A cronologia de erupção dos dentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Advertisements

Aline Lauria Pires. Periodonto de proteção Periodonto de sustentação.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
NOTAÇÃO DENTAL.
Deadlocks - Impasses 3.1. Recurso 3.2. Introdução aos deadlocks
Inteligência Artificial
Estatística Básica Utilizando o Excel
Esfoliação Dental 1) INÍCIO
INDICADORES E OBJETIVOS
Tutoria MP10 29nov11 USF Boa Esperança I Alexandre.
1.
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
Este Porto Fólio estará presente no seguinte site: Criado por Francisco Nogueira.
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
Sequências de Números.
Exame clínico, diagnóstico e
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Cronologia da Erupção Dentária
Desenvolvimento e crescimento da criança
Salas de Matemática.
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Vamos estudar… Os ANIMAIS
Arquitetura de computadores
Dentes Decíduos.
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Dentição dos animais Identificar os diferentes tipos de dentes;
Quais os mecanismos naturais fornecedores de espaço para a erupção dos dentes permanentes anteriores?
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Paciente Classe III Esquelético (Mordida Cruzada Anterior Esquelética)
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Cuidados com os nossos dentes
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
IDADE X DENTIÇÃO 1.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Odontologia do Trabalho
Ortodontia.
Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
UML - Unified Modeling Language
Ortodontia Aluna.Martina Eloiza Breyer Fruhling Prof. Nilzo Machado.
Planear um Website Principais etapas.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Oclusão em Prótese Dentária
Fase do Patinho Feio de Broadbent
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
ORTODONTIA PREVENTIVA
ORTODONTIA PREVENTIVA
Momento apropriado para o Tratamento Ortodôntico
Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo
Dentição.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Fundada em 1900 “Em constante busca da excelência” 4º Grupo - Oclusão.
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Anatomia Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi
Grupo 5 Danielle Nery Deborah Lee Debora Perroni Edson Gracia
NOTAÇÃO DENTAL DENTES PERMANENTES
A cronologia de erupção dos dentes permanentes
CLASSIFICAÇÃO DA ARCADA
Transcrição da apresentação:

A cronologia de erupção dos dentes Mônica G. Bertolaccini, Murillo B. Sacon, Nathalia C. Nogueira, Nino P. Sampaio, Paula M. Takassi.

Cronologia Dentição Permanente Erupção Incisivos Centrais Incisivos Laterais Caninos 1º Pré-Molar 2º Pré-Molar 1º Molar * 2º Molar 3º Molar Dentes Superiores 7-8 anos 8-9 anos 11-12 anos 10-11 anos 10-12 anos 6-7 anos 12-13 anos 17-30 anos Dentes Inferiores 6-7 anos 7-8 anos 9-11 anos 9-11 anos 10-12 anos 6-7 anos 11-12 anos 17-30 anos

Dentição mista e sua cronologia A dentição mista é um importante período do desenvolvimento da criança. Ela vai dos 6 anos, quando tem erupção o primeiro molar permanente , até aos 11 - 12 anos, quando erupcionam os caninos e os segundos pré-molares. A dentição mista completa compreende os primeiros molares permanentes e os quatro incisivos permanentes. Dentes temporários: caninos e primeiros e segundos molares decíduos.

Cronologia de erupção de dentes permanentes O primeiro dente permanente a erupcionar é o 1º Molar, que surge atrás dos dentes decíduos. Uma vez que esta erupção deste não é precedida por uma esfoliação (queda) de um dente de leite, muitas vezes, pensamos ser ele um decíduo. Ele é um dente permanente com uma anatomia bem complexa, estando sujeito a uma incidência maior de cárie. A aplicação de selantes tem contribuído para a prevenção de cáries durante a infância e adolescência.

Cronologia de erupção de dentes permanentes Os primeiros molares talvez sejam os dentes mais importantes de todos os permanentes, uma vez que, durante a dentição mista, são eles que mantêm a articulação. São chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis. Não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à própria saúde e desenvolvimento harmônico da criança.

Cronologia de erupção de dentes permanentes A seguir, erupcionam os Incisivos Centrais e depois os Incisivos Laterais. Esta situação assim permanece por algum tempo, e se chama dentição mista. Só a partir dos 10 anos surgem os pré-molares e os caninos permanentes. Os 3° Molares (sisos) podem ser esperados depois dos 18 anos. Porém, sua erupção depende de que tenha espaço. Se o espaço é pouco ou muito pouco ele pode ficar incluso.

Conclusão Além da correta ordem cronológica de erupção observada anteriormente, outros fatores são essenciais para que haja boa oclusão, como manutenção dos espaços, para garantir correto posicionamento dos dentes permanentes: espaços generalizados: diastemas entre molares espaços primatas: quando no arco superior, ocorre entre incisivos laterais e caninos decíduos; no arco inferior, entre caninos e primeiros molares decíduos diastemas na região dos dentes anteriores se caracterizando pelo arco de baume tipo 1, ou não apresentar nenhum destes diastemas caracterizando arco tipo 2.

Conclusão Para casos onde esta seqüência sofra alteração ou seja interrompida em pacientes com dentição decídua e mista, por meio de retenção prolongada ou perda precoce dos decíduos, estes devem ser encaminhados ao ortodontista, para que se aumentem as chances de se obter uma oclusão normal. Quanto às idades de erupção dos dentes, há variações significativas que estão dentro da normalidade.

Bibliografia ANATOMIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA DOS DENTES E: DAS ESTRUTURAS OROFACIAIS – Ed Manole Ltda, 2 edição – MARGARET J. FEHRENBACH,MARY BATH-BALOGH (Páginas 350 A 375) www. oralb.com.br http://www.odontocare.com.br/alvaroichi/informativo/erupcao%20dos%20dentes.htm http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3014