Apresentam: Estudo do Setor Coureiro-Calçadista de Franca e Região Março 2011.

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Transcrição da apresentação:

apresentam: Estudo do Setor Coureiro-Calçadista de Franca e Região Março 2011

Pólo Calçadista Visão Geral do Setor Considerações Finais Censo 1984 vs Visão Geral do Setor

Setor Coureiro-Calçadista de Franca e Região  O Pólo de Franca e região oferece uma completa integração entre todos os principais segmentos da cadeia produtiva coureiro-calçadista;  Dela fazem parte fornecedores de insumos e matérias-primas, prestadores de serviços e produtores de calçados, artefatos de couro e artigos de viagem, em um total de empresas formais, ativas e com ao menos um funcionário registrado;  Deste total, 63% podem ser consideradas micro empresas, com até 19 empregados;  Incluindo todos os segmentos citados, o pólo oferece emprego a mais de 32 mil pessoas apenas nas atividades industriais;  79% das vendas das empresas fornecedoras de insumos/matérias-primas locais são destinadas às indústrias instaladas no próprio pólo de Franca e Região;  95% das empresas prestadoras de serviço ofertam seus serviços exclusivamente às empresas calçadistas do pólo;  58% dos insumos e matérias-primas consumidos pelas indústrias de calçados da região, são produzidos dentro da própria região;  As indústrias de calçados locais contratam quase 100% dos serviços terceirizados dos prestadores de serviços localizados no próprio pólo.

Empresas e Pessoal Ocupado por Segmento. 46% das empresas são produtoras de calçados e/ou artefatos e empregam 69% dos funcionários Total de Empresas = Pessoal ocupado =

Insumos e Matérias-Primas

Empresas Fornecedoras ¹ % sobre empresas. 24% das empresas fornecedoras do pólo fornecem solas de borracha. Outros 21% fornecem couro Nota: (1) Respostas múltiplas Total: 283 fornecedores

Destino das Vendas % sobre volumes. As empresas de insumos da Região, fornecem 79% de seus produtos para as empresas calçadistas localizadas no próprio Pólo

Origem dos Insumos e Matérias-Primas. 58% dos insumos e matérias-primas consumidos em Franca são fabricados na própria região;. 41% provém do estado e de outras regiões do país. 1% apenas são importados; % sobre volumes

Serviços Terceirizados

Terceirização das Etapas de Produção % sobre volumes. 66% da produção local utiliza serviços terceirizados na costura, através das bancas de pesponto

Empresas Prestadoras de Serviços ¹ % sobre volumes. 74% das oficinas oferecem serviços de pesponto. 15% oferecem serviços de corte. Parte delas oferece mais de um tipo de serviço Nota: (1) Respostas múltiplas Total: 265 prestadoras de serviço

Destino dos Serviços Prestados % sobre Empresas. 95% das empresas prestadoras de serviço da Região ofertam seus serviços dentro do pólo de Franca Total: 283 fornecedores

Pólo Calçadista Visão Geral do Setor Considerações Finais Censo 1984 vs Pólo Calçadista

Visão Geral do Pólo   Das 732 unidades de produção do pólo calçadista: 449 atuavam na produção de calçados; 268 eram prestadores de serviço e 18 na produção de artefatos;   As unidades dedicadas à produção de calçados do pólo, representam 9% do total de indústrias calçadistas em atividade no país;   O pólo apresenta inegável vocação para a fabricação de calçados de couro (85% dos pares), com forte predomínio da linha masculina (76% dos pares);   Com produção estimada em 26 milhões de pares, o pólo respondeu por 3,2% da produção nacional total e por 9% da produção de calçados de couro, em 2009;   O valor da produção local de calçados alcança R$ 1,14 bilhão ano, o que equivale a 6% do valor da produção nacional e 10% da produção dos calçados de couro;   Os artefatos de couro e artigos de viagem produzidos no pólo, equivalem a 5 milhões de peças e a R$ 76 milhões em vendas por ano;   Com investimentos de R$ 15 milhões, as indústrias calçadistas locais responderam por 4% do valor total investido pelo setor calçadista nacional, em 2009;   Neste mesmo ano, exportações de US$ 80 milhões conferiram ao pólo participação de 6% sobre as receitas obtidas pelo setor no exterior;   O pólo responde ainda por 8% do pessoal ocupado no setor calçadista do país.

