COMPONENTES BÁSICOS DA LÍNGUA

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Transcrição da apresentação:

COMPONENTES BÁSICOS DA LÍNGUA 1- FONOLOGIA 2- MORFOLOGIA 3- SINTAXE 4- SEMÂNTICA

Aspectos do código lingüístico O filho quer a assinatura para assistir a filmes pornôs, no entanto tenta argumentar com possibilidades culturais. SEMÂNTICA

A APROXIMAÇÃO DAS PALAVRAS SAFADEZA/NATUREZA E PERVERSÃO/ DIVERSÃO EXPLORA O ASPECTO MORFOLÓGICO DEVIDO À PRESENÇA DE SUFIXOS FORMADORES DE SUBSTANTIVOS E O FONOLÓGICO, UMA VEZ QUE EXPLORA O SOM.

SEMÂNTICA 1- AMBIGÜIDADE – Mais de um sentido. ๑ Em um tribunal, a testemunha afirmou:”Eu vi o desmoronamento do barracão”. O juiz ficou em dúvida quanto às hipóteses: teria a testemunha visto o barracão desmoronar ou estaria ela no barracão e de lá teria visto um desmoronamento? ๑ Perdigão: qualidade que se prova. EXPERIMENTAR? COMPROVAR?

APAGUE A LUZ PARA NÃO FICAR NO ESCURO. SEMÂNTICA 2- Leia o slogan seguinte e explique em qual tipo de campanha pública ele seria coerente. APAGUE A LUZ PARA NÃO FICAR NO ESCURO.

SEMÂNTICA 3- Paralelismo semântico: correspondência, semelhança entre duas ou mais idéias. FALTA DE PARALELISMO: PLANOS DIFERENTES Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central, um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.(Machado de Assis; D. Casmurro)

FONOLOGIA Unidades sonoras mínimas de uma língua. Leia a mensagem abaixo, transcrita em um outdoor: TORNEIO RIO-SÃO PAULO. VOCÊ VAI FICAR TORRRCENDO. OU TORCÊÊÊINDO!! Há diferenças de fonemas?

SINTAXE EM GREGO SIGNIFICA “ORDENAÇÃO”. Constitui-se de dois processos: a parataxe ou ordenação horizontal ( isto é, coordenação), em que há uma ausência de hierarquia; e a hipotaxe, ou ordenação vertical ( subordinação) que estabelece uma hierarquia entre os elementos lingüísticos.

PARALELISMO SINTÁTICO Quando os dois sintagmas relacionados dentro de uma enumeração apresentam a mesma estrutura gramatical. Em: Eu gosto de livros e de comer bolo. Não há. Correções: Eu gosto de livros e de bolo.(sintagma nominal) Eu gosto de ler livros e de comer bolos. (sintagma verbal)

Reelabore, de duas maneiras possíveis, os períodos seguintes, estabelecendo paralelismo sintático: 1- Para que o mundo se torne melhor não basta que os poderosos cooperem e a consciência do povo. 2- Pediram aos moradores limpeza das calçadas e que pagassem aos coletores de lixo. a cooperação dos poderosos e a consciência do povo. que os poderosos cooperem e que o povo se conscientize. a limpeza da calçada e o pagamento aos coletores de lixo. que limpassem as calçadas e que pagassem aos coletores de lixo.

Leia o comunicado abaixo: VOLUNTÁRIOS – O hospital Cruz Azul de São Paulo está precisando de novos voluntários para completar seu quadro de atividades.O trabalho vem se desenvolvendo há três anos e muitas atribuições já fazem parte da rotina dos voluntários, tais como prestar informações no ambulatório, encaminhar usuários dentro do complexo hospitalar, auxílio no pronto-atendimento, na internação e também nas visitas a pacientes internados. Informações pelo telefone 3348 4026, no período da manhã (Taís) ou deixe uma mensagem de voz.

1- Releia o trecho: “(...) muitas atribuições já fazem parte da rotina dos voluntários, tais como prestar informações no ambulatório, encaminhar usuários dentro do complexo hospitalar, auxílio no pronto-atendimento, na internação e também nas visitas a pacientes internados”. A- Explique por que não há paralelismo sintático no texto transcrito. B- Reelabore o fragmento de duas formas possíveis, de modo a estabelecer o paralelismo sintático. (...) muitas atribuições já fazem parte da rotina dos voluntários, tais como prestar informações no ambulatório_______________________________________ muitas atribuições já fazem parte da rotina dos voluntários, tais como______________________________ O encaminhamento ...

Considerando a relação subordinante/subordinado classifique morfologicamente: - delicioso / bem / vermelho / de catchup

Classifique sintaticamente interessante do balão do primeiro quadrinho. Classifique: que prende o leitor.

JOGADOR TEM DE SER COMPLETO COMO O PATO, QUE É BICHO AQUÁTICO E GRAMÁTICO Morfologicamente, como se explica a associação de Vicente Matheus ao empregar o termo gramático? Cognato de grama (radical gram) assim como aquático, um cognato de água, ambos com sufixo ático.

LEIA UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DO UNIBANCO Quando os ecologistas descobrirem a quantidade de galhos que os nossos gerentes quebram todos os dias, estamos fritos. A- Quais as duas leituras possíveis de “quebrar galhos”? B- Na expressão há dois dígrafos. Quais? C- Há encontro consonantal?

No anúncio do Unibanco, o emissor empregou um recurso semântico bastante freqüente em publicidades. Dos slogans seguintes, transcreva aquele em que se observa o mesmo procedimento semântico do texto analisado. 1- Se a sua garganta não tá legal, Flogoral! 2- Operadora celular Vivo. Agora não se fala em outra coisa. 3- Sentado na frente do computador dá para ver o que está por trás da notícia. Veja on-line. 4- Peugeot. Um carro de linhas arrojadas. Ou, se preferir, uma linha de carros arrojados.

Reescreva o texto respeitando o paralelismo sintático e substituindo as palavras destacadas por cognatas. No geral, o espectador brasileiro foi corretamente informado. Ele soube que o Pentágono errou, ao planejar as estratégias de invasão, e que os Estados Unidos e Grã-Bretanha divergiram quanto ao destino do Iraque pós-Saddan Hussein. No geral, o espectador brasileiro foi corretamente informado. Ele soube dos _____________ ao planejar as estratégias de invasão e da _____________________ quanto ao destino do Iraque pós-Saddan Hussein.

Assinale a alternativa que propõe a substituição dos termos e expressões destacados no texto seguinte, sem que haja alteração do sentido. Parecia estar prestes a acontecer a separação, pois a esposa vivia discutindo com o marido, não respeitando nem mesmo as reuniões com o chefe. A falta de juízo e de reserva/recato dela só reforçava a decisão do homem. Iminente –sessões – censo – descrição Eminente – cessões – senso – discrição Iminente – sessões – senso – discrição Iminente – seções – censo – discrição Eminente – sessões – senso - descrição

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do texto seguinte: ______________se morre em acidentes de moto em Portugal?__________nós e eles conduzimos ________. Se________alguns anos muitos se conscientizaram e passaram a tomar mais cuidado no trânsito, há, ainda aqueles que não o fazem. a. Por que – por que – mau – há B. Por que – porquê – mal – a C. por que – por quê – mau – há D. por que – porque – mal – há