6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
“Administração de Recursos Humanos II”
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
tecnológicos e profissionais
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Programa aluno pesquisador
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Organização dos Tempos e Espaços
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Ministério da Educação
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
Avaliação de Projetos Sociais Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo – USP.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Avaliação preliminar do Curso de Ciências Biológicas
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Reunião de Pais 2014.
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Disciplina: Estágio Supervisionado I
OBJETIVOS Objetivo Geral
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
I Encontro de Empresas Juniores da UEG Prof. ELTON FIALHO DOS REIS Apresentação da Tramitação para Criação e Regulamentação de EJs na UEG.
Mais de 80 oportunidades para voce!.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Universidade Federal de Itajubá
PLANEJAMENTO DE ENSINO
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Apresentação Institucional. O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

6º Turma Curso Mecânico de Montagem de Produto Formare, Educação e Desenvolvimento – Consórcio Modular Resende, 17 de julho de 2006

ANÁLISE DE RESULTADOS PROJETO FORMARE 2005

Média Anual das Provas Seletivas

Renda Per Capita Familiar Média Mensal ao Ingresso no Projeto

* Base salarial abril de 2005 Crescimento da Renda Mensal * Base salarial abril de 2005

Percentual de Aproveitamento Anual

Funções Exercidas

Escolaridade Turma de 2005

Planejamento 2006:

- Projeto mini-baja: Construção de um protótipo, projeto do professor Antônio, para possibilitar a aprendizagem de forma didática e inte-grada das diciplinas:Desenho, materiais e processos, ajus-tagem mecânica, tecnologia de montagem....

Projeto Dependência química: Parceria com órgão do Estado CAPS AD, possibilitando atendimento com profissionais especializados (psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais) , aos alunos, ex-alunos e familiares. Iniciamos o trabalho realizando palestras de sensibi-lização com alunos e posteriormente com os pais. Encami-nhamos os pacientes que solicitaram nossa ajuda aos pro-fissionais do Caps, e acompanhamos o tratamento através de laudos e contato semanal com os profissionais da insti-tuição.

Projeto de Orientação Vocacional: Em parceria com a Universidade Estácio de Sá PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Muitos jovens têm dificuldades em escolher uma profissão, em face a todas as alternativas hoje existentes que, contraditoriamente, mesclam-se com falta de oportunida- des profissionais para jovens sem experiência prévia de trabalho. No contexto de extrema competitividade no mundo do trabalho, as organizações requerem motivação, empenho, aprendizagem continuada e superação de limites por parte de seus colaboradores. Para que possam dedicar-se intensamente ao trabalho, consideramos importante que o profissional tenha boa relação com o que faz, além de um projeto de vida pessoal. O Serviço de Psicologia Aplicada, através do Estágio Supervisionado Específico em Psicologia Escolar/Orientação Profissional, oferece um trabalho de Orientação Profissional, que se constitui em processo de auto-conhecimento, conhecimento das carreiras Universitá- rias e tecnológicas da região do Médio Paraíba, conhecimento do mercado de trabalho, com vistas ao delineamento de um projeto de vida pessoal e profissional.

A Orientação Profissional é operacionalizada        Através de atendimento grupal (6 a 8 participantes por grupo);        Ao longo de 12 encontros de 2 horas de duração (sendo o primeiro contato, uma entrevista individual com 1 hora de duração);        Uma vez por semana; Nosso objetivo é auxiliar o jovem a realizar sua escolha profissional e delinear seu projeto de futuro com base no conhecimento de si mesmo e da realidade que o cerca. O trabalho é desenvolvido por dupla de estagiários do último ano do curso de Psicologia. Tais estagiários são supervisionados. Utilizamos material desenvolvido pela supervisora da Universidade estácio de Sá, que é levado pelos estagiários e, ao final do processo, fica arquivado no Serviço de Psicologia Aplicada. Ao final das doze semanas de orientação, cada participante recebe uma carta de devolução, que retrata seu percurso e sua decisão na orientação profissional.

Parceria Com instituições de ensino públicas: Preocupada com o futuro dos meninos, com a qualificação e com a possi- bilidade de em um futuro próximo não conseguirmos contratar 100%, e com a cons-tatação dos resultados surpreendentes dos meninos de 2005 que estão fazendo curso superior, fiz uma parceria com a UERJ e com a USP, ambas tem projetos sociais nos quais os meninos serão automaticamente inseridos se passarem no vestibular. Na UERJ o Pro iniciar no qual terão direito a uma bolsa auxílio e na USP bolsa alimentação, auxílio moradia e transporte gratúitos, podendo ainda trabalhar para universidade e receber por isso, ao fazer uma prova e obterem um bom resultado, estamos fazendo reuniões muito frequentes com os pais para que obte-nhamos o apoio deles, que será fundamental.

Reforma no programa : Tendo em vista os princípios do projeto social Formare e no intúito de proporcio-nar aos alunos mais oportunidades profissionais e melhor qualificação, os profes-sores e a coordenação do projeto Formare – VW com suporte da Fundação Iochpe, fizeram uma reformulação no programa do curso Mecânico de Montagem de Pro-duto inserindo conteúdo as disciplina, matérias a serem lecionadas, fazendo nova proposta de estágio, a carga horária praticada, reestruturando o curso para que as disciplinas fossem lecionadas durante todo o ano letivo sem interrupção. Estaremos também construindo apostilas durante todo o ano de 2006 para enviá-las ao Mec para avaliação e reajuste do curso. Possibilitando que nossos alunos ob-tenham um certificado que os qualifiquem um pouco melhor.e ainda aumentamos o número de evs de 20 para 56 na intenção de minimizar ou até de resolvermos o problema das faltas de professores por outros compromissos profissionais muitas vezes difíceis ou impossíveis de serem adiados e também possibilitando maior di-vulgação do projeto e consequentemente maior inserção dos alunos ao meio.