Introdução a Microeconomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
TEORIA DA PRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Introdução Curva de Oferta Teoria da Produção Teoria da Firma
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
Análise da Oferta de Mercado
O Modelo da Procura e Oferta
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
Comercialização de Produtos Agrícolas
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
Introdução à Microeconomia
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Prof. Frederico Cavalcanti
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
Fundamentos de economia
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
Contabilidade Nacional
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Prof. João Carlos Bragança
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia.
Assuntos preliminares
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
Microeconomia Aula 2.
MICROECONOMIA.
DEMANDA.
Oferta de Mercado Aula 5.
Oferta e Demanda.
Microeconomia Aula 4.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Introdução à Microeconomia
Noções de Microeconomia
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

Introdução a Microeconomia

Conceito A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos.

Assim, enquanto a Macroeconomia enfoca o comportamento da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos.

A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

Ótica ou ponto de vista Do ponto de vista da Administração de Empresas, que estuda uma empresa especifica, prevalece a visão contabil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomina a visão do mercado como um todo. (gosto do consumidor).

A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são tratados os custos de produção, pois o economista analisa não só os custos efetivamente incorridos, mas também aqueles decorrentes das oportunidades sacrificadas, ou seja, dos custos de oportunidade ou implícitos. Agentes da demanda= consumidor

Coeteris paribus Para analisar um mercado especifico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante(em latim, coeteris paribus). O foco do estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou nada.

Com essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos:consumidores e produtores – nesse particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.

Sabemos por exemplo, que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores. Para analisar o efeito do preço sobre a procura supomos que a renda permanece constante(coeteris paribus); da mesma forma, para avaliar a relação entre a procura e a renda dos consumidores, supomos que o preço da mercadoria não varia. Temos assim o efeito puro de cada uma dessas variáveis sobre a procura.

Analise da demanda Ou procura de uma mercadoria ou serviço divide- se em teoria do consumidor(demanda individual) e teoria da demanda de mercado.

Teoria de demanda de mercado: a procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo. Para estudar-se a preferência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese do coeteris paribus, ou seja, considera-se cada uma dessas variáveis separadamente.

Analise da oferta A teoria da firma de um bem ou serviço também subdivide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado. Dentro da analise da oferta da firma são abordadas a teoria da produção, que analisa as relações entre quantidades físicas do produto e os fatores de produção, e a teria dos custos de produção, que incorpora, alem das quantidades físicas os preços dos insumos.

Teoria da firma Segundo essa teoria, as firmas trabalham com o lado da oferta de mercado, ou seja, com os produtos que vão oferecer aos consumidores, como bens e serviços produzidos. As firmas são de extrema importância para os mercados, pois reúnem o capital e o trabalho para realizar a produção e são as responsáveis por agregar valor às matérias-primas utilizadas nesse processo, com uso de tecnologia.

As empresas produzem conforme a demanda do mercado e a oferta é ajustada por aqueles que estão dispostos a consumir. A Teoria da Firma não tem como objetivo o interesse de definir a empresa do ponto de vista jurídico ou contábil. A empresa é vista com uma unidade técnica de produção, propriedade de indivíduos ou famílias que compram fatores de produção para produção de bens e serviços.

A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha. é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam as mudanças em seu ambiente. Os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores estão basicamente ligados à sua restrição orçamentárias e preferências. Os principais instrumentos para a análise e determinação de consumo são a curva de indiferença e a restrição orçamentária. Para a Teoria do Consumidor, as pessoas escolhem obter um bem em detrimento do outro em virtude da utilidade que ele lhe proporciona.