Desafios do Novo Modelo de Educação Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
A Educação do Nosso Tempo
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Avaliação Institucional
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
O perfil do novo profissional da área de transmissão
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Bacharelado em Sistemas de Informações
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Talentos para Inovação
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Como é recrutado o profissional da qualidade
Premissas Dados das Microrregiões.
Autoavaliação Institucional e a CPA
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Transcrição da apresentação:

Desafios do Novo Modelo de Educação Corporativa III Oficina de Educação Corporativa Desafios do Novo Modelo de Educação Corporativa Brasília, 03/05/2005

A Universidade PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa A Universidade PETROBRAS

PRINCIPAIS DESAFIOS DA PETROBRAS PARA PRÓXIMA DÉCADA III Oficina de Educação Corporativa PRINCIPAIS DESAFIOS DA PETROBRAS PARA PRÓXIMA DÉCADA Empresa integrada de energia, com forte presença internacional e líder na América Latina; Corpo técnico e gerencial capacitado para superar as metas; Foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental; Excelência operacional, de gestão e domínio tecnológico; Contribuição para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

ESTRUTURA BÁSICA DA PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa ESTRUTURA BÁSICA DA PETROBRAS Comitê de Negócios C.F. C.A. Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Jurídico Comunicação Institucional Estratégia Corporativa Novos Negócios Gestão de Desempenho Empresarial Auditoria Interna Recursos Humanos E&P Corporativo Sul-Sudeste Norte-Nordeste Assessoria de Gás & Energia Conservação de Energia, Energia Renovável e Suporte ao Conpet Gás Natural Energia Finanças Corporativas e Tesouraria Contabilidade Financiamento de Projetos Relacionamento com Investidores Administração Tributária Planejto Financ e Gestão de Riscos Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) Materiais Engenharia Tecnologia da Informação Serviços Compartilhados Segurança, Meio Ambiente e Saúde Gás & Energia Abastecimento (Downstream) Planejamento e Serviços Internacionais E&P Internacional Gás, Energia e Engenharia Internacional Serviços Logística e Planejamento Refino Marketing e Comercialização Petroquímica Financeira (Upstream) Diretoria Executiva Presidente Abastecimento Internacional Gabinete do Presidente Secretaria Geral

ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa ESTRUTURA DA UNIVERSIDADE PETROBRAS UNIVERSIDADE PETROBRAS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ÁREA INTERNACIONAL ESCOLA DE ESCOLA DE ESCOLA DE CIÊNCIAS E ESCOLA DE ESCOLA DE CIÊNCIAS E CIÊNCIAS E SUPORTE À TECNOLOGIAS GESTÃO E ENGENHARIA E TECNOLOGIAS TECNOLOGIAS GESTÃO E&P ABAST GÁS E ENERGIA NEGÓCIOS TECNOLOGIA EXPLORAÇÃO GESTÃO DE CAMPUS PESSOAS E RIO/SÃO PAULO PERFURAÇÃO PROCESSOS PRODUÇÃO GESTÃO 2 COORDENADORES 2 SUPERVISORES EMPRESARIAL/ PÓS GRADUAÇÃO ECONOMICO- CAMPUS SALVADOR/ CENTRO DE ESTUDOS FINANCEIRA TAQUIPE RESP. SOCIAL, SMS E 2 COORDENADORES 3 SUPERVISORES FORMAÇÃO PROFISSIONAL CAMPUS VIRTUAL PÓS GRADUAÇÃO 1 COORDENADOR CENTRO DE ESTUDOS 1 SUPERVISOR SAP R/3

III Oficina de Educação Corporativa A nova concepção da Universidade diante dos desafios estratégicos da PETROBRAS A Universidade PETROBRAS é um sistema educacional, no qual os processos são vinculados às estratégias de negócio da Companhia; É papel da Universidade contextualizar a união das ciências naturais com as ciências sociais e humanas dentro da cultura PETROBRAS, como empresa integrada de energia . É papel da Universidade fomentar continuamente a evolução cultural da Companhia; Cabe à Universidade estimular o desenvolvimento da consciência crítica e democratizar o acesso ao conhecimento junto aos seus diversos públicos de interesse; É atribuição da Universidade criar as condições organizacionais para viabilizar o desenvolvimento das pessoas como diferencial da Companhia.

