A transformação pela EXCELÊNCIA EM GESTÃO - VIII Congresso do SICOMERCIO - 6/11/2007 Antonio Tadeu Pagliuso Superintendente Geral tadeu.pagliuso@fnq.org.br
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.
“Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos” Rede Brasileira da Qualidade, Produtividade & Competitividade -16 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
Destaques 54 16 +10 MILHÕES ~5.000 534.000 +1.000.000 +32.000 +15.000 MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO ® - MEG 534.000 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS +1.000.000 HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO +32.000 VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +15.000 MEMBROS APOIADORAS DA REDE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS Dados atualizados até setembro/2007
CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO E A EXCELÊNCIA EM GESTÃO
G.ARONSON CASA CENTRO MESBLA Bamerindus
Novos paradigmas nas organizações Redes e integração horizontal. Pirâmide e integração vertical. Estrutura Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade. Competição, regionalidade e relacionamento utilitário. Interação Partes integrantes do ecossistema da organização. Restrições sujeitas a considerações de custo/benefício. Sociedade e meio ambiente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo Para De
Novos paradigmas nas organizações (continuação) Maior conteúdo intelectual e o trabalho experiência mais rica e desafiadora. Automação. Mais tecnologia, menos pessoas. Tecnologia da Informação Função da escola e organização. Aprendizado contínuo para toda a vida. Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida. Aprendizado/ educação Crescimento exponencial e acesso universal. Crescimento linear e acesso restrito. Conhecimento Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema. Localizada, tarefa de experts. Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis. Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Líder: mentor, focalizador e símbolo.Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização. Liderança Para De
Posicionamento Conceitual “A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos com os quais interagem e dos quais dependem” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”
DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS Estudo SERASA e FNQ
O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.
EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
% sobre o faturamento líquido MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
% sobre o faturamento líquido MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas
MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO®
Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países
Modelo Brasileiro de Excelência em Gestão®
Modelo de Excelência em Gestão® O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos, que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança. Além disso, o modelo utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
Fundamentos da Excelência “Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”
Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 110 1.1 Sistema de liderança 40 1.2 Cultura da excelência 40 1.3 Análise do desempenho da organização 30 2 Estratégias e planos 60 2.1 Formulação das estratégias 30 2.2 Implementação das estratégias 30 3 Clientes 60 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 30 4 Sociedade 60 4.1 Responsabilidade socioambiental 30 4.2 Ética e desenvolvimento social 30 5 Informações e conhecimento 60 5.1 Informações da organização 20 5.2 Informações comparativas 20 5.3 Ativos intangíveis 20
Critérios de Excelência - 2007 Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 90 6.1 Sistemas de trabalho 30 6.2 Capacitação e desenvolvimento 30 6.3 Qualidade de vida 30 7 Processos 110 7.1 Processos principais do negócio e dos processos de apoio 50 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 30 7.3 Processos econômico- financeiros 30 8 Resultados 450 8.1 Resultados econômico - financeiros 100 8.1 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 100 8.3 Resultados relativos à sociedade 60 8.4 Resultados relativos às pessoas 60 8.5 Resultados dos proc. principais do negócio e dos proc. de apoio 100 8.6 Resultados relativos aos fornecedores 30 Total de Pontos 1000
O caminho para excelência Classe Mundial Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência Implementando as práticas de gestão Rumo a Excelência Compromisso com a Excelência Esforço
CONHECIMENTO DISPONÍVEL
CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)
Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários
RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS
SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio
Muere lentamente, quien abandona un proyecto antes de iniciarlo, no preguntando de un asunto que desconoce o no respondiendo cuando le indagan sobre algo que sabe. Evitemos la muerte en suaves cuotas, recordando SIEMPRE que estar vivo exige un esfuerzo mucho mayor que el simple hecho de respirar. Solamente la ardiente paciencia hará que conquistemos una espléndida felicidad. Muere lentamente quien evita la pasión del cambio quien prefiere el negro sobre el blanco y los puntos sobre las "ies" a un remolino de emociones... Muere lentamente quien se transforma en esclavo del hábito, repitiendo todos los días los mismos trayectos…quien no cambia de marca, quien no arriesga vestir un color nuevo y no le habla a quien no conoce…. PABLO NERUDA