Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo

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Transcrição da apresentação:

Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo Seminário: Acidentes de Transporte na região metropolitana de São Paulo Luiz de Carvalho Montans montans@cetsp.com.br

80% Pedestres → 48% das mortes Motociclistas → 31% das mortes Principais problemas Pedestres → 48% das mortes Motociclistas → 31% das mortes 80%

Localização detalhada dos atropelamentos nas vias Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados - 2008 Localização detalhada dos atropelamentos nas vias 44% cruzando a via em local sem faixa de pedestres 29% cruzando a via fora da faixa de pedestres 10% cruzando a via na faixa de pedestres 10% andando/parado na via 7% andando/parado na calçada

Principais causas dos acidentes com motocicletas Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados - 2008 Principais causas dos acidentes com motocicletas 24% transitar entre duas faixas de tráfego 17% excesso de velocidade 14% imperícia

Acidentes fatais 2007/2008 Atropelamentos Atropelamentos envolvendo motocicleta Acid. com vítimas não pedestre Acid. com vítimas não pedestre envolvendo motocicleta

Atropelamentos fatais 2007/2008

Acidentes fatais envolvendo motocicletas 2007/2008 Acid. com vítimas não pedestre Atropelamentos envolvendo motocicleta

Nov/94 Cinto de Segurança Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução anual do número de mortes no trânsito por tipo de usuário Plano Cruzado Nov/94 Cinto de Segurança Impl. fiscalz. velocidade Jan/98 CTB “Lei Seca”

Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução mensal dos valores anuais móveis do total de mortes no trânsito (mortes nos 12 últimos meses)

MOTOCICLETAS

Resumo dos acidentes com motocicletas 1. A motocicleta é o principal vetor da violência do trânsito paulistano. envolveram-se em 60% dos acidentes com feridos

Resumo dos acidentes com motocicletas 2. Acidentes diurnos, mortes noturnas. 7 às 20 horas → 73% do total 18 às 7 horas → 64% das mortes

Resumo dos acidentes com motocicletas 3. A periferia é o endereço do acidente com motocicleta. 60% das vias mais perigosas → periferia

Resumo dos acidentes com motocicletas 4. A conduta de risco do motociclista determina a morte e o acidente. Em 74% dos acidentes fatais observaram-se as “condutas”: prática do “corredor” avanço do sinal vermelho conversão proibida contramão

Resumo dos acidentes com motocicletas 5. Motociclistas e motofretistas são um único personagem. os motofretistas são apenas 25% dos usuários

PEDESTRES

Fatores contribuintes Acidentes de trânsito fatais em São Paulo investigados – 2006 a 2009 Fatores humanos contribuintes para acidentes com pedestres (266 acidentes investigados) Fatores contribuintes Nº % Cruzar a via fora da faixa (localizada a menos de 50 m) 73 30 Cruzar via de trânsito rápido 56 24 (localizada a mais de 50 m) 48 20 Desrespeitou o semáforo 26 11 Outros 37 15 Total 240 100

VELOCIDADE

A questão da velocidade Velocidade é a variável comportamental de maior correlação com o risco de acidente, bem como suas consequências. Relação entre velocidade e risco não é linear. 50 km/h → 100 km/h → energia do movimento não é multiplicada por dois, mas sim por quatro.

Risco de ocorrência de acidentes em função da velocidade praticada na via • Fonte: Federal Office of Road Safety, Canberra, Austrália, 1997.

A questão da velocidade Estamos imbuídos de um respeito natural pela altura, mas não temos o respeito correspondente pela velocidade, embora ambos possam ser traduzidos em energia de movimento. Esquecemos que a possibilidade de corrigir erros depende da nossa velocidade. Depois do acidente não vemos o excesso de velocidade, mas sim o erro que normalmente ocasionou o acidente. O corpo humano suporta impactos de até aproximadamente 30 km/h.

Probabilidade de lesão fatal em colisão automóvel/pedestre Ashton (1992) •

VISÃO DE SEGURANÇA

Visão de Segurança Mobilidade deve se subordinar à Segurança. Se não podemos construir estradas e veículos seguros, teremos que reduzir a velocidade. Segurança deve ser o aspecto preponderante em relação aos outros no sistema de circulação.

INFRAÇÕES MAIS AUTUADAS DE ACORDO COM A NATUREZA DAS INFRAÇÕES

Infrações mais autuadas de acordo com a natureza das infrações Natureza da infração Porcentagem Rodízio 27,6 Velocidade 24,6 Estacionamento proibido 15,8 Telefone celular 7,3 Avançar semáforo 5,3 Fora da faixa destinada 3,9 Transitar na faixa exclusiva 3,0 Veículo de carga Cinto de segurança 2,3 Outras infrações 7,2

Registradores Fotográficos de Velocidade – 2009 (597 equipamentos) Radar fixo (121) Radar estático (124) Barreira eletrônica (153) REFIS (127) REIFEX (47) Fixo ZMRC (25)

Metas 2010 - Segurança

Resultados a serem alcançados

METAS 2010 - SEGURANÇA Índice de mortes por 10.000 veículos: 2009 Im = 2,1 2010 Im = 1,9 (redução de 9%) Número de mortes em acidentes de trânsito: 2009 N = 1382 2010 N = 1300 (redução de 5,9%)

Acidentes de trânsito fatais em São Paulo Evolução mensal dos valores anuais móveis de mortes em acidentes por GET’s

Meta por área GET-1 N = 96 (106) GET-2 N = 209 (229) dez/10 out/09 GET-1 N = 96 (106) GET-2 N = 209 (229) GET-3 N = 328 (352) GET-4 N = 165 (176) GET-5 N = 282 (312) GET-6 N = 85 (95) Rod. + SI N = 135 (140) Total N = 1300 (1410)

AÇÕES COMPORTAMENTAIS VOLTADAS À REDUÇÃO DO ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito MOTORISTA Dar prioridade ao pedestre nas faixas Usar o cinto dianteiro e traseiro Não beber ao dirigir Respeitar o semáforo vermelho Não acelere no amarelo, reduza e pare Respeitar a velocidade regulamentada na via Dar sinal ao mudar de faixa Na chuva reduza a velocidade Não falar ao celular Redobre a atenção com motocicletas Manter distância segura do veículo

Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito PEDESTRE Atravesse na faixa, aguarde a travessia na calçada e olhe o foco de pedestre Não ande na via ao lado de um gradil. O gradil foi colocado para direcionar a um local seguro de travessia Não use fone de ouvido ao atravessar a rua O pedestre não é preparado para conhecer as regras de trânsito e não avalia os riscos que corre quando desrespeita a sinalização

- Não atravesse fora da faixa, veja os perigos - Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito PEDESTRE - Não atravesse fora da faixa, veja os perigos - . Nos corredores de ônibus, autos parados e ônibus e motos andando Não atravesse na frente do ônibus parado Não atravesse entre carros estacionados, o motorista não vê o pedestre À noite a visibilidade do motorista é reduzida, nem sempre vê o pedestre O motorista está atento aos veículos em circulação e não com a possibilidade de pedestres atravessarem fora das travessias sinalizadas O pedestre não é preparado para conhecer as regras e não avalia os riscos que corre quando desrespeita a sinalização

Ações comportamentais voltadas à redução do envolvimento em acidentes de trânsito MOTOCICLISTA Não circule entre veículos Tenha certeza que é visto pelo motorista (retrovisor) Redobre a atenção em cruzamentos Respeite a velocidade da via

Luiz de Carvalho Montans montans@cetsp.com.br