Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cálculo 3 9. Integrais Duplas Volumes Amintas Paiva Afonso
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Apresentação Gráfica Prof. Gilson Dourado.
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
Apresentação Tabular e Gráfica
As funções.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Gráficos Estatísticos
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
ESTATÍSTICA.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos.
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
Apresentação de Resultados de Pesquisa
PLANO CARTESIANO Produção: Patrizia Lovatti.
Professora Francisca Barros
Representação Gráfica
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Introdução à Estatística
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
Estatística Introdução.
Funções de várias variáveis
Estatística Aula 06 Representação gráfica de uma distribuição
Matemática Financeira
Análise Descritiva de Dados
Tecnologias - Matemática
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Série Geográfica (espaço).
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Representação gráfica dos dados estatísticos
AULA 6 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Mudança de Coordenadas
ESTATÍSTICA AULA 04.
AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Definição de Estatística
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Estatística - Definição
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Análise Descritiva de Dados
Profa. Dra. Andréia Nascimento
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
Matemática Financeira
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Colégio Juvenal de Carvalho
1 AEA – Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação Prof. Elisabete Tomomi Kowata 08/10/2011.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Transcrição da apresentação:

Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim Estatística Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim

Gráficos estatísticos É uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries.

Gráficos estatísticos Para tornarmos possível uma representação gráfica, estabelecemos uma correspondência entre os termos da série e determinada figura geométrica, de tal modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional.

Gráficos estatísticos A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais, para ser realmente útil:   Simplicidade  Clareza Veracidade

Gráficos estatísticos Simplicidade: o gráfico deve ser destituído de detalhes de importância secundária, assim como de traços desnecessários que possam levar o observador a uma análise morosa ou com erros.

Gráficos estatísticos  Clareza: o gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo. Veracidade: o gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.  

Gráficos estatísticos Os principais tipos de gráficos são: Diagramas Polar Cartogramas pictogramas.

Gráficos estatísticos Diagramas: Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano.

Gráficos estatísticos Diagramas: Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano. Dentre os principais diagramas, destacamos: Gráfico em linhas ou em curvas Gráfico em colunas ou em barras Gráfico em colunas múltiplas Gráfico em setores 

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em linhas ou em curvas Esse tipo de gráfico utiliza-se da linha poligonal para representar a série estatística. O gráfico em linha constitui uma aplicação do processo de representação das funções num sistema de coordenadas cartesianas. Nesse sistema fazemos uso de duas retas perpendiculares; as retas são os eixos coordenados e o ponto de intersecção, a origem. O eixo horizontal é o eixo das abscissas (eixo dos x) e o vertical, eixo das ordenadas (ou eixo dos y).   

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em linhas ou em curvas Exemplo:

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras). Quando em colunas, os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. Assim estamos assegurando a proporcionalidade entre as áreas dos retângulos e os dados estatísticos.

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras Exemplo:gráfico em colunas

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em colunas ou em barras Exemplo:gráfico em barras

Gráficos estatísticos Diagramas:Gráfico em colunas ou barras múltiplas Este tipo de gráfico é geralmente empregado quando se quer representar, simultaneamente, dois ou mais fenômenos estudados com o propósito de comparação.(Tabela de dupla entrada).

Gráficos estatísticos Diagramas:Gráfico em colunas ou barras múltiplas Exemplo:

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em setores  Este gráfico é construído com base em um círculo, e é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes. Os setores são tais que suas áreas são respectivamente proporcionais aos dados da série. Obtemos cada setor por meio de uma regra de três simples e direta, lembrando que o total da série corresponde a 360°.

Gráficos estatísticos Diagramas: Gráfico em setores  Temos: bovinos : 140/203 x360 = 248,2º ou 248º

Gráficos estatísticos Polar: É o gráfico ideal para representar séries temporais cíclicas, isto é, séries temporais que apresentam em seu desenvolvimento determinada periodicidade, como, por exemplo, a variação da precipitação pluviométrica ao longo do ano ou da temperatura ao longo do dia, a arrecadação da Zona Azul durante a semana, o consumo de energia elétrica durante o mês ou o ano, o número de passageiros de uma linha de ônibus ao longo da semana etc. O gráfico polar faz uso do sistema de coordenadas polares

Gráficos estatísticos Polar: Exemplo:

Gráficos estatísticos Polar: exemplo Traçamos uma circunferência de raio arbitrário (damos preferência ao raio de comprimento proporcional à média dos valores da série. Neste caso, Ma = 124,5); Construímos uma semi-reta partindo de 0 (pólo) e com uma escala (eixo polar); Dividimos a circunferência em tantos arcos quantas forem as unidades temporais; Traçamos, a partir do centro 0 (pólo), semi-retas passando pelos pontos da divisão;

Gráficos estatísticos Polar: exemplo Marcamos os valores correspondentes da variável, iniciando pela semi-reta horizontal (eixo polar); Ligamos os pontos encontrados com segmentos de reta; Se pretendemos fechar a poligonal obtida, empregamos uma linha interrompida. Assim, para nosso exemplo, temos:

Gráficos estatísticos Polar: exemplo

Gráficos estatísticos Cartogramas: O Cartograma é a representação sobre uma carta geográfica. Este gráfico é empregado quando o objetivo é o de figurar os dados estatísticos diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.

Gráficos estatísticos Cartogramas:   Distinguimos duas aplicações: Representar dados absolutos (população) – neste caso lançamos mão, em geral, dos pontos, em número proporcional aos dados. Representar dados relativos (densidade) – neste caso lançamos mão, em geral de hachuras.

Gráficos estatísticos Cartogramas: exemplo: Menos de 46,0 hab/km2 Menos de 50,0 hab/km2 Menos de 35,0 hab/km2

Gráficos estatísticos Pictogramas. O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva. A representação gráfica consta de figuras.

Gráficos estatísticos Pictogramas. Exemplo: