PARTIDO ARQUITETÔNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Marca Empresa/Empreendimento
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Conferência das Cidades Mato Grosso
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
atual da Estação Cidade Universitária não é a mais adequada. Deste
Transposição Praça do Relógio
“Conservação do passeio público”
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
CONJUNTO HABITACIONAL Acadêmico: Bruno Garcia de Athayde – 7º período
Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Geomorfologia e Planejamento
Conferência das Cidades Mato Grosso
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Ordenamento.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Escola Municipal em São Caetano do Sul
P R O J E T O arquitetônico
Metodolgia de Elaboração de Projeto Arquitetônico
ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA.
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Praças e etapas de projeto
Escola de segundo grau padrão FDE
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Área Urbana e Área Rural.
NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560
Arquitetura ou Engenharia civil ?
TERRENO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BIOCLIMÁTICO_ DISCIPLINA_ARQUITETURA TROPICAL - CEAP ORIENTAÇÕES DE PROJETO.
Edifício Residencial Aquarela
Dinâmica populacional, Políticas Públicas, dispersão urbana e periferização da pobreza Tradição fundada em formalismos (adoção de modelos com conteúdos.
Professora: Daniela de Souza
Empresa/Empreendimento UM EMPREENDIMENTO. Justificativa A inspiração da LOG ao conceber o Plaza Top Life foi nos strip malls americanos, os famosos shoppings.
ILUMINAÇÃO NATURAL MODELOS EM ESCALA REDUZIDA
ATELIÊ DE PROJETO 1 SEMINÁRIO 3 PROGRAMA DE NECESSIDADES
PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA. PRELIMINAR ESTUDO CENTRO-DIA.
4ª Conferência das Cidades 2009
Planejamento Urbano e Plano Diretor
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
Secretaria de Desenvolvimento
TERRITORIALIZAÇÃO.
MIOLO DE SALVADOR Análise do Miolo de Salvador / Vazios Urbanos 01 10
Direito Urbanístico Urbanismo - Urbs - Cidade
Empresa/Empreendimento. Justificativa O Bristol Easy Hotel – Cachoeiro de Itapemirim vem para elevar o padrão hoteleiro da cidade, que antes contava apenas.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Mobilidade Urbana.
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA A EXPERIÊNCIA DAS AUGI E DOS CLANDESTINOS EM PALMELA Uma proposta de remodelação legal e regulamentar.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
AGENDA E ACESSO AVANÇADO
Transcrição da apresentação:

PARTIDO ARQUITETÔNICO 1/8 E S T A Ç Ã O D O O F Í C I O CONCEITO DA PROPOSTA Propor uma nova sede para a Estação do Ofício, edificada em área de propriedade do governo municipal, de fácil acesso ao público alvo, com transporte urbano acessível e próximo às regiões populares e de baixa renda da cidade. Evidenciar o edifício do entorno, sem o uso de muros ou barreiras que o delimite. A intenção é deixá-lo a vista e disponível á população. Fazer uso das estratégias passivas de conforto ambiental, técnico, lumínico e sistema construtivo modulado. PARTIDO ARQUITETÔNICO 1. O partido arquitetônico nasceu de uma reflexão de planejamento urbano que buscou a adequada definição da implantação deste equipamento comunitário na cidade. 2. Para a definição do terreno, os parâmetros utilizados foram: localização; acessibilidade ao transporte público; área de propriedade do município e potencial de destaque na paisagem. 3. O terreno escolhido com vista nos parâmetros citados trouxe limitações de área, configuração geométrica e da orientação solar, uma vez que as maiores extensões do terreno ficam voltadas a leste e oeste. Além de estar em uma região “aberta” com edificações baixas e ventos predominantes no quadrante nordeste. 4. Outro aspecto importante que determinou o partido arquitetônico foi a setorização. O programa de necessidade é misto, ou seja, com ocupações e usos diferenciados, o que levou a pensar em setorização de áreas por atividades. 5. O partido adotado na volumetria surgiu da potencialidade do terreno. A sua morfologia e o posicionamento entre às confluências das ruas favoreceu no tratamento plástico e volumétrico de cada fachada independente, sem parecer que o edifício tem frente e fundo. TEMA Estação do Ofício, é uma instituição municipal que oferece cursos de capacitação e iniciação profissional na cidade de Cascavel. A proposta de uma nova sede se faz pertinente diante da necessidade de um equipamento público adequado para prestar auxílio à população de baixa renda na questão de qualificação profissional, indispensáveis na atualidade, visto que o município, embora dotado de um local, não consegue atender à demanda por falta de espaço físico. A justificativa arquitetônica vem suprir essa deficiência física, de forma técnica, espacial e de conforto para com seus usuários, além de desempenhar um papel de referência arquitetônica para a qual se destina. ASPECTOS CONTEXTUAIS O Terreno esta localizado próximo ao terminal de transporte urbano da região leste da cidade de Cascavel, entre as Ruas Avenida Piquiri, Rua Antonina e Siqueira Campos. Área de propriedade do governo municipal. Possui uma morfologia triangular. Terreno plano. Sem recuos nas testadas Área total de 1.330,00m². TERMINAL URBANO LESTE AVENIDA BRASIL FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG ORIENTADORA: MICHELE DE MORAES SEDREZ ESTAÇÃO DO OFÍCIO TRABALHO DE CRADUAÇÃO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ACADÊMICA: ROSANE DE FATIMA DAL BOSCO