V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Diretor Substituto da Qualidade
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Normalização na área de Explosões
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Introdução à Qualidade
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
Acreditação de organismos de avaliação de conformidade
Marcelo Castilho de Freitas
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
5. Abordagem como um sistema de gestão
Necessidades Relativas a Metrologia
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Reunião Plenária da RBMLQ-I Florianópolis, 06/06/2013 ESPAÇO DCONF Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Aula 9 – Conceito de Conformidade
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
Conteúdo programático
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Petrópolis, 13/10/2008

O que motivou? Necessidade de padronizar os conceitos acerca da atividade de Avaliação da Conformidade; Necessidade de uniformizar e nivelar as informações sobre a atividade, principalmente, no âmbito da Dqual; Minimizar a ocorrência da utilização de termos e conceitos tecnicamente incorretos, nos diferentes canais de interação (site, documentos, palestras, ...) e que favorecem a desinformação, por parte da sociedade, sobre o que de fato fazemos e os limites de nossa competência.

O que é Avaliação da Conformidade ? As principais definições, com significados semelhantes, são: Definição da ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005: "demonstração de que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema, pessoa ou organismo são atendidos." Definição da OMC - Acordo sobre Barreiras Técnicas, Anexo 1: "qualquer procedimento utilizado, direta ou indiretamente, para determinar que as prescrições pertinentes de regulamentos técnicos ou normas são cumpridos." Definição do Inmetro : procedimento que objetiva prover adequado grau de confiança em um determinado produto, mediante o atendimento de requisitos definidos em normas ou regulamentos técnicos.

O que seria “um adequado grau de confiança”? A definição do adequado grau de confiança implica na necessidade de associá-lo ao preço a ser pago pela sociedade. Quanto maior o grau de confiança, maior o custo do produto final e, conseqüentemente, maior o preço. O desafio é estabelecer a melhor relação Confiança x Preço, sem inviabilizar a competitividade do produto nacional ou torná-lo inacessível ao consumidor. Uma analogia simplista poderia ser feita usando um exemplo do setor automobilístico, entre um carro popular 1.0 e um modelo de luxo. Ambos devem atender a requisitos mínimos de segurança, mas os desempenhos, no que diz respeito à proteção oferecida, não podem ser comparados. Melhor exemplificando: “Ambos possuem cinto de segurança. Entretanto, o modelo de luxo, além do cinto de segurança, possui também air-bag, o que faz com que ele ofereça um nível maior de segurança, mas também com que seja colocado no mercado com um preço mais elevado. Porém, ambos, tanto o carro popular quanto o modelo de luxo, atendem aos requisitos mínimos de segurança definidos na legislação brasileira. Outro exemplo, ainda no setor automobilístico, diz respeito ao carro blindado. Ele é, obviamente, muito mais seguro do que o não blindado. Mas a opção pela blindagem, em muitos casos, praticamente dobra o seu preço.

Avaliação da Conformidade - Desafio Grau de Confiança O Ponto ideal localiza-se nessa região Custo

A presença do selo do Inmetro garante a qualidade do produto? Não. Quem garante a qualidade do produto é seu fornecedor (fabricante, importador ou vendedor, conforme definido no Código de Defesa do Consumidor). O selo de identificação da conformidade indica que normas ou regulamentos desenvolvidos para aquela categoria de produto foram observados na sua concepção/fabricação/colocação no mercado. Portanto, os programas de Avaliação da Conformidade estabelecem os requisitos mínimos de segurança aos quais os produtos de uma mesma categoria devem atender. Entretanto, isso não significa dizer que são similares. Pelo contrário, a Avaliação da Conformidade estimula a busca contínua, pelo fornecedor, do aperfeiçoamento do produto, no sentido de definir diferencial competitivo e, conseqüentemente, conquistar a preferência do consumidor. Os programas de Avaliação da Conformidade desenvolvidos pelo Inmetro têm como foco a segurança e a saúde do cidadão e a proteção do meio ambiente.

Qual é o papel do Inmetro ao estabelecer PACs? O Inmetro define as regras em documentos específicos (o que e como avaliar cada produto), promove o desenvolvimento da infra-estrutura para avaliação (laboratórios de calibração e de ensaios, padrões metrológicos, organismos de certificação acreditados, normas técnicas, etc), implementa a avaliação e dá assistência às partes interessadas, em especial às micro e pequenas empresas. Além disso, faz o acompanhamento do produto no mercado, estabelecendo penalidades, quando identificadas não conformidades intencionais, ou aperfeiçoando o Programa de Avaliação da Conformidade, quando identificadas não conformidades sistemáticas.

O Inmetro certifica os produtos que levam o seu selo? A resposta à pergunta é não. O Inmetro não certifica o produto. A certificação é feita por um organismo acreditado pelo Inmetro. A acreditação é palavra da língua portuguesa, de uso recente no Brasil. Assim, é fundamental o entendimento de que acreditação não é delegação de competência. Ao acreditar o organismo, com base em critérios internacionalmente aceitos, o Inmetro o reconhece tecnicamente competente para efetuar a avaliação da conformidade de um determinado produto. Adicionalmente, cabe destacar que a certificação é o mecanismo de Avaliação da Conformidade mais praticado no Brasil, mas não é o único. Existem outros, como a declaração do fornecedor e a inspeção.