ENEM 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
Advertisements

O Impacto das Mudanças no Cotidiano dos Trabalhadores
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Sistema de Informação Gerencial
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
" Conquistar a felicidade "
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EMPREGABILIDADE.
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
ATENÇÃO: ESTE QUIZ DEVERÁ SER FEITO EM FORMATO FLASH E EM HTML5
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
DESEMPREGO.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
A RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA/TRABALHO
13 de maio – Abolição da escravatura
Sociedade da Informação no Brasil
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Conclusões ETAPA VER d Campanha Europeia 1 Maio 2010 – 1 Maio 2012.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
SEMINÁRIO DO CONE SUL “ ECONOMIA INFORMAL, SINDICALISMO E TRABALHO DECENTE” Montevideo, Uruguay de junho e 01 de julho de 2004 CLAUDIO OLIVEIRA.
Mecanização e Automação nos Campos Experimentais da Embrapa
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
UM CLUBE DINÂMICO MÃOS QUE PEDEM MÃOS QUE DÃO AS MELHORES PRÁTICAS.
Dimensões da Globalização
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
O contexto em que as empresas operam
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Projeto Cidadania.
Professor: Felipe Alves
Trabalho infantil Fernanda Carvalho e Anna Carolina Sousa t:72
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
Estatística de Resposta T.1
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
EMENDA 3 Joaquim Gomes Pereira Emenda 3 emprego... ou.... PJ Autor: ex-senador Nei Suassuna (PMDB­PB).
CONTRATO DE TRABALHO.
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
Vulnerabilidade na Saúde Pública
Teoria das restrições Aula 08.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Ergonomia Kevin Gabriel Goetz RA
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO II– MARKETING CULTURAL MÓDULO II– MARKETING CULTURAL.
Ao acordar, manifeste sua gratidão ao universo…
• • • INFRA-ESTRUTURA RECURSOS HUMANOS; INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS;
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
A melhoria de vida propiciada pelos avanços tecnológicos não é nada fácil mas retroceder pode ser mais difícil ainda. 1.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
Sugestão de Vídeo Parte 1
TRABALHADORES: - subnutridos; - doentes sem qualquer cuidado; - feridos sem qualquer socorro; - que vieram de localidades distantes e não sabem dizer onde.
Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
Não é requisito para ser empregador ter personalidade jurídica.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Legislação Trabalhista
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

ENEM 2010

Como o trabalho constrói a dignidade humana? PLANEJANDO A REDAÇÃO ENEM 2010 – O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.   Questione o tema: Como o trabalho constrói a dignidade humana? De que forma a dignidade humana é desrespeitada no trabalho? Há trabalhos que priorizam a dignidade humana e outras que a denigrem? Assunto: Trabalho Objetivo: Mostrar que a dignidade humana pode ser construída ou denegrida no contexto do trabalho.

Argumentos: - A realidade e necessidade do trabalho na sociedade; - Apesar da abolição da escravatura ainda há patrões que exploram de empregados; - Horários excessivos, baixas remunerações, péssimas condições de trabalho são exemplos de trabalho degradante; - Desenvolvimento de novas tecnologias muda alguns setores do trabalho e proporciona mais dignidade ao trabalhador; * Aprimorar e colocar em prática as leis de proteção ao trabalhador; * Qualificar a mão-de-obra do trabalhador para que ele se adapte às novas tecnologias do serviço.

Do indigno ao digno   Em 1936, Charles Chaplin, no filme “Tempos Modernos”, interpretou um operário que exercia uma ação repetitiva de apertar parafusos, a qual lhe resultou uma séria estafa. Os anos passaram e as formas de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares onde as condições trabalhistas exploram exageradamente o funcionário e há aqueles em que elas são mais benéficas.

Após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, esperava-se que o trabalho escravo deixaria de existir, no entanto a realidade, hoje, continua a apresentar contornos de exploração escravista. Alguns mercados, como exemplo o agropecuário e o carvoeiro, possuem trabalhadores cumprindo horários além do permitido legalmente, sem carteira assinada e com salários incompatíveis com a função exercida. A dignidade humana, desse modo, torna-se precária e o caso se complica uma vez que não há como abandonar o trabalho. Muitos trabalhadores, além da necessidade do emprego para sobreviver, às vezes devem a seus patrões adiantamentos e/ou material utilizado no serviço prestado, o que dificulta se desligar dele.

A situação degradante de alguns trabalhadores choca-se com as boas condições existentes em outros setores empregatícios. O desenvolvimento de inúmeras tecnologias propiciou mais segurança e facilitou o manuseio de elementos que outrora geravam riscos à vida do funcionário. Atualmente é possível trabalhar em casa e fazer o retorno do serviço via internet, ou seja, o empregado faz seu horário e cumpre suas metas. Resultantes também desse avanço são os novos meios de prestação de serviços que vieram munidos de maquinários mais seguros. Tais mudanças permitem às pessoas terem uma atividade mais digna e sem exploração exagerada. Ainda corroborou para uma melhora na vida do trabalhador a criação de diversos direitos trabalhistas nas leis brasileiras.

A dignidade do homem via o trabalho tem a face da exploração e da tranquilidade. A alteração desse quadro, para que se tenha apenas as benesses, pode vir da cobrança mais exaustiva das leis de proteção ao trabalhador, com fiscalização rígida àqueles que exploram. Mas é importante que as pessoas se qualifiquem mais afim de se tornar uma mão-de-obra específica e desse modo se beneficiar das ofertas de emprego mais dignas.

Em 1936, Charles Chaplin lançava o filme “Tempos Modernos”, em que apresentava uma cena de um operário em uma ação repetitiva que lhe resultou uma séria estafa. Os anos se passaram e as condições de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares que exploram exageradamente do trabalhador e há aqueles em que as condições são mais benéficas. Em 1936, Charles Chaplin, no filme “Tempos Modernos”, interpretou um operário que exercia uma ação repetitiva de apertar parafusos, a qual lhe resultou uma séria estafa. Os anos passaram e as formas de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares onde as condições trabalhistas exploram exageradamente o funcionário e há aqueles em que elas são mais benéficas. (introdução final/revisada)