GNC – Gás Natural Comprimido GNL – Gás Natural Liquefeito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERSPECTIVAS DO TRANSPORTE EM DUTOS E POLIDUTOS EM MINAS GERAIS
Advertisements

DRENAGEM DE GASES.
de enxofre pelos combustíveis
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
CVRD e Petrobras Distribuidora
METROPOLITANO DE SALVADOR Candeias Água para Todos Perfurado um poço no período de , com investimento de R$ 39,2 mil Construído um sistema de.
NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD
PERPECTIVAS DO GÁS NATURAL NO MERCADO
Propriedades das Substâncias Puras
ARRANJO FÍSICO- Exemplos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Ônibus movido a Etanol.
Fisiologia do mergulho marítimo e outras condições hiperbáricas
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
Eduardo Lauer, Andrey, Gabriel & Allan
- Engenharia de Produção -
Objetivo e metodologia de trabalho
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
INFORLUB Evolução dos Motores Mudanças Específicas INFORLUB.
Técnicas de Tomada de Decisão
Concepção dos Sistemas de Cogeração
SULGÁS 1º Seminário Sulgás de Climatização e Cogeração
CONTROLE DE OFERTA.
Gas Natural Unión Fenosa Integração da 9 países 23 países
Enelecsa. Enelecsa Enelecsa Enelecsa E Enelecsa En.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
Faça o desenvolvimento das questões em seu caderno.
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
JULIO FONTANA.
André Oliveira.
A Energia do Futuro Mais Perto de Você!
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
Organização Industrial
Passos utilizados numa regra de três simples:
Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Vitória, 15 de agosto de 2007 Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Miroel Makiolke.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Congresso Estadual de Recursos Humanos – RH Rio Junho 2005.
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
Ciências da Natureza Enem 2012
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
PETROBRAS TRANSPORTE S.A. TRANSPETRO VIII Encontro PRH/ANP 03/08/2006.
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
TEMOS TODO GÁS.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Máquinas térmicas.
Compressores.
Acordo comercial Drogaria Total x Medley. Período: Junho 2009 / Dezembro 2009 Desconto comercial: 56%; Prazo: 60dias; Distribuidores: Operadores Logísticos;
GASES.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Regulação dos serviços locais de gás natural: desafios e oportunidades Carina Lopes Couto Superintendente de Regulação dos Serviços de Gás Canalizado.
Gases parte 2. Mistura de Gases Se calibramos os pneus com uma pressão de 2 atm, por meio de um compressor de ar, e admitirmos que 80% deste ar é de N.
1 Sistema de Suprimento de GNL no Estado do Rio Grande do Sul 20 de maio de 2008.
Geração e distribuição de energia elétrica
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Atendimento no Estado do Amapá Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento.
Cenários de regulação do setor energético no Brasil Atual e Futuro (energia, petróleo e gás canalizado) IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação.
Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa
Transcrição da apresentação:

GNC – Gás Natural Comprimido GNL – Gás Natural Liquefeito Entenda o que é e como funcionam estas formas de distribuição do gás natural Rodada Araripe - Setembro/2010

Companhia Pernambucana de Gás - Copergás Criada em 17 de setembro de 1992 através da Lei Estadual 10.656/1991, iniciando operações em 1994; Distribui o Gás Natural em Pernambuco atendendo aos mercados industrial, automotivo, residencial, comercial, termoelétrico e cogeração; Empresa de economia mista, tem como sócios o Governo do Estado de Pernambuco, a Petrobras Gás S.A. – Gaspetro e a Mitsui – Gás e energia do Brasil; Detém uma das maiores redes de distribuição do Nordeste, com mais de 430 km de extensão; Atualmente, a companhia comercializa um volume próximo a 1,1 milhão de metros cúbicos/dia de gás natural.

Composição Acionária Ações Ordinárias Ações Preferenciais Capital Total                                  

Rede de distribuição

O que é o GNC O gás natural é um combustível que a pressão e temperatura ambiente apresenta-se na forma gasosa e é composto predominantemente (90%) por metano, cuja molécula é formada por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio. Por ser menos denso que o ar o gás natural a pressão atmosférica (1 atm ou 1 bar) “ocupa muito espaço”, sendo necessário reduzir seu volume com o aumento da pressão, para que possa ser acondicionado em cilindros especiais que viabilizem seu transporte e distribuição.

O que é o GNC GNC significa Gás Natural Comprimido e é o termo utilizado para gás natural que foi submetido a altas pressões (tipicamente, 250 bar). O gás natural continua no estado gasoso em todas as fases deste processo de pressurização. Nas condições métricas padrão (20ºC e 1,0 atm), o GNC ocupa 1/270 do volume do gás natural a pressão normal. Para maximizar a quantidade de gás armazenado dentro de um determinado volume (indicado no tanque de combustível), o gás é pressurizado para pressões muito elevadas e é armazenado em cilindros de armazenamento especializados. O gás é comprimido utilizando compressores de alta pressão Compressores de gás a pistão, parafuso rotativo e palhetas rotativas.

Por que usar o GNC O GNC é um modal de transporte do gás natural e geralmente é usado quando a demanda prevista de gás e a distância ao centro de consumo não viabilizam ainda o alto custo de construção de um gasoduto. Estudos indicam que demandas de até 150.000 m³/dia e distâncias até 200 km o GNC é a solução mais econômica.

