U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Práticas Administrativas II
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
O Professor de Educação Física e os
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Nome do Município data. Nome do Município data.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Ministério da Educação
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Experiência do CEARÁ. Experiência do CEARÁ Objetivos Geral Fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Específicos: Contribuir para criação e implantação.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Etapas Ecovila Viver Simples 1- Projeto – Seis Meses
Educação no contexto do Trabalho
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
Organização Empresarial
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
MódulosAulasCarga Horária 1Introdução - O Estudo das Dependências Químicas O tratamento - Aconselhamento em Dependência Química Amor Patológico.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Encontro Regional Norte
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Formação Profissional IV
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Curso de Especialização em Educação Infantil
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Especialização em Gestão de Pessoas
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
Jogo do Projeto Educação para Sustentabilidade
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
EDUCADORES AMBIENTAIS
Planejamento e Responsabilidade Social
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Plano de Estágio Campo de Estágio /
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
vídeo
Transcrição da apresentação:

U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E S E N V O L V I M E N T O D E A S S E N TA M E N T O S U R B A N O S E R U RA I S S U S T E N T Á V E I S U M C O N S Ó R C I O I N T E R N A C I O NA L D E E D U C A D O R E S D E S E N V O L V E N D O C U R R I C U L O E C U R S O S E M D E S I G N E D E S E N V O L V I M E N T O D E A S S E N TA M E N T O S U R B A N O S E R U RA I S S U S T E N T Á V E I S

G E E S E Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth

Findhorn Foundation, Escocia 2004 Findhorn Foundation, Escocia 2004

Findhorn Foundation, Escocia 2005 Findhorn Foundation, Escocia 2005

Islândia, 2008

P R O G R A M A O F I C I A L

E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (E D E) E N D O S S O I N S T I T U C I O N A L U N I T A R U N I T E D N A T I O N S I N S T I T U T E F O R T R A I N I N G A N D R E S E A R C H E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (E D E) E N D O S S O I N S T I T U C I O N A L U N I T A R U N I T E D N A T I O N S I N S T I T U T E F O R T R A I N I N G A N D R E S E A R C H

E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (EDE) C O N T R I B U I Ç A O OF I C I A L DA U N D E S D E C O V I L L A G E D E S I G N E D U C A T I O N (EDE) C O N T R I B U I Ç A O OF I C I A L DA U N D E S D

Gaia Education Gaia Education

Dimensões da Sustentabilidade

Dimensão Social Criar comunidade e abraçar a diversidade Ferramentas de comunicação: conflito, facilitação e tomada de decisão Empoderamento pessoal e liderança Saúde e cura Alcance local, biorregional e global. Criar comunidade e abraçar a diversidade Ferramentas de comunicação: conflito, facilitação e tomada de decisão Empoderamento pessoal e liderança Saúde e cura Alcance local, biorregional e global.

Dimensão Ecológica Construção e renovação ecológica Alimentos locais Tecnologias apropriadas Restaurar a natureza e reconstruir após desastres Design integrado de ecovilas. Construção e renovação ecológica Alimentos locais Tecnologias apropriadas Restaurar a natureza e reconstruir após desastres Design integrado de ecovilas.

Dimensão Econômica Transformar a economia global em sustentável Sustento justo Empresas sociais Moedas e bancos comunitários Temas legais e financeiros. Transformar a economia global em sustentável Sustento justo Empresas sociais Moedas e bancos comunitários Temas legais e financeiros.

Visão de Mundo Visão holística do mundo Ouvir e se reconectar com a natureza O despertar e a transformação da consciência Celebração da vida: criatividade e arte Espiritualidade socialmente engajada Visão holística do mundo Ouvir e se reconectar com a natureza O despertar e a transformação da consciência Celebração da vida: criatividade e arte Espiritualidade socialmente engajada

São Paulo, , 2007 e 2008 em São Paulo - Prefeitura 280 designers

2009 no Rio de Janeiro - Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 70 designers

Curitiba /PR 2011 REALIZAÇÃO PARCEIROS

Para quem se destina o Programa? Para quem se destina o Programa?

Gestores públicos Líderes comunitários Agentes sociais Educadores de todas as áreas do conhecimento Estudantes com interesse em sustentabilidade Organizações não-governamentais Profissionais de design e planejamento urbano e rural Para quem se destina o Programa?

Profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e bioconstrução Permacultores e pesquisadores horticulturais Técnicos e pesquisadores de tecnologia Ambiental Empresários interessados em investimento ético e coordenadores de áreas de responsabilidade social das empresas Todas as pessoas interessadas em sustentabilidade urbana e rural Para quem se destina o Programa?

5ª e 6ª das 19:00h às 22:30h Sábados de 9:00h às 18:30h Datas Educação Gaia Curitiba 2011 Meses: Março a Abril – SOCIAL Abril a Maio – ECOLÓGICO Maio a Junho – ECONÔMICO Junho a Julho – VISÃO DE MUNDO Julho – ESTÁGIOS 292 horas

Carga Horária Educação Gaia Curitiba 2011 Aulas Teóricas = 126:40 h – aulas expositivas com uso de textos, slides, vídeos, discussões e diálogos dialéticos, que serão vivenciados na sala de aula por meio de processos interativos de grupo, jogos, performaces, danças, canções, reflexões, meditações, participação das decisões, etc.. Intervalos = 10:40h – momento de compartilhamento das refeições Prática de Design = 34:40h – aplicação direta dos conteúdos abordados por meio de estudo de caso desenvolvido pelos alunos, sob a orientação da equipe didático pedagógica do Gaia Curitiba.

Carga Horária Gaia Education Curitiba 2011 Estágios = 120:00h – para cada dimensão da sustentabilidade (social, ecológica, econômica e visão de mundo) será ofertada atividade prática específica com carga horária de 30 horas (alternadas ou em regime de imersão). Estas atividades serão realizadas em parceria com organizações parceiras, públicas, privadas e do terceiro setor. O objetivo é proporcionar ao aluno aprofundamento e prática dos conteúdos estudados, além de interagir com ações locais em ressonância com os conteúdos teóricos apresentados. Serão promovidas práticas e/ou vivências com foco em permacultura, bioconstrução, e ecotécnicas, agroecologia, produção sustentável de alimentos, feiras de troca, etc.

Curitiba /PR 2011 OSCIPAR – Rua Mauá, 1117 – 5º andar Telefone/Fax: /