Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Saúde e Segurança no Trabalho
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
ESCOLA TÉCNICA DO SUS DR. MANUEL AYRES
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Francisco Eduardo Campos – Secretário SGTES
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Educação Profissional de Nível Técnico
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
COMO EVITAR SUSPENSÃO DE RECURSOS DA ATENÇÃO BÁSICA
O que é o Pronatec? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar.
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDASSITUAÇÃO CETAMMantendedora ETSUS/AMÓrgão Formador CEE-AMParceiro SUSAMParceiro Prefeituras/Secretarias Municipais de SaúdeParceiro.
SITUAÇÃO ATUAL ACE Bahia. POLÍTICA DE DESPRECARIZAÇÃO DOS VÍNCULOS DE TRABALHO DOS ACE NA BAHIA Necessidade de ACE para doenças de transmissão vetorial.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Revisão da Resolução da CIB
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Angelo Augusto Paula do Nascimento
CRITÉRIO PARA HABILITAÇÃO
Descrever os aspectos positivos e dificuldades dos ACS e ACE no processo de incorporação dos ACE nas equipes de Saúde da Família e no controle da dengue.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Lizziane d’ Ávila Pereira Roseni Rosângela de Sena
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015
Estratégia de Saúde da Família
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Programa Saúde da Família
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS Raio X da situação da epidemia do mosquito Aedes Aegypte nos.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Educação Permanente para Agentes de Vigilância e Controle de Doenças: formação inicial

Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei 11.350 de 05/10/ de 2006

Para que formar o ACE? Formar para que esses profissionais desenvolvam com qualidade as suas atribuições, ou seja,desenvolvam com competência o exercício de suas atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO MUNICÍPIO PARA O DESENVOLVER O CURSO PILOTO Ser prioridade – situação de saúde Vontade política; Desprecarização do vínculo; 60% de cobertura da Atenção Básica

SOBRE O CURSO Itinerário formativo (modular); Lógica da educação permanente, envolvendo os atores inseridos no processo de trabalho; Escolaridade...; Matrícula...;

De onde vem o recurso? Portaria D.O.U. Nº 3.189/18/12/2009 Dispõe sobre as diretrizes para a implementação do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde – PROFAPS Art. 3º As áreas técnicas estratégicas prioritárias para a educação profissional técnica de nível médio na saúde são: Radiologia, Patologia Clínica e Citotécnico, Hemoterapia, Manutenção de Equipamentos, Saúde Bucal, Prótese Dentária, Vigilância em Saúde e Enfermagem. De onde vem o recurso?

REFERÊNCIAS BAHIA, Secretaria da Saúde. Desprecarização dos Vínculos e Seleção dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – cartilha / Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, 2007 BRASIL, Lei Nº 11.350, de 05 de outubro de 2006. D.O.U. de 06.10.06 BRASIL, Portaria 3.189 de 18 de dezembro de 2009