Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LUIZ CARLOS DELORME PRADO
Advertisements

Câmara dos Deputados Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Audiência Pública Debate sobre a fusão das operadoras Oi e Brasil Telecom,
Brasília – 18 e 19 de novembro de 2009 Estrutura de Regulação e Competição Encontro de Reguladores Regulação Econômica - Agências - nov.2009.
O acesso à banda larga e o direito fundamental à informação: uma análise da troca das metas de universalização das telecomunicações Marina Cruz Vieira.
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
ÍNDICE DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES – IST
Separação Contábil e Convergência Tecnológica
JARBAS JOSÉ VALENTE Conselheiro Vice-Presidente Conselheiro Vice-Presidente Brasília, 6 de dezembro de 2012.
74 milhões clientes móvel
Câmara dos Deputados – CCJ PL 66 / 2011 Carlos Andre Studart Lins de Albuquerque Diretor Geral – NEOTEC Em 27 de setembro de 2009.
Evolução e Inclusão Digital
JARBAS JOSÉ VALENTE INTERNET CONTEXTOS DE MERCADO E REGULATÓRIO
Conferência Nacional Preparatória de Comunicações Roberto Pinto Martins Políticas para os Novos Serviços e a Competitividade nas Telecomunicações.
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
PLC 116/10 Descrição da Proposta Senador Walter Pinheiro
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
Internet e telefonia rural
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
no Serviço Móvel Pessoal
Estágio Supervisionado
1 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À INTERNET - O CASO BRASILEIRO 1 º TELECOM SÃO PAULO - 10 DE ABRIL DE 2001 POLÍTICAS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO.
O Software Livre na Educação:
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
A grande rede mundial de computadores
30/03/2017 Amazonas DIGITAL SEPLAN 30/03/2017.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Heliomar Medeiros de Lima
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
ANATEL Comissão da Amazônia - Integração Nacional e Desenvolvimento Regional - DECOM Brasília, 14 de abril de 2010.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Projeto de Lei Geral de Antenas Brasília, 16 de outubro de 2013 Ministério das Comunicações Paulo Bernardo Silva Ministro de Estado das Comunicações.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
Programa Nacional de Banda Larga: desenvolvimento e próximos passos
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Brasília, 19 de novembro de 2014 Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão Secretário de Telecomunicações.
SECOP 2014 Jurandir Lima Gerente de Estratégia e Desenho de Serviço
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
A UDIÊNCIA P ÚBLICA Q UALIDADE DA T ELEFONIA NO B RASIL COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE 19 de novembro de 2014.
Secretaria de Educação a Distância - MEC “Oportunidade social”
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
Audiência Pública Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Marconi Thomaz de Souza Maya Superintendência.
Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho, 2004 Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho,
Ministério das Comunicações _dados setoriais.
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.
Audiência Pública: Qualidade dos Serviços de Telefonia Móvel e Fixa no Brasil Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Última atualização: 02/12/2015 Material de uso restrito AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara dos Deputados 03/12/2015.
Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.
DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 PERSPECTIVAS DO MODELO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL VISITA A PUC/RS PORTO ALEGRE- 09 DE JULHO DE 2001 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
O Brasil que queremos: º. Painel Telebrasil 18 e 19 de agosto de 2010 Guarujá Eduardo Levy Diretor Executivo SindiTelebrasil.
Última atualização: 06/07/2015 Material de uso restrito TELEBRAS: Universalização da Banda Larga 07/07/2015.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA ” Ministério das Comunicações Secretaria de Telecomunicações Roberto Pinto Martins

Agenda • Panorama Geral do Setor de Telecomunicações no Brasil • Políticas Públicas em Telecomunicações • Iniciativas Relevantes na Amazônia • Comentários Finais Obs.: Dados Detalhados de Telefonia Celular na Amazônia (Apresentação Anatel)

