Algumas reflexões sobre a avaliação na perspectiva transformadora da prática docente: limites e possibilidades Docente: Maria Madselva F. Feiges Direção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Educação e Educação Escolar
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
A avaliação da aprendizagem na escola
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Núcleo Regional de Educação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Construindo uma identidade profissional
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Docente: Paula Reis de Miranda.
PORTFÓLIO.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
AVALIAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM: POR QUE MUDAR?
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PC avaliador.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Dez novas competências para Ensinar
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Professor Profissional
CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
SILVANA BERBEL FERNANDES
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DO CEP:
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
BOM DIA!! Reunião para Organização do Trabalho Pedagógico
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Orientações sobre o Estágio II
Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Algumas reflexões sobre a avaliação na perspectiva transformadora da prática docente: limites e possibilidades Docente: Maria Madselva F. Feiges Direção Geral do CEP CURITIBA, ABR/ 2007

AVALIAÇÃO pressupõe RUPTURA DA VELHA LÓGICA APROVAÇÃO REPROVAÇÃO

POR QUE ?

Para construir uma nova concepção de avaliação fundamentada na APRENDIZAGEM!

O que NÃO significa APROVAÇÃO AUTOMÁTICA!!! A aprendizagem exige presença física, emocional e intelectual do aluno. Exige muito esforço e dedicação.

“Não adianta fingir: reprovar sempre será uma violência para os educandos e para os educadores. É o atestado de nosso fracasso. Isso sempre dói. A reprovação é uma tapa em nosso profissionalismo. É o espelho onde nosso rosto docente se revela mais desfigurado” (ARROYO, p. 176)

“Reprovar ou aprovar mexe com crenças mas, sobretudo, com nossas auto-imagens negativas. Tentamos retoques, diminuir os altos índices, ensaiar mecanismos de recuperação paralela, contínua, turmas de aceleração, reintegração... É uma das áreas onde mais inventivos somos. Apenas para retocar ou corrigir as rugas de nosso rosto profissional, porque nos desfiguram” (ARROYO, p. 176)

A ameaça de reprovação é uma motivação negativa que, quando muito, leva o aluno a “livrar-se” das obrigações de estudar (...) O aluno deixa assim de exercer ativamente, prioritariamente, essencialmente, sua condição de estudante, já que sua principal função não é a de alguém que estuda, mas de alguém que se desvencilha da ameaça de ser reprovado.”(PARO, p. 111)

“O aluno não dirá o que pensa, mas o que lhe parece útil para chegar a seus fins.” (PERRENOUD, p. 141)

“A escola não se sentia responsável pelas aprendizagens, limitava-se a oferecer a todos a oportunidade de aprender: cabia a cada um aproveitá-la! (PARO, p. 14)

Assim, aparecem momentos difíceis para: professor humilhações, punições, chantagens, culpas, ameaças, gritos, voz sem timbre, seduções aluno tomado de raiva, medo, agressividade, mau humor incapacidade de realizar os processos de aprender

É indispensável vencer um obstáculo de peso o individualismo de alguns professores, a vontade ciosa de se fazer o que se quer, uma vez fechada a porta de sua sala de aula ...

“A supressão da reprovação constitui, assim o locus privilegiado porque, na medida em que não se pode, por meio da retenção escolar, responsabilizar o aluno pelo fracasso educativo, é preciso procurar no funcionamento de toda a escola e do sistema de ensino as causas geradoras desse processo, bem como as medidas estruturais que precisam ser tomadas.” (PARO, p. 158)

“Insistir na reprovação como recurso pedagógico e abrir mão de toda riqueza humana e de toda força pedagógica e política que há na afirmação do outro, não na sua negação, é desprezar toda a rica teoria pedagógica desenvolvida historicamente por seus mais qualificados intelectuais. É o acervo teórico e prático que a história põe à disposição dos educadores de hoje que pode propiciar a realização dos objetivos educativos que consubstanciem a efetividade administrativa da instituição escolar.”(PARO, p. 158)

“O aluno que não aprende não pode ser empurrado, mas bem cuidado, de tal forma que possa resgatar suas oportunidades.” (DEMO, p. 27)

“O professor precisa tirar a limpo todos os dias se seus alunos estão aprendendo, não só porque isto é de ofício, mas igualmente porque os dados disponíveis gritam que a aprendizagem é mínima. É para distribuir este processo de cuidado da aprendizagem do aluno que a avaliação comparece como procedimento essencial.” (DEMO, p. 24)

“Quando aplico a nota dois a um aluno, disto não segue outra coisa que não seja o compromisso tanto mais urgente de cuidar dele religiosamente. Não reduzo o aluno ao número dois, mas indico quantitativamente uma dinâmica qualitativa, marcada pela baixíssima aprendizagem.” (DEMO, p. 51)

“Para isso,basta que cada professor esteja presente e se interesse pelo que faz o aluno para poder, em caso de fracasso, ajudá-lo, orientá-lo para uma nova pista, propor-lhe uma hipótese ou um instrumento de trabalho.” (PERRENOUD, p. 142)

“O professor que constata que uma noção não foi entendida, que suas instruções não são compreendidas ou que os métodos de trabalho e as atitudes que exige estão ausentes, retomará o problema em sua base, renunciará a certos objetivos de desenvolvimento para retrabalhar os fundamentos, modificará seu planejamento didático etc.” (PERRENOUD, p. 148)

AVALIAÇÃO Ponto de Partida heterogeneidade real Ponto de Chegada homogeneidade possível Z. D. Real Z. D. Proximal Z. D. Potencial O que já sabe fazer sozinho O quê tem possibilidade de aprender Ocorre processo de Ensino-Aprendizagem O aluno fará com a ajuda do professor

Referência Bibliográfica ARROYO,M. Ofício de Mestre – Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004 CRUZ, C.H.C. Conselho de Classe e participação. In: Revista de Educação da AEC. Brasília, DF, nº 94, 1995, p. 111-136 DALBEN, A. I. L. de F. Dimensões subjetivas na prática dos Conselhos de Classe. In: DALBEN, A. I. L. de F. Trabalho escolar e conselho de classe. Campinas, SP: Papirus, 1995, p. 143-200 DEMO, P. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação, 2004.

Referência Bibliográfica LIMA, Luciano Castro. Controle de qualidade e avaliação pedagógica. In: Avaliação novos paradigmas. Revista da AEC nº 94, Brasília, DF, 1995, p.67-87 PARO, V. H. Reprovação escolar: renúncia à educação. SP:Xamã, 2001. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1999.