Max Weber ( ): a autoridade carismática na política

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WEBER E OS TIPOS DE DOMINAÇÃO
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Morre José Alencar... J10...8:50 Bom dia... Bom dia... Mir.Lei...
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Abordagem estruturalista
Escola Burocrática.
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
MAX WEBER ( ).
A Contribuição de Weber O imperativo da racionalidade
Max Weber Os tipos ideais.
Abordagem Clássica Escola Burocrática.
MAX WEBER ( ) A Ação Social: é toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo. Exemplos: moda, consumo, mercado, política, religião,
MAX WEBER ( ) *A AÇÃO SOCIAL: é toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo. Exemplos: moda, consumo, mercado, política, religião,
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
Max Weber.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Abordagem Estruturalista da Administração
DISCIPLINA: Teorias da Administração
Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero.
Sérgio Praça edspraca.wordpress.com
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Marx, Weber e Bourdieu: um resumo
Prof. Ivã da Cruz de Araujo Aula 03
E o Espírito do Capitalismo
Fundamentos das Ciências Sociais
Os sistemas juridicos Slides produzidos com base no texto do livro Introdução a Ciência do Direito, do Prof. Andre Franco Montoro, SP. Revista dos Tribunais,
Burocracia.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
O Individualismo Metodológico
Max Weber.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
MAX WEBER. Tipo Ideal Tipo Ideal Construção mental acerca de um tipo “puro” de comportamento, feita na cabeça do investigador, a partir de vários exemplos.
Burocracia e Estruturalismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Tipos Puros de Dominação Legítima
Max Weber e as ações sociais
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Sociologia Clássica e Educação
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Max Weber e a educação.
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Max Weber.
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
Weber | «Individualismo metodológico»
Ação racional com relação a um objeto: o ator concebe
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

Max Weber (1864-1920): a autoridade carismática na política Sérgio Praça (edspraca.wordpress.com)

Pontos Principais 1) Metodologia: Afinidades Eletivas - “A ética protestante e o espírito do capitalismo” 2) Metodologia: Tipos Ideais “A política como vocação” - Bases de legitimidade política: “tradicional”, “carismática” e “racional-legal” Democracia e ditadura como tipos ideais

Pontos Principais 3) Weber defendia a realização de pesquisa documental (Marx, Durkheim) ao lado de entrevistas/análise etnográfica para o bom método sociológico; 4) A centralidade do líder carismático e do profissional da política para a sociologia política; 5) Burocracia = racionalidade, eficácia, previsibilidade, rapidez

(I) A autoridade carismática Três bases da legitimidade política Tradicional: autoridade do “ontem eterno” (religiosa, costumes santificados) (Soc. Antiga – Durkheim) Carismática: autoridade baseada no heroísmo e outras qualidades da liderança individual (Soc. Moderna – Durkheim) Legal-Racional: autoridade baseada em regras/instituições (Soc. Moderna – Durkheim)

(I) A autoridade carismática Estrutura Patriarcal: há um “líder natural” das atividades econômicas cotidianas (lembrar a “sociedade antiga” de Durkheim!) Estrutura Burocrática: há um “atendimento impessoal” das atividades econômicas cotidianas (são guiadas por regras escritas)

(I) Características do líder carismático 1) É obedecido por seguidores; 2) Os seguidores não obedecem ao líder por vontade própria: é, na verdade, seu dever obedecê-lo; 3) Sua autoridade não está definida por lei/instituições, e sim pela inspiração que ele produz nos seguidores; 4) Todo líder carismático tem uma missão, definida mais ou menos conjuntamente com os seguidores;

(I) A autoridade carismática Os homens não obedecem o líder carismático em virtude da tradição ou lei, mas porque acreditam nele. O êxito do líder carismático é determinado pela capacidade de conseguir seguidores e ser obedecido por eles. Há uma missão a ser cumprida, e o detentor do carisma exige obediência de seus seguidores. A pretensão carismática desmorona quando sua missão não é reconhecida pelos seguidores.

(I) A autoridade carismática Líderes carismáticos devem se manter distantes de ocupações rotineiras Instabilidade inerente à liderança carismática: a autoridade do líder não é fundamentada em instituições!

(I) A autoridade carismática Autoridade Burocrática (Racional-Legal) Presidência do Brasil Processo de Nomeação/Demissão Não há Há Eleitoral Treinamento Especializado É fundamental Jurisdição Exclusiva Definida pela burocracia à qual o sujeito pertence Há (Determinada pela Constituição 1988)

(I) Lula é um líder “carismático”? André Singer: "O lulismo é a execução de um projeto político de redistribuição de renda focado no setor mais pobre da população, mas sem ameaça de ruptura da ordem, sem confrontação política, sem radicalização, sem os componentes clássicos das propostas de mudanças mais à esquerda." Época: O lulismo pode sobreviver sem o Lula? Não é preciso uma liderança carismática à frente desse projeto político? Singer: No lulismo existe um elemento de carisma, mas isso não é o mais importante. A importância do carisma é maior nas regiões menos urbanizadas do país, onde se tende a atribuir a capacidade de execução de um projeto a características especiais da liderança. Em regiões urbanizadas existe uma adesão mais racional ao programa político.