• Brasil:  40 M linhas fixas em serviço (83% concessionárias). 20 assinantes / 100 habitantes. cobre todos os municípios do país e localidades com > 100 habitantes  153 M linhas móveis em serviço (81% pré-pago). 80 assinantes / 100 habitantes. hoje cobre 80% dos municípios (100% até 2010)  11 M linhas banda larga Internet em serviço (67% ADSL, 18% Cabo, 15% Rádio)  6 M conexões de TV por Assinatura (60% cabo, 35% DTH, 5% MMDS) Telefonia Móvel Telefonia Fixa Panorama do Setor de Telecomunicações

Políticas Públicas em Telecomunicações • Brasil  3 realidades distintas na infra-estrutura de redes:

• Foco das Políticas Públicas em Telecomunicações : •Ampliar a oferta de acessos individuais e coletivos. •Assegurar ambiente de competição entre prestadores de serviços. •Utilizar eficazmente os Instrumentos Regulatórios (exemplos): •Imputação de obrigações nos contratos de concessão em regime público (Ex: na troca de obrigações de universalização = backhaul em todos os municípios). •Condicionamentos ao direito de exploração de serviços no regime privado (Ex: na licitação do espectro de 3G = celular em todos os municípios). •Atuar diretamente em programas de inclusão (exemplos): •GESAC •Telecentros Políticas Públicas em Telecomunicações

Infra-estrutura de Backhaul sendo progressivamente ampliada até Infra-estrutura de Backhaul Existente Backhaul STFC Troca de Obrigações de Universalização (PGMU), no Regime Público. Iniciativas Relevantes na Amazônia

Mais de 136 mil TUP instalados em toda a Amazônia Legal. Iniciativas Relevantes na Amazônia Terminais de Uso Público (TUP) no STFC Obrigação de Universalização (PGMU) no Regime Público.

Municípios Brasileiros que estavam sem cobertura SMP no final de Infra-estrutura SMP sendo progressivamente ampliada de forma a cobrir todo o país até SMP Condicionantes ao direito de exploração dos Serviços 3G, no Regime Privado. Iniciativas Relevantes na Amazônia

Municípios com cobertura SMP na Amazônia Legal: Em 2007 = 358 Atual 2009 = 560 Em 2010 = todos Iniciativas Relevantes na Amazônia

• Programa Banda Larga nas Escolas (desde 2008): –Conexão Banda Larga para todas as Escolas Públicas Urbanas do Brasil (até 2010). –Mais de 56 mil escolas públicas serão conectadas no país. –Na Amazônia Legal serão conectadas mais de escolas. Iniciativas Relevantes na Amazônia

GESAC – e-Gov  Acesso Internet banda larga para áreas remotas.  Serviço via satélite.  Pontos de presença: expansão em andamento de 3,5 mil pontos para 12 mil pontos.  Conexão de Órgãos Públicos.  Acesso em Telecentros.  Desenvolvimento de Projetos Comunitários.  Uso de software livre. Iniciativas Relevantes na Amazônia

• Telecentros Comunitários (MC) –Kit Telecentro para todas as Prefeituras Municipais do Brasil:. 10 computadores + 1 servidor. 1 impressora. 1 televisor + aparelho DVD. 1 projetor de imagens. acesso à internet em banda larga Iniciativas Relevantes na Amazônia

São Gabriel da Cachoeira – AM (TeleMedicina) Alta Floresta - MT Belém – PA (Oficina de Capacitação) Mucajaí - RR Alto Xingu – MT/PA Iniciativas Relevantes na Amazônia GESAC + Telecentros na Amazônia

Comentários Finais • O setor de telecomunicações tem se expandido de forma muito rápida no Brasil nos últimos dez anos. • O atendimento das demandas por serviços de telecomunicações constitui-se em enorme desafio no Brasil, dadas as diferentes realidades. • A utilização eficaz dos instrumentos regulatórios existentes viabiliza políticas públicas setoriais em telecomunicações, com resultados expressivos no período • A ação direta do Governo tem sido direcionada para a prestação de serviços em áreas remotas e na promoção de programas de inclusão.

Ministério das Comunicações Secretaria de Telecomunicações Roberto Pinto Martins