Eliane Castro Vilassanti Pesquisadora UFMG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
Programa de Ética e Cidadania
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
A Atuação do Serviço Social
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR/SEED
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Indivíduos e sociedade:
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
O Marxismo de Adam przeworski
Os Fundamentos da Gestão Escolar Democrática: mudanças e continuidades
Afinal, o que é Planejamento?
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
PROJETO MOSAICO LÚDICO-CULTURAL Coordenadoras: Prof. Regina Scherer
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
LEILÃO DE JARDIM.
Antonia Silva Lima Azevedo
O desafio de articulação em seus vários níveis
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
Emile Durkheim e o fato social
Senso e consciência moral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CURUMIM COSTRUINDO O TRABALHO EM REDE
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
A construção de parcerias para a formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas de gestores da educação pública.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
REUNIÕES REGIONAIS.
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
Socialização.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
MaiorIdade Penal.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
(CON)VIVER NA ESCOLA Projeto de formação / intervenção da responsabilidade das docentes: Graça Carneiro Maria do Céu Leitão Maria da Conceição Sousa.
Revisita ao PPP.
Organização e desenvolvimento do HTPC
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

Eliane Castro Vilassanti Pesquisadora UFMG Construindo Relações Democráticas na Escola: Mediação de Conflitos e Plano de Convivência Eliane Castro Vilassanti Pesquisadora UFMG

Interações Sociais na Escola Modos diversos de tratamento teórico; Prevalência do uso do conceito de violência escolar: violência na escola, da escola e sobre a escola; Polissemia do conceito de violência e representações sociais: da escola, da infância etc. Demanda prática recente: relação entre clima social escolar e qualidade da educação.

Dimensões do Clima Social Escolar: Novos contextos na contemporaneidade alterando o modo de socialização; Clima escolar refere-se a qualidade das relações em ambiente escolar (Blaya & Debarbieux, 2002); Violência enquanto atos infracionais; Indisciplinas e incivilidades; Sentimentos de (in)segurança;

Considerações de Pesquisa A qualidade das relações é garantida por jogos de convencimento, de adesão, de adequação por meio de estratégias diversas, no contexto da disputa entre dois modelos de socialização: escolar e adolescente. A co-produção de normas e regras da interação social, em ambiente escolar, substitui a normatização da condutas; Os novos pactos são apoiados muito mais nas relações democráticas (respeito) e pessoais;

Plano de Convivência Escolar Identificar o que vem acontecendo, ou construir tipologia de eventos; Elaborar ações sobre os eventos identificados; Responsabilizar os diversos segmentos da comunidade escolar; Compartilhar as representações sobre: interações sociais, adolescência na contemporaneidade, escola, família, etc.

Para refletir... “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas .... na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Paulo Freire