ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
CONTO analisando a estrutura
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
ENTENDIMENTO DO TEXTO AULAS 19 A 22.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
Prof. Júnior Oliveira.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
Por Veridiana B. B. Corrêa
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Discurso Direto.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
PROF. RAQUEL 9º ANO – 2º BIMESTRE -2011
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
As figuras de linguagem nos textos:
Estrutura e composição
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem ou estilo
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
* Figuras de sintaxe *.
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Elementos da Narrativa
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
A Narrativa e seus Elementos Básicos
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
REDAÇÃO.
TIPOS DE DISCURSOS Prof.ª Irlane Araújo.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
FIGURAS DE LINGUaGEM.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Texto figurativo Texto temático
UNIUBE 1° Seminário de integração Etapa VI
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Prof. Samira Maria Araújo
Língua Portuguesa Discurso direto e discurso indireto.
Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.
Correção do 1ª exame do vestibular UERJ (Português) Diego Domingues Polo SJM.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Tipos de discurso Prof. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18

DESCRIÇÃO Elementos concretos; Enunciador relata as características: pessoas, objeto, situação, lugar....; Informações simultâneas; Predominância – pretérito imperfeito; Usada como recurso argumentativo.

NARRAÇÃO Elementos concretos - lead; Progressão temporal; Usa-se o pretérito perfeito; Foco narrativo : 1ª ou 3ª pessoa; Narrador onisciente; Personagens: planas (características gerais); esféricas (características complexas, atitudes ...); Espaço e tempo;

TIPOS DE DISCURSOS DIRETO – fala direta da personagem Exemplo: Ela disse, com uma voz lenta: _ E o dinheiro, onde o tenho eu?; Verbos: dicendi – dizer, falar, responder, garantir, afirmar, retrucar, jurar, pensar...; INDIRETO – citação indireta da fala de uma personagem; Exemplo: Ela perguntou com uma voz lenta...; Oração Subordinada Substantiva – conjunção que ou se, onde , qual, quem, por quê; INDIRETO LIVRE – o narrador se exprime no lugar da personagem, porém as marcas que caracterizam a fala, por isso são encontrados nos livros literários; Exemplo – o primo Basílio Luísa calava-se com os olhos baixo........

FIGURAS DE LINGUAGEM AULAS 19 A 21

TIPOLOGIA Compostas por relações de semelhança; Compostas a partir de oposições; Compostas por relações de contiguidade ou de implicação mútua; Compostas por repetições; Compostas por apagamento; Compostas por descontinuidade; Exprimem tensividade; Figuras de sonoridade.

FIGURAS DE LINGUAGEM Mecanismos usado para construir a figura Figuras criadas por esse mecanismo 1.Semelhança; 2. Oposição; 3.Contigidade ou implicação mútua; 4.Repetição; 5.Apagamento; 6.Descontinuidade; 7.tensividade; 8. Sonoridade. 1. Comparação, metáfora, catacrese, prosopopeia e sinestesia; 2. Antítese, paradoxo e ironia; 3.Metonímia e sinédoque; 4.Pleonasmo, polissíndeto, anáfora, e quiasmo; 5.Elipse, zeugma, assíndeto e silepse; 6. Eufemismo, hipérbole, apóstrofe e gradação; 7. Assonância, aliteração e onomatopeia.

RELAÇÕES DE SIMILARIDADE Comparação/símile - relação de comparação: tal como, tal qual, que nem... Subo nesse palco/ Minha alam cheira talco/ como bumbum de bebê... . Metáfora – sem relação de comparação . Exemplo: “ele é um gato...” Catacrese / metáfora desgastada... “Ele enterrou um espinho na mão”... (usada em textos informativos , não é usada para aumentar a expressividade) Prosopopeia - serve para “dar vida” a animais, a elementos naturais e a objetos concretos. Exemplo: ...”Os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade/... Sinestesia – relação de semelhança a pelo menos dois sentidos do corpo e percepções sensitivas. Exemplo: ...”Oh, eu quero viver, beber perfume......”

FIGURAS DE LINGUAGEM COMPOSTAS POR OPOSIÇÃO E CONTIGUIDADE Antítese – aproximação de elementos contrários, explicitar opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Exemplo: ...E quando a gente alegre, fica triste/ E se a vê descontente, dá risada...” Paradoxo – gera uma contradição, elementos que são simultâneos e referem-se a um mesmo objeto. Exemplo: “Olhos de ressaca...” Ironia – é a mais difícil de se identificar. Exemplo: ...” Filho, um dia isso tudo será seu”...

FIGURAS COMPOSTAS POR RELAÇÕES DE CONTIGUIDADE OU DE IMPLICAÇÃO MÚTUA Relação de contiguidade – exemplo: cabeça de gado; Implicação mútua – exemplo – continente ( o copo) ,representa o conteúdo ( a água); Figuras: sinédoque e metonímia – transporta-se o nome de uma – exemplo página 43.