Números da Indústria Calçadista Local 8,1 mil indústrias R$ 18,9 bilhões em vendas 814 milhões pares / ano ¹ 325 mil de empregos 732 indústrias R$ 1,14 bilhão em vendas 25,9 milhões pares/ano 24,7 mil de empregos US$ 80 milhões exportados Brasil Pólo Calçadista US$ 1,4 bilhão exportados R$ 423 milhões investidosR$ 15 milhões investidos (1) – volume de produção

Empresas por Segmento. 61% das empresas são produtoras de calçados e 2,5% de artefatos/artigos de couro.. 36% delas são prestadoras de serviço. (449 empresas) (265 empresas) (18 empresas) % sobre nº de empresas Total de Empresas = 732

Evolução do Pessoal Ocupado ¹. No período analisado o pessoal ocupado (mob direta+indireta) no pólo apresentou queda de 13%, totalizando 24,6 mil em 2009 Nota: (1) Pessoal Ocupado = Mão de obra direta + Indireta

Pessoal Ocupado por Área de Atuação. 90% dos funcionários atuam na produção. Em vendas, estão alocados menos de 1%. Se incluídos os RCAs esta participação sobe para 15%. Média de 4,7 agentes comerciais/empresa % sobre Pessoal Ocupado

Produção no Pólo  A região é reconhecida internacionalmente como um importante pólo produtor e exportador de calçados de couro masculino;  Como estratégia de crescimento, muitas empresas estão incluindo em suas linhas de produtos os calçados femininos e os artefatos de couro e artigos de viagem;  Com a crise internacional, o câmbio desfavorável e a pressão dos importados, nos últimos 3 anos a produção de calçados apresentou queda de 8,7% na região, enquanto que a de artefatos de couro se reduziu em 0,2%;  Em termos de valor da produção, o pólo apresentou um pequeno crescimento no período (de 2007 a 2009) da ordem de 4,5% nominais (muito aquém da inflação oficial do período);  Ainda hoje, 76% dos calçados fabricados na região são destinados ao público masculino;  No grupo de artefatos de couro e artigos de viagem, 70% dos produtos fabricados na região são cintos, 97% deles de couro;  Os investimentos na produção, na região, apresentaram queda de 2% nos últimos 3 anos, com tendência de forte alta em 2010 (21%) e 2011 (15%).

Produção e Vendas de Calçados. No período de 2007 a 2009 a produção caiu 8,7% em volume e cresceu 4,5% em reais (nominais). Para 2010 a estimativa é de crescimento de 15,3% em volumes e 19,4% em valores Nota: (1) Estimativas IEMI

Produção de Calçados por Produto % dos calçados fabricados são sapatos e 10% sandálias % sobre Volumes

Produção de Calçados por Modelo % dos calçados fabricados são masculinos e 22% de uso feminino % sobre Volumes

Investimentos. Os investimentos caíram 1,9% no período de 2007 a Para 2010 a previsão é que os investimentos cresçam 21,5% sobre 2009 e mais 15,1% em 2011 Investimentos totais: R$ 15,2 milhões (2009) Nota: (1) Estimativa IEMI -1,9% 21,5% 15,1%

Investimentos por área % dos investimentos foram realizados na compra de máquinas e equipamentos Investimentos totais: R$ 15,2 milhões (2009)

Canais de Distribuição da Produção  75% dos volumes produzidos são destinados ao comércio varejista especializado;  O segundo canal de escoamento mais importante é a exportação com 12% do total;  54% das empresas exportam mensalmente e diretamente para países compradores;  51% dos volumes exportados são destinados aos Estados Unidos;  53% dos calçados exportados utilizam a mesma marca dos produtos comercializados no mercado interno;  No mercado interno 32% das vendas são direcionadas ao estado de São Paulo;  57% da produção local destina-se aos públicos A e B; 39% ao público C;  Cerca de 84% das vendas destinadas ao mercado interno são comercializadas com a marca própria da indústria produtora.

Canais de Distribuição % são destinados a redes de calçados e 35% a lojas independentes % sobre Volumes Nota: (1) Lojas de vestuário que venda calçados (2) Indústrias, hotéis, hospitais, etc (3) catálogos, porta a porta, internet, etc.

Exportações de Franca e Região Dados em US$ Milhões. A exportação apresentou queda de 37% em valores e 41,5% em volumes. Previsão para 2010 que a exportação cresça 12,5% em relação aos valores exportados em % 12,5%

Vendas no Mercado Interno % sobre volumes destinados ao mercado interno. 88% da produção da região destina-se ao mercado interno. Das vendas ao mercado interno, apenas 8% são direcionadas ao varejo do próprio pólo

Público Alvo dos Produtos. A produção do Pólo de Franca encontra-se adequadamente distribuída em relação à demanda potencial de calçados no Brasil % sobre volume de produção % sobre gasto dos consumidores 1 Nota: (1) poder de compra – Critério Brasil;

Política de Marcas. Os produtores de calçados do pólo priorizam as vendas de seus produtos com a própria marca % sobre volumes

Pólo Calçadista Visão Geral do Setor Considerações Finais Censo 1984 vs Considerações Finais