GNC - MODOS DE FORNECIMENTO Existem dois modos de fornecimento para o GNC: 1)O transporte é ponto a ponto, da estação compressora até o cliente final. 2) Neste outro modo de fornecimento há uma substituição de parte do gasoduto pelo transporte do GNC até uma rede distrital de distribuição de gás natural aos clientes finais.

Como é que funciona um sistema de GNC Esquema de distribuição da GALILEO Atualmente em média, um caminhão de 40 toneladas consegue transportar 5.700 m³ de GNC

Elementos constituintes do sistema de GNC Carreta industrial, Carreta para GNV, Compressor, Descompressor e Central de Distribuição.

O GNC/GNL em Pernambuco Em Pernambuco o Governo do Estado isentou de ICMS o fornecimento de Gás Natural a indústrias não atendidas pela rede de distribuição da Copergás.

O GNC em Pernambuco Distâncias de Caruaru Alcance dos municípios atendidos pelos caminhões de GNC - 200 KM de Raio de Caruaru Central de Distribuição de Caruaru Gasoduto Recife – Caruaru 120 km São Caetano 18 km Garanhuns 99 km Toritama 40 km Arcoverde 122 km Belo Jardim 51 km Recife 131 km Sta. Cruz Capibaribe 60 km Sertânia 180 km Palmares 76 km Araripina 570 km Pesqueira 83 km Petrolina 605 km Distâncias de Caruaru

Exemplos de algumas empresas transportadoras de GNC em Pernambuco

PROJETO COPERGÁS Desenvolvimento do mercado de gás natural do polo gesseiro de Pernambuco

O que é o GNL GNL significa Gás Natural Liquefeito e é o termo utilizado para o gás natural transformado em liquido que por meio da redução de sua temperatura a -165ºC, à pressão atmosférica normal. Nas condições métricas padrão (20ºC e 1,0 atm), o GNL ocupa 1/600 do volume do gás natural em estado gasoso. O GNL é um modal de transporte do gás natural e geralmente é usado quando a demanda prevista de gás e a distância ao centro de consumo não viabilizam ainda o alto custo de construção de um gasoduto. Estudos indicam que demandas a partir de 50.000 m³/dia e distâncias até 900 km o GNL é a solução mais econômica.

DESCRIÇÃ OBJETIVO Atender mercado de gás natural da região do Araripe – PE, compreendido pelo Polo Gesseiro, mercado industrial e veicular (GNV) DISTANCIA / ROTA: Recife Caruaru Araripina ETAPAS: 1ª. Fase: volume: 30.000 m3/dia; prazo: 2010 (1,5 ano); modal : GNC 2ª.Fase: volume: 60.000 m3/dia: prazo: 2012 (10 anos): modal: GNL 3ª. Fase: volume: 200.000 m3/dia: prazo: 2017 (10 anos): modal GNL 138 km 550 km

    1a. Fase - GNC DESCRIÇAO DO GNC Operação da Transportadora Compressão 2 compressores 30 mil m3/d 30 Kgf/cm2  240 Kgf/cm2 Transporte 8 carretas dedicadas (6.000 m3) Entrega para industrias Painéis de descompressão 240 Kgf/cm2  2 Kgf/cm2 Operação da Transportadora Previsão de início dos testes em 30 dias

   2a. Fase – GNL – 60.000 m3/dia DESCRIÇAO DO PROJETO Liquefação 20.000 ton/ano = 68.000 m3/dia Estocagem: 300.000 m3 (5 dias) Transporte 4 carretas dedicadas (30.000 m3) Revaporização (REGAS) 100.000 m3 Estocagem tanque 180.000 m3 (3 dias) Operação da Transportadora Rede da COPERGAS

   3a. Fase – GNL – 200.000 m3/dia DESCRIÇAO DO PROJETO 100.000 ton/ano Liquefação 20.000 ton/ano 68.000 m3/dia GNL  Liquefação 40.000 ton/ano 137.000 m3/dia 100.000 ton/ano Estocagem: 1 tanque de 300 m3 + 1 tanque de 700.000 m3 (5 dias) Transporte 13 carretas dedicadas (30.000 m3) Revaporização (REGAS) Estocagem 1 tanques de 600.000 m3 + 1 tanque de 420.000 m3 (3dias) Operação da Traansportadora Rede da COPERGÁS

O GNL em Pernambuco Distâncias de Caruaru Alcance dos municípios atendidos pelos caminhões de GNL - 900 KM de Raio de Caruaru Central de Distribuição de Caruaru Gasoduto Recife – Caruaru 120 km São Caetano 18 km Garanhuns 99 km Toritama 40 km Arcoverde 122 km Belo Jardim 51 km Recife 131 km Sta. Cruz Capibaribe 60 km Sertânia 180 km Palmares 76 km Araripina 570 km Pesqueira 83 km Petrolina 605 km Distâncias de Caruaru

OBRIGADO Companhia Pernambucana de Gás GCOM – Gerência Comercial Fernando Pimentel Filho 0800-2812002 – www.copergas.com.br