Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Dados qualitativos e dados quantitativos
A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados.
Posições relativas de duas retas
Métodos Quantitativos
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Trigonometria e aplicações
MACS Análise, representação e redução de dados..
ESTATÍSTICA.
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 5ºANO.
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Propriedades da Integral Definidas
Representação Gráfica
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA APLICADA
Introdução à Estatística
LOGARITMO DE UM NÚMERO No final da aula de Matemática , a turma tentou resolver o problema matemático do mês : ? Um frasco contém um casal de melgas.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Marcos Germano Degenhardt
Medidas de localização
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Estatística Descritiva
Aula de Estatística Descritiva Material do livro Estatística Aplicada à Administração e Economia Anderson, Sweeney & Williams.
Série Geográfica (espaço).
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Representação gráfica dos dados estatísticos
ESTATÍSTICA AULA 04.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Definição de Estatística
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Estatística - Definição
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Tabelas. Tabelas são usadas para apresentar "dados tabulares”
Variáveis Quantitativas Contínuas
III - Amostragem Prof. Herondino.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Profa. Dra. Andréia Nascimento
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
APRESENTAÇÃO DE DADOS: - TABELAS - GRÁFICOS
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
ESTATÍSTICA.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani TABELAS.
Profª Juliana Schivani MÉTODO ESTATÍSTIC O.
Professora Vivian Uliana Marsola
Distribuição de freqüências
Análise descritiva de dados (2) Apresentação de dados em gráficos.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Colégio Juvenal de Carvalho
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Em que mês se celebram mais aniversários na turma? Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Esquemas de contagem gráfica (tally Charts) Vogais A I I I I I I I I I I I I I I E I I I I I I I I I I I I I I I I Ii I I I I I O I I I I I I I I U

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Tabela de frequências para dados qualitativos Vogais Frequência absoluta Frequência relativa A 17 0,298 E 19 0,333 Ii 6 0,105 O 9 0,158 U Total 57 0,999 Os dados qualitativos são organizados na forma de tabelas de frequências, com duas ou mais colunas. Pg. 49 - Na primeira coluna, coluna das categorias ou classes, indicam-se todas as categorias presentes no conjunto de dados ou amostra a analisar; na coluna seguinte, coluna das frequências absolutas, regista-se o número de elementos da amostra, que pertencem a cada categoria (ou classe). É usual juntar uma terceira coluna, coluna das frequências relativas, onde se regista, para cada categoria (ou classe) o valor que se obtém dividindo a frequência absoluta dessa categoria pela dimensão da amostra (número de elementos). Frequência relativa frequência absoluta dimensão da amostra =

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Tabela de frequências para dados qualitativos A soma das frequências absolutas é igual à dimensão da amostra; A soma das frequências relativas é igual a 1. Vogais Frequência absoluta Frequência relativa A 17 0,298 E 19 0,333 Ii 6 0,105 O 9 0,158 U Total 57 0,999 Esta última condição nem sempre se verifica devido ao fato de algumas frequências relativas serem dízimas infinitas. Pg 50 e 51 - Há conclusões que não estão corretas se forem baseadas nas frequências absolutas (p.e as turmas não têm o mesmo número de alunos). Assim, devem-se calcular as frequências relativas, para se poderem tirar conclusões corretas, no que diz respeito p.e. à comparação das turmas.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos ou diagramas de pontos para dados qualitativos A representação gráfica mais simples que se pode obter e que não necessita de nenhuma organização prévia dos dados. Pg 52 – Começa-se por desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias ou modalidades que a variável assume no conjunto dos dados. Por cima de cada categoria (ou ao lado), marca-se um ponto sempre que ao recolher um dado ou ao percorrer o conjunto dos dados se encontrar um elemento da respetiva categoria. Ver alternativa ao gráfico de pontos A organização dos dados num gráfico de pontos permite visualizar quais as categorias que predominam e quais as menos frequentes.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de pontos aos gráficos de barras para dados qualitativos Se na representação gráfica anterior se envolverem os pontos com um retângulo e a seguir se apagarem os pontos, obtemos um gráfico de barras.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de pontos e gráficos de barras para dados qualitativos Gráfico de pontos Gráfico de barras -Desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias; -Por cima de cada categoria (ou ao lado), marca-se um ponto sempre que ao recolher um dado se encontrar um elemento da respetiva categoria. -Por cima de cada categoria (ou ao lado), desenha-se uma barra com altura proporcional ao número de casos observados nessa categoria. -Desenha-se ainda um eixo vertical (horizontal), onde se marcam as frequências. Pg 54 - Ao contrário das alturas das barras, que dão uma mensagem muito precisa, a largura das barras não transmite qualquer informação. Deve, no entanto ter-se em atenção que, no mesmo gráfico, as barras devem ter todas a mesma largura, pois as barras mais largas podem chamar mais a atenção, induzindo em erro. A observação que fizemos relativa às tabelas de frequência, quando se utilizam para comparar amostras que digam respeito à mesma variável, mas de dimensão diferente, tem aqui igual cabimento. Neste caso, as alturas das barras têm de ser iguais às frequências relativas das categorias para que a soma das alturas das barras em qualquer dos gráficos seja igual a 1, permitindo a comparação. Se não tivéssemos esta precaução e utilizássemos as frequências absolutas, a comparação entre os gráficos poderia induzir em erro.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras verticais para dados qualitativos Regras: Título que indica o assunto; Eixo horizontal para classes; Eixo vertical para frequências absolutas por ordem crescente; Barras paralelas e com a mesma largura; Distância entre as barras é igual; Altura das barras corresponde à frequência absoluta. pg-. 54 - Por vezes, para facilitar a leitura das frequências associadas às diferentes categorias, desenham-se linhas paralelas ao eixo onde estão assinaladas as categorias.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras horizontais para dados qualitativos Os gráficos de barras horizontais utilizam o eixo vertical para marcar as classes e o eixo horizontal para marcar as frequências. pg-. 55 -São especialmente indicados no caso das variáveis quantitativas, em que, por vezes, o nome das classes é longo, sendo mais fácil colocá-los verticalmente do que ao lado uns dos outros.

Tabelas e gráficos - dados qualitativos Gráficos de barras para dados qualitativos Os gráficos seguintes estão mal construídos. Explica porquê.

Tabelas e gráficos