacção deve reflectir, a todo o momento, o carácter de apoio activo ao CNE que é parte da missão da FNA.

Como pode a FNA interagir com o CNE? Este apoio activo pode traduzir-se em… Equipas de serviços e/ou organização em acampamentos/actividades locais, regionais e nacionais. Apoios pontuais em actividades de unidades e/ou agrupamentos.

Como pode a FNA interagir com o CNE? Ou ainda em… Apoios em campanhas de angariação de fundos para qualquer nível do CNE. Colaboração pontual em actividades de formação informal. Apoio administrativo e/ou logístico aos agrupamentos.

Por que motivo vale a pena ir para a FNA? Porque se está com pessoas que têm valores comuns e que também fizeram um dia a sua Promessa Escutista. Porque pode ser uma antecâmara de regresso ao Escutismo, após anos de afastamento.

Por que motivo vale a pena ir para a FNA? Porque, quando a vida familiar e/ou profissional não dá tempo para uma dedicação como Dirigentes a tempo inteiro, pode manter-se viva a “chama” do Escutismo e a contribuir para o CNE de outra maneira.

Por que motivo vale a pena ir para a FNA? Porque muitos escuteiros que não têm vocação, tempo ou aptidão para serem Dirigentes, continuam a ter a vocação do Escutismo, o sentido do serviço comunitário, e os valores da defesa da Natureza e do Ambiente.

Por que motivo vale a pena ir para a FNA? Porque, assim, contribui-se para o alargamento da base de apoio ao Movimento Escutista.

Lar de Idosos – Centros Sociais Associações diversas Voluntariado Limpar Portugal Juntas de Freguesia Câmaras Municipais Lar de Idosos – Centros Sociais Associações diversas Banco Alimentar Contra a Fome Paróquias Protecção Civil

Também nos podes visitar em: Contactos Para qualquer assunto contacta-nos para: porto@fna-escutismo.org fnaporto@gmail.com Também nos podes visitar em: www.porto.fna-escutismo.org