Margaret Fuller.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
É menina... (Síntese do debate sobre os Direitos das Mulheres inserido no tema “Igualdade”)
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Leitura.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
SOCIABILIDADE E SOCIALIZAÇÃO
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
Mulheres nos anos 2000.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
As Diferenças entre Homens e Mulheres
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
Divisões da Filosofia.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Cerimonial e Protocolo
CIDADANIA.
OS MOVIMENTOS FEMINISTAS
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
Características da cultura
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Rainha das Virgens.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Revisão para Avaliação I
CASADOS...  .
Amor e Sexualidade.
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
Cultura Afro - Brasileira
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Cultura Afro - Brasileira
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Evolução familiar em Portugal
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
poetisa e contista brasileira, doceira de profissão
PONTO G Martha Medeiros.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
As épocas que os escritores viviam
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 31/7/ :14 1.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Então da costela que o senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e a trouxe ao homem.
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
William Shakespeare Nasceu na Inglaterra, em 23 de abril de 1565.
OS DIREITOS DA CRIANÇA “O mundo que deixamos às nossas crianças depende das crianças que deixarmos ao nosso mundo”
A luta por participação política
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Antiguidade grega e romana
Nascimento: 25 de maio de 1803, em Boston, Massachusetts; Filho de Ruth Haskins e do Reverendo William Emerson Educado em Harvard e tornou-se pastor aos.
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
O desenvolvimento do adulto
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
Teoria Crítica e Direito (Aula 4) Mariana Pimentel Escola Judicial – TRT/PB.
Filosofia / sociologia.  Discussão atual...  Biologia/genética define completamente ou adequadamente o gênero do indivíduo?
Os Irmãos Grimm.
MOVIMENTO FEMINISTA : O movimento feminista é um movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.
Transcrição da apresentação:

Margaret Fuller

Sarah Margaret Fuller (1810-1850), foi uma feminista americana, crítico cultural, e transcendentalista, lutou pela igualdade dos sexos.  Não muito tempo depois de seu nascimento em 23 de maio de 1810 em Cambridge, Massachusetts os pais de Margaret Fuller começaram a educá-la em casa como uma criança prodígio.

Foi uma jornalista feminista; Considerada por alguns dos seus contemporâneos como uma mulher de intelecto privilegiado, aprendeu latim clássico ainda criança; Fluente em vários idiomas e grande conhecedora da literatura universal, foi altamente prejudicada em sua formação por que as instituições de aprendizagem mais elevadas eram fechadas às mulheres, em seu tempo; Convidada por Emerson, Thoreau, e outros importantes filosóficos de então, editou o Dial, uma publicação trimestral sobre filosofia transcendentalista, reconhecida como o primeiro diário literário de América; Principal obra: A Mulher no Século XIX (1845); torna-se a primeira jornalista profissional estadunidense; Fuller e Poe são apontados como os dois críticos literários mais importantes do século XIX.

A mulher Em todos os escritos de Fuller, há temas similares: igualdade para os sexos, reforma e, até certo ponto, a natureza. Em A mulher , ela enfoca mais a autoconfiança, com vistas ao desenvolvimento do indivíduo. Fuller tenta provar que a mulher, especialmente, merece o direito de se descobrir como sujeito, em vez de contar com o homem para isso. Ela parte do princípio de que "...há na mente dos homens [brancos] um tom de sentimento em relação às mulheres igual àquele em relação aos escravos...". No clima dos idos de 1840, essa afirmativa é chocante, principalmente, porque externada pela voz de uma mulher.

Em 1847 radicou-se em Roma onde conheceu e viveu com um jovem pobre, mas bonito marquês italiano, Angelo Ossoli, demonstrando sua crença no amor e na liberdade para as mulheres. Quando o filho que teve com Ossoli em 1849 fez um ano de idade, eles anunciaram seu casamento. 

Esposa, marido, filho morrem afogados em 19 de julho de 1850. Em maio de 1850 Fuller e sua família embarcou para Nova York em um navio que naufragou. Esposa, marido, filho morrem afogados em 19 de julho de 1850. 

“O homem civilizado tem uma cabeça mais aberta, mas uma natureza mais imperfeita que o selvagem.” Elizabet Fuller 

No memorial de Margaret Fuller há uma placa onde se pode ler: “Por nascimento, uma criança da Nova Inglaterra; por adoção, uma cidadã de Roma; por genialidade, pertencente ao mundo. Na juventude, uma estudante insaciável, procurando a cultura mais elevada; nos anos de juventude, professora, escritora, crítica da literatura e da arte; na idade madura, companheira e ajudante de muitos reformistas sérios na América e na Europa”.