Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos José Roberto Blaschek blaschek@attglobal.net
Conceitos Úteis Teoria: é quando você sabe o porquê de tudo, mas nada funciona. Prática: é quando tudo funciona, mas ninguém sabe por que. Em muitas empresas, alia-se a teoria à prática: nada funciona e ninguém sabe por que.
Ciclo de Vida do Projeto Define as fases que conectam o início ao fim do projeto. Uma fase pode vir a constituir um projeto: Estudo de viabilidade A transição entre fases envolve transferência técnica ou uma entrega. Normalmente uma fase só é iniciada quando a entrega (produto tangível e verificável) da fase anterior estiver completa, revisada e aprovada – mas a superposição entre fases pode ocorrer.
Ciclo de Vida do Projeto O que definem? Que atividades técnicas devem ser executadas em cada fase; Quando as entregas devem ser geradas e como serão revisadas; Quem está envolvido em cada fase Como controlar e aprovar cada fase
Fases do Ciclo de Vida Deve haver uma revisão ao final das fases para avaliar a entrega e o desempenho do projeto: Avaliar se o projeto deve continuar na próxima fase Identificar e corrigir erros a um custo aceitável
Interação entre as Fases Fase de Projeto Fase de Codificação Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Execução Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Encerramento Processos de Controle Processos de Execução Processos de Encerramento
Características do Ciclo de Vida do Projeto Custos e quantidade de pessoas é baixo no início do projeto, cresce no seu decorrer e volta a diminuir no final; No início os riscos e incertezas são elevadas; A influência das partes interessadas é maior no início do projeto - ; Subprojetos devem ter seu ciclo de vida próprio.
Partes Interessadas Possuem influência no objetivo, resultados e ciclo de vida do projeto . A influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do benefício ou perda decorrente do projeto. Possuem responsabilidades e autoridade. As partes, ou o gerente, ignorar essas responsabilidades, prejudica o projeto.
Marcos e Pontos de Controle Marco - produto final de uma fase. Ponto de controle – produtos intermediários da fase ou de uma subfase. Pontos de controle visam garantir que o marco será concluído no prazo e qualidade esperada.
Ciclo de Vida – Projeto e Produto São conceitos diferentes Projeto – fases do início ao fim do projeto. Produto – fases do início ao fim do produto. Dificilmente coincidem. Em software o projeto normalmente está associado ao desenvolvimento e não inclui a operação e manutenção.
Modelos de Ciclo de Vida de Software Cascata ou Tradicional Incremental Evolutivo Prototipação Espiral RAD Orientado a Reuso
Ciclo de Vida em Cascata Levantamento Análise Projeto Implementação Implantação Linear e Sequencial
Ciclo de Vida Incremental x Evolutivo Modelo Incremental Requisitos Construção do incremento 1 Construção do incremento 2 Modelo Evolutivo … Requisitos Requisitos Construção do incremento 1 Construção do incremento 2
Usuário testa o protótipo Prototipação Construir o protótipo Ouvir o usuário Usuário testa o protótipo
Modelo em Espiral Incremental Evolutivo Iterativo
RAD Equipe 3 Equipe 2 Equipe 1 Modelagem do negócio Modelagem de dados Modelagem de processos Modelagem de dados Geração da aplicação Modelagem de processos Modelagem de dados Testes Geração da aplicação Modelagem de processos Testes Geração da aplicação Testes 60 a 90 dias
Orientado a Reuso Especificação de Requisitos Análise de Componentes Modificação de Requisitos Projeto de Sistema com Reuso Desenvolvimento e Integração Evolução do Sistema
Critérios para seleção de um modelo de ciclo de vida Critérios relacionados aos usuários / equipe Experiência dos usuários no domínio da aplicação. Facilidade dos usuários em expressar requisitos. Experiência da equipe de desenvolvimento no domínio da aplicação. Experiência da equipe de desenvolvimento em engenharia de software. Critérios relacionados ao problema Grau de maturidade do domínio da aplicação. Complexidade do problema. Freqüência de mudanças nos requisitos. Grau de magnitude das mudanças nos requisitos. Grau de modularidade do problema. Critérios relacionados ao produto Tamanho da aplicação. Grau de complexidade da aplicação. Grau de importância dos requisitos de interface. Critérios relacionados aos recursos Disponibilidade de recursos humanos. Grau de acesso aos usuários. Critérios relacionados ao desenvolvimento Aplicável à necessidade de entrega de produtos intermediários. Grau dos riscos técnicos. Paradigma adotado.
