Factor-chave de êxito: colaboração com a comunidade empresarial Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

Processos e regras de base
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
BENCHMARKING.
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
“A Visão do Gestor Público” Ricardo de Oliveira
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Co-creation, Crowdsourcing, Peer production, Crowdfunding
A importância da Gestão do Conhecimento nas organizações
Gestão de conhecimento em organizações portuguesas
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS POLÍTICOS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Ana Cristina Ghisleni
Desenvolvimento organizacional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA Maputo, 7-11 maio 2012.
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A Pirataria e a Ética Informática
Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política
E-Business a Nova Economia
Modelo de Excelência em Gestão
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Escola Secundária Fernando Namora
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
QNQ – Uma breve introdução Edda Grunwald, Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
WORKSHOP REGIONAL DE CAPITALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Maputo, 7-11 maio 2012.
Formação Profissional IV
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Seminário Avançado - Eletiva A
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
SOCIOLOGIA – 2ºANO ENSINO MÉDIO.
“ 2 ª Etapa”  Abril e Maio Segundo Evert Gumerson e fundamentado por McKenna  O marketing está assumindo uma nova tarefa que é integrar o cliente.
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
Uma abordagem inovadora para gerenciar e planejar o futuro da cidade Outubro 15, 2007 O ACORDO DE VANCOUVER.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Configurações Organizacionais
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Competências Interpessoais Objetivos
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Apoio e Agradecimento: Resultados: A análise do SERVQUAL permitiu ao CIPS identificar as reais expectativas dos seus clientes, tanto doadores como beneficiários,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Transcrição da apresentação:

Factor-chave de êxito: colaboração com a comunidade empresarial Guido Lotz Workshop Internacional do FormPRO sobre o QNQ, 21 a 22 de Fevereiro de 2013

Quais são os objectivos e as vantagens? Conteúdo Que desafios se colocam? Como conseguir que a cooperação funcione?

Quais são os objectivos e as vantagens? A colaboração com a comunidade empresarial é um factor-chave de êxito para aumentar a relevância e a qualidade do ETFP – e para o funcionamento dos Quadros de Qualificações  Ampliar a competência e a base de recursos  Tornar o ETFP mais responsivo às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade  Alcançar uma ampla aceitação para as qualificações Existe um amplo consenso sobre as vantagens de envolver activamente a comunidade empresarial no ETFP

Que desafios se colocam?... porém, na prática, o estabelecimento de uma colaboração orientada para os resultados constitui um desafio Desafios típicos (exemplos):  Em geral, não existe uma tradição de colaboração orientada para os resultados  desconhecimento das vantagens da colaboração ou um conhecimento apenas teórico  ausência de relações e mecanismos (institucionalizados)  dificuldade em compreender o outro parceiro, geralmente associada a preconceitos e falta de confiança  Insuficiente capacidade para estabelecer e implementar uma colaboração orientada para os resultados

Que desafios se colocam?  Diferentes mandatos, interesses e limitações  Estado/ Governo: simultaneamente ao serviço das necessidades do mercado de trabalho e das necessidades sociais ao nível da sociedade  Empresas individuais: procura de soluções para as demandas específicas (de mão-de-obra qualificada)  Concertação de diferentes interesses e obtenção de um entendimento comum  objectivos e vantagens específicos da colaboração  vias para os alcançar Desafios típicos (exemplos) continuação:

Como conseguir que a colaboração funcione? Algumas lições aprendidas :  O princípio da “parceria de igual para igual” é fundamental  Seguir uma abordagem de ganhos mútuos (“win-win”) centrada nos interesses e vantagens de ambas as partes  Ser realista e pragmático  Partir dos potenciais existentes e produzir exemplos de boas práticas  Seguir uma abordagem “step by step” e apostar na simplicidade