IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ORIENTAÇÕES PARA A IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS DEMGC MARÇO DE 2013.
CONASEMS -
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
O mundo inteiro vai ver Maranguape com bons olhos.
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Cidadania Indicadores da.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
O QUE É TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA?
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Educando-nos para pensar e agir em
Dia do Design Sustentável
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
O papel pedagógico do órgão gestor
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

cidadania socioambiental de escolas e comunidades: O QUE É A CNIJMA? Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental de escolas e comunidades: Na construção coletiva de conhecimento e no empenho; Nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens; Será construída a partir das etapas: Conferência na Escola, Conferência Regional, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.

OBJETIVOS: Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis; Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental.

PÚBLICO Escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2010 - INEP, públicas, urbanas e do campo da rede estadual ou municipal; Adesão voluntária ao processo; Toda a comunidade escolar participa!

ANTES DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA a) Conhecer e debater o tema proposto; b) Pensar nos desafios de transformar a escola em um espaço educador sustentável; c) Reconhecer as questões socioambientais no território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade onde a escola está inserida; d) Buscar soluções locais para melhorar o espaço, a gestão e o currículo da escola e pensar como sistematizar esses conhecimentos em um material de educomunicação; e) Planejar e inserir no PPP ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciem mudanças rumo à construção de escolas sustentáveis.

1º PASSO DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA Realizar as seguintes observações na Escola: Coletivo escolar; Áreas verdes e construídas; Árvores, horta; Jardim, limites do entorno; Resíduos/coleta; Energia; Água; Conforto térmico e acústico Anexo I do material “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais”.

PROJETO DE AÇÃO Qual vai ser o subtema do Projeto? - Água na escola sustentável - Terra na escola sustentável - Fogo na escola sustentável - Ar na escola sustentável Qual é o objetivo do projeto? Qual o nome do projeto? Quais serão as atividades? Quanto tempo vai durar? Como avaliar o projeto? Como o grupo vai apresentar os resultados no dia da Conferência na Escola?

PROJETO DE AÇÃO 1. O QUE 2. QUEM/COM/QUEM 3. COMO 4. QUANDO 5 PROJETO DE AÇÃO 1. O QUE 2. QUEM/COM/QUEM 3. COMO 4. QUANDO 5. OBSERVAÇÕES 6. MATERIAIS E CUSTOS

PRODUTO DE EDUCOMUNICAÇÃO Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. O que pode ser feito para transformar os projetos das escolas para a IV Conferência em peças de educomunicação? vídeo, imagem, cartilha, manual, jogo cooperativo, informativo (jornal, revista, folheto, cartaz, redes sociais, blogs), spot de rádio, entre outros.

O DIA DA CONFERÊNCIA NA ESCOLA: - Apresentação dos projetos de ação; - debates - priorização das idéias; - escolha do projeto de ação; - eleição do delegado e suplente; - registro fotográfico e escrito (folhas); PÓS CONFERÊNCIA NA ESCOLA: - cadastro no site da Conferência até 07/09/2013 http://conferenciainfanto.mec.gov.br/

CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO DELEGADO(A) E SUPLENTE Estar cursando os anos/séries finais do Ensino Fundamental; Ter entre 11 e 14 anos; Gostar de debates sobre o meio ambiente Comunicar-se bem e ser claro; Ter participado de maneira significativa na construção dos projetos de ações e no processo da Conferência.

RESUMO: CONFERÊNCIA NA ESCOLA Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: estudantes (11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade, para: ✔ Gerar conhecimento (diagnóstico da escola); ✔ Promover mobilização e planejamento participativo, com o apoio das COM-VIDA, Agenda 21, Grêmio Estudantil e Coletivo Escolar; ✔Propor ações de transformação do ambiente escolar contemplando os elementos da natureza (Terra, Ar, Fogo e Água) e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação; ✔Registrar a conferência no site da IV CNIJMA ✔A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Regional ✔Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa.

Para nossa reflexão! O que podemos fazer para transformar nossa escola cada vez mais em um ambiente saudável, inclusivo, seguro, sustentável e educador? Será que é possível formar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida envolvendo os estudantes, professores, gestores, funcionários, pais e representantes da comunidade para pensar e agir em prol da melhoria na qualidade de vida na escola? O que precisamos saber para enfrentar as mudanças socioambientais e contribuir para a preservação da vida com qualidade para as presentes e futuras gerações? Onde está situada a nossa escola? Quais os possíveis riscos ambientais que ela corre e como torná-la um espaço mais seguro e mais acessível às pessoas com deficiência? Quais os valores e as atitudes necessários para a construção da sustentabilidade socioambiental

Os 5 R Os 5R- Para praticar no dia a dia! Reciclar é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em lixo. Mas não podemos perder de vista todos os “R” que podemos praticar no dia a dia e nesta ordem: Repensar nossos hábitos de consumo. Recusar produtos que causem mais danos ao meio ambiente ou à nossa saúde. Reduzir a geração de lixo. Reutilizar sempre que possível. Reciclar, ou seja, transformar em um novo produto

MOMENTOS DO PROCESSO Conferências nas Escolas – até 31 de agosto de 2013 Cadastros das escolas no site: até 07/09/2013; Conferências Regionais - até 06/10/2013 Conferência Estadual – até 25/10/2013 Conferência Nacional – de 25 a 29/11/2013, em Brasília.

Projeto Escola Sustentável Campos com (*) são obrigatórios. Nome do Orientador do Projeto* e-mail* Nome do Estabelecimento de Ensino* Endereço* Dependência Administrativa* Núcleo Regional de Educação* Município* Localização da Escola* Título do Projeto* Escolha um subtema* Produto de Educomunicação (link de acesso vídeo no youtube) Anexe o seu projeto (máximo 2MB)* Imagens Nome do Delegado* Data de nascimento (dd/mm/aa)* Nome do Suplente* Data de nascimento (dd/mm/aa)

Norma Salomão Castilho Técnico-pedagógica de Ciências Coordenadora do Deptº Educação Ambiental e Grêmio Estudantil/NRE de Apucarana Email: nsciencias@gmail.com Fone: (43) 3420 – 1632 Gremioonline.wordpress.com