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BEE - REPRESENTANTE EXCLUSIVO DA: Dynetek Industries Ltd . www.dynetek.com Produtor de sistemas de cilindros de baixo peso fabricados em material composto- camisa interna de alumínio para proteção de corrosão e revestimento com fibra de carbono- para estocagem de GNV usado como combustível. Os cilindros possuem 70% menos peso do que os cilindros de aço carbono e são feitos para o uso em carros, ônibus, caminhões e como “gasoduto móvel” para abastecimento de industrias e postos de gás.
Informações para Contato BRASIL Av. Rio Branco, 156 Gr. 629/631 – 20.043-900 Rio de Janeiro – Brazil Escritório: 55 21 2215-9458 Fax: 55 21 2215-9458 www.beeengenharia.com.br
MERCADO X Produção Interna Demanda de US$ Alto Custo Operacional IMPORTADOR DIESEL DISPONIBILIDADE DE GÁS NATURAL Produção Interna Demanda de US$ Alto Custo Operacional 55% do custo do Diesel Poluição - Maior Impacto Ambiental Menor Impacto Ambiental Desafios: Criação de mercado/demanda para o Gás e para a substituição do Diesel Infra-estrutura de distribuição e abastecimento do Gás Natural
PROJETO GASBUS Substituição do DIESEL por GNV Participantes: PETROBRAS, SULGAS, TBG, UFRGS, SOUL, BEE/DYNETEK Coordenação do Projeto GASBUS - UFRGS Prof. Vilson João Batista, Dr. Eng. GPFAI/DEMEC/EE/UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua: Sarmento Leite, 425 - ENGEPRO/GPFAI 90050-170 - Porto Alegre - RS FONE: 51 3316 3361 / FAX: 51 3316 3355 51 9645 3267 vbatista@mecanica.ufrgs.br
Situação atual do Brasil – Relatório NTU – out/04 Dados obtidos da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano-NTU, conforme o Relatório Final da Comissão de Estudos do Gás Natural da NTU- Utilização do Gás Natural no Transporte Publico Urbano de outubro/2004: Página 1: O sistema de transporte urbano passa por uma crise que perdura a mais de 8 anos, período caracterizado pela perda de 40% da demanda do setor Página 5: Estimativa de ônibus urbanos; 100.000 consomem 8% do diesel produzido. Página 5: Média de consumo de diesel 2,5km/litro Página 8:Os custos de combustível diesel correspondem atualmente a 25 % do custo total do serviço, sendo que historicamente giravam em torno de 10%. Pagina 8: a política de utilização de gás natural pode contribuir bastante para se atingir o objetivo social de barateamento das tarifas.
Página 13: As experiências com ônibus movido a gás natural se intensificaram tanto no Brasil como no exterior na década passada (1990-2000). Apresentando baixo desempenho em relação ao consumo( consumiam de 40% a 60% a mais que o diesel), confiabilidade e custos de manutenção. Página 13: Em veículos eletrônicos em uso no exterior o consumo continua alto, 35% a 50% maior que o diesel. Página 14: As experiências no Brasil mostram que um ônibus roda em média 1,6 km/m3 de gás natural comprimido, contra valores entre 2,3 e 3,0 km/litro dos veículos a diesel. Página 14: A Petrobras lançou um projeto pretendendo fixar o preço do metro cúbico de gás com uma relação máxima de 55% do valor do diesel. Página 14: Os cilindros de gás utilizados nos veículos americanos são compostos por alumínio e fibra de carbono,reduzindo bastante seu peso em relação aos cilindros de aço utilizados no Brasil: Acresço que na Europa também.
Dados Projeto GASBUS – apresentação Petrobras em Buenos Aires - out/04 Dados obtidos da Apresentação efetuada pela Petrobras no Congresso e Exposição sobre GNV, em Buenos Aires, na semana de 25/29 de Outubro/2004 Projeto GASBUS: Conversão de um ônibus em operação de diesel para gás. OTTOLIZACAO. Participantes: Petrobras, Sulgas, Soul( empresa de ônibus), Tomazetto Aquiles( fornecedor dos sistema de conversao) Dynetek/BEE (fornecedor da tecnologia e dos cilindros de material composto) UFRGS ( responsável pela coordenacao técnica, monitoramento e coleta de dados) Transparência/slide número 15: Resultados Distancia percorrida desde a conversão(julho 2004); 2000km Media de consumo carregado; Cidade- 2,5 km/m3 - Estrada- 4,4 km/m3 Media de consumo carregado com passageiros em linha urbana regular: Cidade- 2,3 km/m3. Transparência/slide número 5: Taxa de renovação anual da frota de 10%
Logística de transporte de GNV para o projeto gasoduto móvel
Equipamento ideal para atendimento ao projeto Equipamento para 17 t de carga
Container de cilindros GNV
Container de cilindros GNV Unidade Característica Especificação Sistema de Container (Dynetek) Modelo Sistema de Amazenagem de GNC 250 bar Peso (total) 5.200 kg Dimensões (L x P x A) (em mm) 2591 x 2590 x 3010 Volume (total) 10.140 ℓ Capacidade (total) 2566 Nm3 Cilindro de pressão (Dynetek) Dimensão máxima na pressão de trabalho (L x Ø) (em mm) 2800 x 388 Comprimento (ponta-a-ponta) (em mm) 2800 Volume (cada) 260 ℓ Capacidade 65,8 Nm3 Pressão mínima de ruptura 700 bar Suporte de Fixação (Dynetek) BN-F5-03-0.0 1,0 kg (78 por container) Tubulação (Swagelok) (em mm) 9,5 x 1,24 e 19 x 1,65 9 kg Acessórios Diversos (Swagelok) 10 tipos diversos 60,6 kg por container Manômetro (Dresser) 35 - 1009SW-02B 0/5000 Peso 1,0 kg (1 por container) Plugs (Dynetek) EP-C-420-5-01 0,1 kg (39 por container) Válvula de Esfera Principal (Swagelok) SS-83KS6, in-line ball valve 0,4 kg (1 por container)
Operação de carga e descarga dos containers para GNV
Transporte dos cilindros para GNV
VANTAGENS COMPETITIVAS DOS SISTEMAS COM CILINDROS DYNETEK ( FIBRA DE CARBONO + ALUMÍNIO) Menor peso em relação as outras tecnologias disponíveis; apenas 30% do peso dos de aço. Maior autonomia de rodagem( ilimitada) para caminhões e ônibus. Única solução para instalação no teto. Maior flexibilidade de instalação na parte inferior, mantendo as condições originais do veiculo; Não impacta nem precisa modificar a estrutura/chassi/relação de transmissão/equilíbrio dinâmico, etc... Reconversibilidade para operação com diesel e revenda para o interior. 15 anos de vida útil podendo ser transferido e reutilizado em veiculo na renovação de frota. Garantia de qualidade e exemplo/experiência de solução; Europa e USA. Custos totais de instalação mais baixos com alto retorno do investimento, comprovada eficiência global. Solução de futuro para projetos com veículos de acesso facilitado para crianças, idosos e deficientes físicos. Solução para automóveis bi e tri combustíveis. Facilidade de Manuseio