PARTE 2
António Albano B. Moreira http://www.nicomoreira.com.br Alguns conceitos básicos de técnica António Albano B. Moreira http://www.nicomoreira.com.br
Dados do professor António Albano Baptista Moreira http://www.antonioabmoreira.com.br profantonioabmoreira@gmail.com 84071214 Antonioabmoreira antonioabmoreira @aabmoreira http://antonioabamoreira.wordpress.com 3
Manuel ferNando Martinez croskey “O pOETA dos cataventos” Em memória ao amigo, maior incentivador e crítico. Muito obrigado pela troca de conhecimentos, apoio e aprendizado! Manuel ferNando Martinez croskey “O pOETA dos cataventos” * 05/12/1944 + 08/02/2013
luzes de primavera refloresceram. “O vento da vida pôs cata-ventos a girar no meu outono, lembranças da minha infância vieram. luzes de primavera refloresceram. O parque se iluminou, o realejo tocou,o carrossel andou, a roda girou, e uma criança sorriu do cata-vento que ganhou!!!"
Vamos lá ......
Gênesis, 1 1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2 Gênesis, 1 1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3. Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita. 4. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
DESENHAR COM A LUZ
3D em 2D COMO? LUZ E SOMBRA PLANOS COMPOSIÇÃO
OS GRANDES MESTRES DA PINTURA JÁ FIZERAM ISSO ANTES
Uma imagem vale mais que mil palavras !!!
Com efeitos e colocação de luz e sombra
Luz e sombra mais o uso de Vários planos
3 Planos e diferença de luz
Perspectiva Planos
Uso correto da ferramenta MANIPULAÇÃO CONHECIMENTO DOS RECURSOS CONSERVAÇÃO
Componentes da câmera CORPO (CÂMERA ESCURA, ENTRAR LUZ SOB CONTROLE) LENTE (DIMINUIR/CONVERGIR A IMAGEM PARA QUE CAIBA DENTRO DO QUADRO) DISPARADOR (ABRIR A CORTINA DE LUZ) VISOR DIAFRAGMA (QUANTIDADE DE LUZ) OBTURADOR (TEMPO DA LUZ)
Mais a superfície sensível
DIAFRAGMA
DISTÂNCIA FOCAL
No entanto é de referir que a distância focal é a distância entre as lentes e o sensor. Isto é que vai determinar o zoom da máquina. Aumentando a distância estaremos a fazer um zoom in Existem as seguinte opções: Objectivas de foco fixo e de zoom fixo Objectivas de zoom óptico com focagem automática Objectivas de zoom digital Sistemas de objectivas intermutáveis
FILME, EMULSÃO, PIXELS
CADA PONTO SENSÍVEL A QUANTIDADE EXATA DE LUZ
Na fotografia é igual Superfície foto sensível Tempo que fica exposta a superfície Quantidade de luz que entra naquele tempo
FOTÔMETRO Sensibilidade Velocidade obturador Abertura do diafragma
Existe a quantidade certa de luz para cada ponto. Do branco ao preto
ESCALA DE CINZA Sem luz Muita luz Pouca exposição Muita exposição
Filmes – ISSO/ASA
Profundidade de campo
Opções de fotometria PROGRAMA AUTOMÁTICO PRIORIDADE DE VELOCIDADE PRIORIDADE DA ABERTURA SITUAÇÕES ESPECÍFICAS
DIGITAL
Ao invés de utilizar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmera digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD. CCD - charge coupled device CMOS - complementary metal oxide semiconductor A sensibilidade é medidos pela quantidade de MegaPixels.
A resolução de uma imagem digital é a sua definição A resolução de uma imagem digital é a sua definição. Como a imagem na tela é formada pela justaposição de pequenos pontos quadriculados, chamados "pixels", a resolução é medida pela quantidade de pixels que há na área da imagem. Logo, sua unidade de medida é o "ppi", que significa "pixels per inch" ou pixels por polegada. A nomenclatura "dpi" - "dots per inches" é utilizada pela indústria gráfica e se relaciona com a quantidade de pontos necessários ´para uma impressão de qualidade, por isso, em termos fotográficos digitais deve-se utilizar a nomenclatura "ppi", que traduz a quantidade de pixels por linha do sensor ou da ampliação da fotografia. Para otimizar o uso da resolução de imagens temos que atentar ao meio, ou mídia em que ela será veiculada. Algumas dicas: -Imagens para web e multimídia: 72 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão: 300 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão de banners, gráficas especiais ou gigantografia: acima de 600 pixels por polegada (ppi, em inglês).
TABELAS DE CONVERSÃO
COMPOSIÇÃO
QUAL VOCÊ GOSTA MAIS?
OU ESTA?
ESTA
OU ESTA?
Regra dos Terços
OUTRAS SITUAÇÕES DE COMPOSIÇÃO SIMPLICIDADE LINHAS E FORMAS BALANCEAMENTO ENQUADRAMENTO FUSÃO/SOBREPOSIÇÃO
SITUAÇÕES FOTOGRÁFICAS Pessoas Crianças Animais Grupos Paisagens
PESSOAS CHEGAR PERTO FUNDOS SIMPLES PREENCHER VISOR (VERTICAL) VALORIZAR A EXPRESSÃO NÃO CORTAR NAS JUNTAS VARIAR (ROUPAS, ADEREÇOS, PSOES,OLHARES) CASAL: UNIR CORPOS E LEVE INCLINAÇÃO DE CABEÇA. EVITAR TIME FUTEBOL NÍVEL DOS OLHOS
PAISAGENS EMOLDURAR COM PRIMEIRO PLANO, ÁRVORE, FLORES, PESSOAS, ETC 3 PLANOS DEFINIDOS PESSOAS PERTO DESTACAR O ASSUNTO COM “MAIS TERÇOS” ENTRAR NA FOTO DIREÇÃO DAS FORMAS
INCIDÊNCIA DA LUZ FRONTAL LATERAL DIFUSA ARTIFICIAL REBATIDA
Várias situações exemplo
Obrigado