Esforço para Definição de Processo O que pensam pessoas que não acreditam em processo. 100 100 Trabalho Perdido Trabalho Perdido Esforço % Esforço % Trabalho Produtivo Trabalho Produtivo Processo Início do Projeto Término do Projeto Início do Projeto Término do Projeto Tempo Tempo Processo é visto como “overhead”.
Esforço para Definição de Processo O que realmente acontece com os projetos que não focam em processo. 100 Trabalho Perdido Esforço % Trabalho Produtivo Processo Início do Projeto Término do Projeto Ambiente de Projeto tumultuado Tempo
Esforço para Definição de Processo Projetos que focam atenção ao processo nas fases iniciais 100 Trabalho Perdido Esforço % Trabalho Produtivo Processo Início do Projeto Término do Projeto Tempo
Processos de Gerenciamento de Projetos
Processos do Projeto Processos da Gerência de Projetos: relacionam-se com a descrição e a organização do trabalho do projeto. Processos Orientados ao Produto (Processos de Software): relacionam-se com a especificação, projeto e implementação, validação e evolução do software.
Processo Processo: Conjunto de atividades inter-relacionadas, realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Processos interagem através de entradas e saídas. Entradas Atividades e Ações Técnicas e Ferramentas Saídas
Notação do PMBOK Grupo de Processos Processo Fluxo de Processos Externo ao Processo Fluxo de Processos
Grupos de Processos de Um Projeto Processos de Planejamento Processos de Monitoramento e Controle Processos de Encerramento Processos de Iniciação Processos de Execução
Grupos de Processos de um Projeto Processos de Planejamento Processos de Iniciação Processos de Monitoramento e Controle Processos de Execução Processos de Encerramento
Grupos de Processos de um Projeto Processos de Iniciação: Facilitam a autorização formal para iniciar um novo projeto ou fase do projeto. Processos de Planejamento: Inclui ações para planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir os objetivos de negócio que determinaram a existência do projeto. Planos do projeto são criados definindo como cada área de conhecimento se aplica ao projeto. Os planos devem ser revisados durante as diversas fases do projeto para corrigir desvios e acomodar mudanças.
Grupos de Processos de um Projeto Processos de Execução: Envolve coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano e produzir os produtos associados ao fim de cada fase. Processos de Controle: Assegura que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, e tomando ações corretivas quando necessário. Processos de Encerramento: Inclui a formalização do aceite do projeto ou fase, encerrando-o de forma organizada.
Processos da Gerência de Projetos Áreas Núcleo GERÊNCIA DO ESCOPO GERÊNCIA DO TEMPO GERÊNCIA DO CUSTO GERÊNCIA DA QUALIDADE GERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO GERÊNCIA DOS RECURSOS HUMANOS GERÊNCIA DA COMUNICAÇÃO GERÊNCIA DO RISCO GERÊNCIA DAS AQUISIÇÕES Áreas Facilitadoras
Áreas da Gerência de Projetos Integração: assegurar que os vários elementos do projeto estão sendo coordenados de maneira apropriada Escopo: assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário para o sucesso do projeto e somente este Tempo: assegurar que o projeto será concluído no prazo estimado Custo: assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado Qualidade: assegurar que o projeto atenderá aos requisitos de qualidade estabelecidos
Áreas da Gerência de Projeto (Cont…) Recursos Humanos: assegurar o uso mais efetivo dos recursos humanos do projeto Comunicação: assegurar a geração, coleta, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto a tempo e de maneira apropriada Risco: assegurar a identificação, análise, planejamento, monitoramento e controle dos riscos do projeto Aquisição: adquirir bens e serviços externos a organização executante do projeto
Interações entre Grupos de Processos Iniciador ou Patrocinador do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Grupo de Processos de Iniciação Ativos de Processos Organizacionais Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Encerramento Cliente
Interações entre Grupos de Processos Cultura da organização, Sistema de informações do gerenciamento de projetos, “Pool” de recursos humanos Declaração do trabalho Grupo de Processos de Iniciação Iniciador ou Patrocinador do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Contrato Políticas, procedimentos, normas, diretrizes, Processos definidos, Informações históricas e Lições aprendidas Termo de abertura do projeto Declaração do escopo preliminar do projeto Ativos de Processos Organizacionais Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Encerramento Cliente
