PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

EVENTO GOSPEL DAY Hortolândia, 2011.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus
Prevenindo a Hipertensão
Inspeções de Saúde na 3a Policlínica Militar - CBMERJ
SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA CARDIOVASCULAR
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
Projeto de Coordenação dos Serviços de Ortopedia do CBMERJ
Projeto de Coordenação do Serviço de Ortopedia do CBMERJ
Diretor 3ª Policlínica-CBMERJ
PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO
Setembro/2003.
PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM CARDIOLOGIA NAS UNIDADES DE SAÚDE DA DGS Cap Ilva Lopes.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
Amigo de verdade é aquele do peito. Cuide bem do seu coração!
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
DINÂMICA DE ATENDIMENTO EXAME DO FUNDO DE OLHO
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Seminário Regional em Busca da Excelência 2010 Ten Cel José SubDiretor da 3ª Policlínica Militar do CBMERJ.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Programa de Gerenciamento de Condições Crônicas
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
  O objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado. Com isso espero prevenir.
Objetivo da Atividade o objetivo principal de melhorar os índices de pressão arterial e do nível sérico de glicose e estimulando o auto cuidado.Com isso.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO PARTICIPATIVA Dentro dos conceitos atuais de administração eficiente é imperativo um time gestor, com funções.
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Projeto Diabetes Aluno: Vania Josieli Becker SEAD – Curso Auxiliar Saúde Bucal.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Enfermagem em Trauma e Emergência
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Hiperdia Tarsila Cunha.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Programa Empresa Saudável. POPULAÇÃO ESTIMADA REGIÃO NORDESTE DO RS ,70% 16 NR. DE MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS UNIMED NORDESTE % USUÁRIOS.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
PROGRAMA MEXA-SE SECRETARIA DE SAÚDE DE HERVAL D´OESTE COORDENADORA DO PROJETO Graziela Barbieri FISIOTERAPEUTA.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS TenCel José RG:09911

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS O QUE O projeto da campanha visa atingir a população civil e Bombeiros Militares e dependentes com o objetivo de diagnosticar os indivíduos que ainda não sabem ser diabéticos, além de captar os indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes, orientando cuidados de saúde, alimentação, atividade física, mudança no estilo de vida e encaminhar tanto os diabéticos quanto os pré –diabéticos e de alto risco para a doença para as unidades de saúde de referência de suas respectivas residências. Com isso, traz-se de imediato o paciente com alto risco para sistematização do tratamento, prevenindo complicações da doença.

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS Quem: A equipe será constituída por endocrinologistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, realizando todos os testes necessários, identificando os pacientes de risco, intervindo precocemente através de orientações que previnem o Diabetes e fatores de risco cardiovasculares.  Quando: A Campanha de Prevenção de Diabetes Mellitus será realizada todos os anos em data comemorativa ao dia Mundial do Diabetes, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), laboratórios Secretarias Municipais de Saúde e Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ (DGS) através das Unidades de Saúde do CBMERJ. Onde: A idéia do projeto é incentivar e treinar pessoas para a expansão nas demais Policlínicas e no HCAP.

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS Por que: Diabetes Mellitus é uma das doenças mais prevalentes no mundo, estando associada à epidemia da obesidade, à hipertensão e às doenças cardiovasculares. Em resposta a essa grande prevalência da doença em todo mundo e inclusive na Corporação, foi criado essa campanha.  Como: O cronograma da reuniões logísticas operacionais da Campanha serão : - Reuniões com representantes da DGS, da Secretarias Municipais de Saúde e da SBEM. - Confecção dos panfletos de divulgação da campanha, além dos folhetos explicativos a serem distribuídos ao final das estações - Capacitação de todos os técnicos das Unidades de Saúde para medidas antropométricas, principalmente quanto a uniformização de cintura abdominal e orientação de como será procedida a Campanha e funções de cada Militar a serem desenvolvidas no dia da Campanha. - Reuniões logística com representantes da das empresas farmacêuticas

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS Será realizado a captação dos indivíduos nos quartéis do CBMERJ, onde todos passarão por uma série de 6 estações: 1ª Estação: Medidas antropométricas de peso, altura, pressão arterial e glicemia capilar, além do recebimento de um questionário sobre risco de ter Diabetes; 2ª Estação: Preenchimento do questionário 3ª Estação: Recolhimento do questionário e somatório dos pontos feito por um técnico de enfermagem 4ª Estação: (sem o público, somente a equipe interna da policlínica): digitação dos dados em uma planilha no excel, para imediata estatística ao final do dia; 5ª Estação: Orientação do indivíduo pelo enfermeiro (2 enfermeiros) e entrega do folheto explicativo sobre riscos de ter Diabetes; 6ª Estação: Orientação individual sobre referência e contra-referência, ou seja, qual o posto de saúde, ou programa de saúde na família, ou policlínica que este indivíduo deve procurar, para que possa ser prevenido ou tratado sua doença. Esta etapa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. 7ªEstação: Palestra de 20 minutos sobre Diabetes com endocrinologista e retirada de últimas dúvidas sobre a doença e como preveni-la

PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS O Serviço de ambulância do 1º GSE será disponibilizado para a remoção dos casos descompensados, como emergências hipertensivas, hiperglicemias, e para os casos em que se precise de remoção para uma unidade de saúde do Município. Os responsáveis pela campanha deve buscar patrocínio das empresas farmacêuticas especializadas em Diabetes Mellitus como por exemplo, as empresas Novo e Roche, que providenciarão as fitas de glicemia capilar, além dos aparelhos de glicemia, ou seja todos os recursos necessários para o rastreio ao diabetes. A Campanha deve contar com apoio da Secretarias Municipais de Saúde dos municípios, através da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes dos municípios, da Atenção Ambulatorial e Saúde da Família. Após avaliação inicial, os pacientes com elevação dos níveis de glicose ou pressão arterial serão encaminhados para o primeiro atendimento ambulatorial pelo clínico, generalista ou médico de família, no local mais próximo a sua residência.