Principais Forças das Empresas. As principais forças que as empresas consideram possuir para enfrentar o mercado atualmente são: % sobre as empresas

Oportunidades. Para 99% das empresas pesquisadas, existem oportunidades relevantes para o crescimento dos negócios no pólo. Destacando-se: % sobre as empresas

Fraquezas das Empresas % sobre as empresas. As principais fraquezas que os entrevistados reconhecem existir nas empresas do pólo, atualmente, são:

Ameaças ¹ Nota: (1) Respostas múltiplas. Para 99% das empresas entrevistadas, existem ameaças no mercado que podem vir a afetar o desenvolvimento das empresas do pólo. Com destaque para: % sobre as empresas

Pólo Calçadista Visão Geral do Setor Considerações Finais Censo 1984 vs. 2010

Dados Comparativos 371 indústrias 1,1 mil pares / func. / ano 31,2 milhões pares / ano 2 28,5 mil empregos 732 indústrias 1,1 mil pares / func. / ano 25,9 milhões pares/ano 2 24,7 mil empregos 3,1 milhões pares / exp. Franca em 1984 Franca em ,8 milhões pares / exp. 92 prest. de serviço prest. serviço 1 (1) – já inseridas no total de indústrias (2) – volume de produção

Características do Pólo em 1984 e 2010   56% das empresas eram informais (no estudo atual, todas tinham registro);   83% das empresas contavam com gestão familiar (contra 87%, atualmente);   23% eram oficinas prestadoras de serviço (contra 36%, atualmente);   6% terceirizavam serviços com outras empresas, outros 13% usavam mão de obra avulsa;   Atualmente, 66% dos serviços de pesponto são terceirizados;   pares era a produção por funcionário/ano (contra pares, hoje);   5,1 agentes comerciais por empresa / ano (contra 4,7, atualmente);   Vagas em aberto representavam 4% do contingente de trabalhadores (contra 3% no estudo atual)   16% não tinham telefone, outros 64% tinham apenas uma linha, sem ramais;

Estabelecimentos. Atividade Evol. Empresas%Empresas 1 % Produtor Calçados27975%46764%67% Prest. de Serviço9225%26536%188%. Total371100%732100%97%. O aumento no número de empresas foi à custa da pulverização e terceirização da produção, com nítida perda de escala industrial   Número de unidades de produção (1) Inclui produtores especializados em artefatos (18)

Estabelecimentos. A pulverização pode ser percebida pelo aumento da ocorrência de empresas de micro e pequeno porte no período (de 75% para 83%)   Distribuição das empresas por porte (1) Inclui produtores de componentes (29). Porte (no. de func.) Evol. Empresas% % Micro (até 20)21855%44661%105% Pequena (até 50)8120%15721%94% Média (até 200)6917%9413%36% Grande (+ de 200)328%355%9%. Total400 (1) 100%732100%83%

Mão de Obra. Apesar de haver o dobro de empresas no pólo, elas empregam menos do que empregavam em A distribuição dos empregos por atividade continua a mesma, com pouquíssimos funcionários na área comercial (1%)   Mão de obra empregada por atividade. Atividade Evol. Empregos% % Produção % %-14% Administração2.3248%2.2149%-5% Vendas3201%2231%-30%. Total % %-13%

Mão de Obra. A média de funcionários por empresa se reduziu pela metade.. O número de representantes aumentou quase 70%   Outros indicadores do pessoal ocupado. Mão de obra Evol. Funcionários % Média/empresa % Total de RCAs % RCAs/empresa 1 5,14,7-8% (1) RCA – Representante Comercial Autônomo

Produção. Apesar de haver o dobro de empresas, por serem menores, a produção total se reduziu no período (-17%). A linha masculina continua representando 3/4 do total   Produção anual de calçados. Linha de produto Evol. mil pares% % Masculino % %-14% Outros % %-25%. Total % %-17%

Produção. A produção por empresa hoje é a metade do que antes. A produtividade por funcionário, apesar dos avanços tecnológicos disponíveis, se reduziu em 4%. A pulverização e a terceirização não possibilitam ganhos de escala na produção, nem o emprego de processos com maior automação   Outros indicadores de produção. Produção anual Evol. pares % Média/empresa % Média/funcionário % (1) Não inclui produtores de artefatos, nem prestadores de serviço

Mercados Destino. Exportações se reduziram quase 4x e foram um dos principais fatores de redução da produção no Pólo. As vendas no mercado interno subiram apenas 18% em 25 anos, puxadas pela venda em outros estados do país   Mercados destino da produção. Mercados Evol. mil pares% % Interno % %18% Estado SP % %10% Outros % %24% Externo % %-74%. Total % %-17%

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