COBRANÇA DE DÍVIDAS E BANCO DE DADOS

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Transcrição da apresentação:

COBRANÇA DE DÍVIDAS E BANCO DE DADOS Direito do Consumidor

COBRANÇA DE DÍVIDA Exercício regular do direito (art. 181, I, CC) Vedada a exposição do consumidor ao ridículo (art. 42) Vedado qualquer tipo de constrangimento ilegal ou ameaça (art. 42)

SANÇÕES PELA COBRANÇA DE DÍVIDA Civil Repetição de indébito em dobro (art. 42, §) Restituição do valor no caso de engano justificável (CC) Penal (art. 71) Administrativa (art. 56)

REQUISITOS FORMAIS DA COBRANÇA Art. 42-A.  Em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente.

BANCO DE DADOS E CADASTRO DE CONSUMIDORES O consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes. Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a 5 anos. A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas. Os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter público. Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas pelos SPCs quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.

CADASTRO DE FORNECEDORES Os PROCONs manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor. É facultado o acesso às informações lá constantes para orientação e consulta por qualquer interessado. Aplicam-se a este artigo, no que couber, as mesmas regras enunciadas no artigo 43 e as do § único do art. 22 (o órgão publico é compelido a cumprir a inscrição ou retificação da informação sob pena de arcar com perdas e danos)