COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA CREDIFÁCIL CULTURA FIXO/GIRO
Advertisements

23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
Plano de Liderança de Clube
Processo de Profissionalização
Estudos Econômicos Sincor-SP
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Financiadora de Estudos e Projetos
Fórum de Empreendedorismo
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Análise Financeira Hermano Perrelli
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
Análise Financeira do Empreendimento
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Brief strategy Miopia no mercado br strategi 3.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
BSC Balanced Score Card
Seqüência de implantação de qualquer atividade comercial
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
O Início de um novo negócio
Definição Legal de Franquia
Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.
Universidade Federal Fluminense
CONTRATANDO UMA FRANQUIA
FRANQUIA.
FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
Marca A intenção é chamar atenção com o nome que nada tem a ver com um salão e fazer uma analogia com o lugar preferido dos homens (boteco) e o lugar preferido.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Apresentação da Franquia
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Seja uma franquia 40+.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Aprendendo a montar sua empresa...
Sejam Bem Vindos.
INFORMAÇÕES DA FRANQUIA
FRANQUIA WYMBOX.
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
conhecimentos em resultados
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo.
São necessários controles financeiros eficientes
Lei Geral da Micro e Pequena Empresa UMC Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007.
Empreendedorismo Feminino no Brasil
Como Financiar sua Franquia Ecio de Farias Costa Consultor de Empresas e Professor de Economia - UFPE.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
Franquias para Jovens Empreendedores com Enfoque em Chocolate
Gestão de Meios de Hospedagem
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
FOREVER LIVING PRODUCTS DO BRASIL
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Acadêmicas Andrea Silva Aldelina Viana Gabriele Saraiva.
RELACIONAMENTO FRANQUEADO X FRANQUEADOR
PROJETO DE FRANQUIA CHICKEN SHOW
Plano de Negócio Exercício.
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Conheça a franquia com o DIFERENCIAL DIFERENCIAL que você procura investir.
FLUXO DE CAIXA.
Plano de negócio Análise de Mercado
Transcrição da apresentação:

COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

Nair Rodrigues Supervisora de Franquias da Rede Werner Coiffeur Diretora de Cursos e Eventos da ABF - Seccional RJ Graduada em Administração de Empresas Certificada pelo Programa de Capacitação em Franchising da ABF - Seccional RJ Experiência em gestão de salão de beleza e liderança de equipes

O Foco de Hoje Objetivo Público-Alvo Esclarecer dúvidas, opniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Futuros Empreendedores que desejam constituir um negócio próprio ou participar de uma rede franquias como franqueado, com ou sem experiência anterior na gestão de negócios.

O Foco de Hoje O Mercado Brasileiro O que é Franquia? A Lei do Franchising Como Avaliar o Negócio? O Perfil do Franqueado de Sucesso Comprando uma Franquia Como Selecionar a Rede para o seu Perfil? Por onde Começar?

O Mercado Brasileiro 1.013 redes franqueadoras 62.584 unidades em todo o Brasil US$ 39,8 bilhões de faturamento 4º maior país do mundo em número de redes franqueadoras Crescimento em 2006 comparado a 2005 = 11% Dados de 2006

O Mercado Brasileiro Empreendimento tradicional Taxa de Mortalidade de Franquias Empreendimento tradicional 55% fecham no período de até 02 anos Franquias 6% fecham no período de 02 anos Fonte: SEBRAE Nacional Dados de 2006

O que é Franquia?   Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação.

A Lei do Franchising A Lei 8.955 preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo: o modelo do contrato de franquia a ser assinado o papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócio informações sobre os fornecedores da rede balanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anos uma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 meses

Como Avaliar o Negócio? Perguntas Básicas: Quais os principais desafios do negócio? Quantas unidades existem em funcionamento? Quantas unidades fecharam? Por que? Qual a estrutura da franqueadora? Qual a projeção de crescimento/expansão? Qual a delimitação territorial?

Como Avaliar o Negócio? Perguntas Básicas: Qual o perfil do franqueado que se busca? Qual o nível de autonomia? Quais os tipos de assistência e suporte? Como é aplicado o fundo de propaganda? Qual é a projeção de faturamento mensal médio? Qual o pró-labore estimado?

Como Avaliar o Negócio?

Como Avaliar o Negócio? Defina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercado Análise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de Franquia Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário... Envolva sua família no processo de decisão

Ficha Técnica Tipo de Negócio: Quiosque de Bebidas e Aperitivos Ano de Fundação da Empresa: 1998 Unidades Próprias: 3 Unidades Franqueadas: 60 Investimento Inicial: R$ 110 mil Royalties: 5% do faturamento bruto Prazo de Retorno do Investimento: 24 a 30 meses Área Mínima: 9 m² Associado à ABF? Sim País de Origem: Brasil Ano de início do Franchising: 2003 Taxa de Franquia: R$ 25 mil Fundo de Publicidade: 2% do faturamento bruto Prazo de Contrato: 3 anos Nº. de Empregados/Unidade: 4 a 6

Perfil do Franqueado de Sucesso Após a analise do sistema, é preciso fazer uma auto-análise: Definir se você tem ou não o perfil para ser um franqueado Definir o melhor tipo de franquia para o seu investimento

Perfil do Franqueado de Sucesso   capacidade de liderança talento comercial gosto de lidar com o público sociabilidade perseverança disciplina bom senso capacidade financeira A presença direta do franqueado na operação da unidade é especialmente necessária e indispensável.

Perfil do Franqueado de Sucesso

“Para ser um franqueado de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”

VOCÊ REALMENTE QUER SER FRANQUEADO? OU.. Continuar no seu emprego? FAÇA A SUA AUTO-ANÁLISE! Buscar um novo emprego? Abrir um negócio independente?

COMPRANDO UMA FRANQUIA VANTAGENS Reduzido risco de falência Método de negócio e produtos testados Assistência permanente, treinamento e suporte Propaganda local, regional e nacional Poder de compras conjuntas e cooperadas Pesquisa e desenvolvimento Facilidade na obtenção de financiamentos DESVANTAGENS Custos maiores (Royalties,taxas) Margens reduzidas Falta de independência e liberdade Dificuldade de recuperação na falha do franqueador Franqueador com problema, franquia com problema

Como Selecionar o Tipo de Rede para o seu Perfil Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria? O que você não suporta fazer ou lidar?

POR ONDE COMEÇAR? Conhecer a Lei do Franchising - Lei no 8.955, de 15 de dezembro de 1994 www.guiadofranchising.com.br/leis/lei8955.php Sites da – www.abfrj.com.br , www.portaldofranchising.com.br Revista: Franquia&Cia Curso de Empreendedorismo do SEBRAE – EMPRETEC – www.sebrae.com.br

Para Futuros Contatos Adriana Araujo e Nair Rodrigues Site: www.wernercoiffeur.com.br E-mail: franquias@wernercoiffeur.com.br Telefone: (21) 25427777