As Escolas e suas relações sistêmicas: Relacionamento em rede com os comitês técnicos e demais orientadores corporativos das áreas de negócio, corporativas e serviços; Relacionamento com os agentes de RH da Companhia; Relacionamento com organismos nacionais e internacionais (universidades, centros de pesquisa etc.); Relações matriciais das Escolas na Universidade PETROBRAS.

Estrutura multilocalizada, valorizando a diversidade local e mantendo a unidade: Unidade de metodologia, gestão, processos, identidade visual; Mesma filosofia de prestação de serviços; Respeito à diversidade local: regimes de trabalho, calendário, horários, aspectos culturais, legislação vigente etc.

CORPO DOCENTE DA UNIVERSIDADE PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa CORPO DOCENTE DA UNIVERSIDADE PETROBRAS 56 Professores Permanentes: Doutores 13 Mestres 28 Especialistas 15 500 Professores Internos Convidados 300 Professores Externos

MODALIDADES DE ATENDIMENTO III Oficina de Educação Corporativa MODALIDADES DE ATENDIMENTO Cursos de Formação Cursos de Aperfeiçoamento e Reciclagem (curta e média duração) Especializações Mestrados e Doutorados

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PETROBRAS

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO III Oficina de Educação Corporativa CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO Química do Petróleo 1.120 h Engenharia do Petróleo 960 h Geofísica do Petróleo 782 h Geologia do Petróleo 728 h CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO AVANÇADO Curso de Geologia (CAGEO) 480 h Curso de Geofísica (CAGEF) 480 h Curso de Produção (CAPRO) 480 h Curso de Perfuração (CAPER) 480 h Curso de Processo de Separação (CAPROC) 480 h Curso de Transferência de Calor (CATRAN) 480 h Curso de Processo Catalítico (CACAT) 480 h

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO III Oficina de Educação Corporativa CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ABASTECIMENTO Engenharia de Processamento de Petróleo 1.056 h Engenharia Mecânica 910 h Engenharia Elétrica 822 h Engenharia Eletrônica 752 h Engenharia Naval 388 h Engenharia de Segurança 380 h Engenharia de Inspeção de Equipamentos 380 h Engenharia de Terminais e Dutos 380 h CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO AVANÇADO Curso de Sistemas Elétricos Industriais (CASEI) 560 h Curso de Análise de Tensões (CATEN) 600 h Curso de Instrumentação e Controle (CAVIC) 600 h Curso de Tecnologia de Materiais (CATEMA) 600 h Curso de Inteligência Artificial (CAVIAR) 600 h

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO III Oficina de Educação Corporativa CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E NEGÓCIOS Administração 652 h Contabilidade 504 h Comércio e Suprimento de Petróleo 884 h Economia 380 h Análise de Sistemas 1.584 h Formação Gerencial 444 h

Programas de Formação III Oficina de Educação Corporativa

Programas de Formação OBJETIVOS: III Oficina de Educação Corporativa Programas de Formação OBJETIVOS: Complementar a formação acadêmica com as técnicas e disciplinas inerentes às atividades da Petrobras. Estimular o desenvolvimento da postura de empreendedor no exercício das funções técnicas e/ou executivas, visando a inovação e a formação de uma cultura de resultados. Desenvolver a capacidade crítica para a análise, acompanhamento e aprimoramento dos processos, das metodologias e instrumentos de gestão. Ampliar o potencial profissional e agregar valor ao desempenho dos participantes. Desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e subsidiar o processo de auto desenvolvimento. Avaliar a adequação do perfil dos candidatos ao perfil desejado pela empresa.

Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS: Administrador III Oficina de Educação Corporativa Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS: Administrador Analista de Comércio e Suprimento Analista de Pesquisa Operacional Analista de Transporte Maritimo Analista de Sistemas Arquiteto Auditor Bibliotecário Biólogo Contador Dentista Economista Engenheiro Agrônomo Engenheiro Civil Engenheiro de Equipamentos – Elétrica

Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS (Cont.): III Oficina de Educação Corporativa Programas de Formação CURSOS JÀ REALIZADOS (Cont.): Engenheiro de Equipamentos – Eletrônica Engenheiro de Equipamentos – Inspeção Engenheiro de Equipamentos – Mecânica Engenheiro de Geodésia Engenheiro de Minas Engenheiro de Petróleo Engenheiro de Processamento Engenheiro de Produção Engenheiro de Segurança Engenheiro de Terminais e Dutos Engenheiro Naval Júnior Geofísico Geólogo Profissionais de Comunicação Químico de Petróleo

Programas de Formação DURAÇÃO DOS CURSOS: III Oficina de Educação Corporativa Programas de Formação DURAÇÃO DOS CURSOS: De 03 à 13 meses, dependendo da Carreira. DIMENSÕES DOS CURSOS: Institucional Gestão de Negócios Técnica Vivencial

REALIZAÇÕES DA UNIVERSIDADE EM 2004 XXIX Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Nordestinas REALIZAÇÕES DA UNIVERSIDADE EM 2004 Programa de Formação (Especialização de Trainees): Realizadas 1.319.196 HHT Formados 1.043 trainees Em curso 719 trainees Programa de Treinamento no Exterior: Treinados 1.510 participantes Resultados da Universidade PETROBRAS: Realizadas 4.072.081 HHT Treinados 34.496 participantes

PROGRAMA DE MESTRES & DOUTORES DA ÁREA DE ABASTECIMENTO III Oficina de Educação Corporativa PROGRAMA DE MESTRES & DOUTORES DA ÁREA DE ABASTECIMENTO

III Oficina de Educação Corporativa Objetivos Organizar corporativamente os esforços realizados pela Companhia nesta área para: Fortalecer as competências na área de refino; Aprofundar conhecimento em processos, produtos, equipamentos e meio-ambiente; Permitir saltos tecnológicos; Criar lastro de capacitação nas Universidades; Fortalecer as redes de conhecimento.

Áreas de P&D e Seleção das Universidades III Oficina de Educação Corporativa Áreas de P&D e Seleção das Universidades Engenharia Química (UFBA) Engenharia Mecânica (PUC-RJ, COPPE, USP e UNICAMP) Engenharia Elétrica e Eletrônica (COPPE, UFMG, USP, ITA e UFRGS) Engenharia de Materiais (UFSCAR, PUC-RJ, COPPE, USP, UFRGS, UFMG e UFSC)

da Educação Corporativa III Oficina de Educação Corporativa Novos Desafios da Educação Corporativa

Principais Desafios Estar apta a dar uma pronta resposta; III Oficina de Educação Corporativa Principais Desafios Fazer mapeamento continuo de competências críticas; Acompanhar a evolução das demandas estratégicas (Petrobras como empresa de energia); Estar apta a dar uma pronta resposta; Adotar um modelo efetivo que contemple o ensino a distância; Certificar oficialmente os seus programas ;

Formar um corpo docente capaz de superar os desafios; III Oficina de Educação Corporativa Formar um corpo docente capaz de superar os desafios; Medir o retorno sobre os investimentos; Utilizar a educação corporativa como fator de inclusão social.

Universidade PETROBRAS III Oficina de Educação Corporativa Universidade PETROBRAS Walter Brito Gerente Geral E-Mail: wbrito@petrobras.com.br Tel: (21) 3876-3790 Fax: (21) 3876-50360