Interações entre Grupos de Processos Iniciador ou Patrocinador do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Grupo de Processos de Iniciação Termo de Abertura do Projeto e Declaração Preliminar do Escopo Ativos de Processos Organizacionais Grupo de Processos de Planejamento Plano de gerenciamento Grupo de Processos de Execução Entregas, mudanças solicitadas, solicitação de mudanças implementadas, ações corretivas e preventivas implementadas, reparo de defeito implementado e informação sobre o desempenho do trabalho Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Solicitações de mudança aprovadas, solicitações de mudança rejeitadas, ações corretivas aprovadas, ações preventivas aprovadas, reparo de defeito aprovado, plano de gerenciamento do projeto (atualizações), declaração do escopo do projeto (atualizações), ações corretivas recomendadas, ações preventivas recomendadas, relatórios de desempenho, reparo de defeito recomendado, previsões, reparo de defeito validado, entregas aprovadas, procedimento de encerramento administrativo, procedimento de encerramento de contratos. Grupo de Processos de Encerramento Cliente
Interações entre Grupos de Processos Iniciador ou Patrocinador do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Grupo de Processos de Iniciação Ativos de Processos Organizacionais Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Encerramento Produto, serviço, resultado final Cliente
Processos de Iniciação Desenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto
Processos de Planejamento Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Planejamento do escopo Definição do escopo Definição de atividades Estimativa de recurso da atividade Criar EAP Estimativa de duração de atividades Estimativa de custos Planejamento do gerenciamento de riscos Orçamento Planejamento de recursos humanos Seqüenciamento de atividades Identificação de riscos Planejamento da qualidade Desenvolvimento do cronograma Planejamento das comunicações Análise qualitativa de riscos Planejar compras e aquisições Planejar contratações Análise quantitativa de riscos Planejamento de respostas a riscos
Processos de Execução Realizar A garantia da qualidade Contratar ou mobilizar a equipe do projeto Orientar e gerenciar a execução do projeto Desenvolver a equipe do projeto Distribuição das informações Solicitar respostas de fornecedores Selecionar fornecedores
Processos de Monitoramento e Controle Verificação do escopo Controle do escopo Controle do cronograma Monitorar e Controlar o trabalho do projeto Controle de custos Realizar o controle da qualidade Gerenciar a equipe do projeto Relatório de desempenho Controle integrado de mudanças Gerenciar partes interessadas Monitoramento e controle de riscos Administração de contrato
Processos de Encerramento Encerrar o projeto Encerramento do contrato
Grupos de Processo de Projeto Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento Integração Desenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Orientar e gerenciar a execução do projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto Controle integrado de mudanças Encerrar o projeto Escopo Planejamento do Escopo Definição do escopo Verificação do Escopo Controle escopo Tempo Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de recursos da atividade Estimativa de Duração da atividade Desenvolvimento do cronograma Controle do Cronograma Elaboração do Cronograma Custo Planejamento dos Recursos Controle dos Custos Estimativa dos Custos Orçamento dos Custos
Grupos de Processo de Projeto Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento Custo Estimativa de custos Ornamentação Controle dos Custos Qualidade Planejamento da qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Recursos humanos Planejamento de recursos humanos Contratar ou mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Gerenciar a equipe do projeto Comunicações Planejamento das comunicações Distribuição das informações Relatório de desempenho Gerenciar as partes interessadas
Grupos de Processo de Projeto Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento Risco Planejamento do gerenciamento de Riscos Identificação de riscos Análise quantitativa dos riscos Análise qualitativa dos riscos Planejamento de respostas a riscos Monitoramento e controle de riscos Aquisição Planejar compras e aquisições Planejar contratações Solicitar respostas de fornecedores Selecionar fornecedores Administração de contrato Encerramento do Contrato
Referências PMBOK Guide; Project Management Institute; 3a ed; 2004. Gerência de Projetos; Heldman, K; Campus; 2a ed; 2005. Software Engineering: A Practioner’s Approach; 6a ed; Pressman, R. S.; McGraw-Hill; 2005. Project Management; Harold Kerzner; John Wiley & Sons; 1998.