Role Play Autor: Luís Estevinha Rodrigues UC-5/DR3 Comunicação, mass media, e cultura política democrática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

1 Os blogues e o direito. 2 Os blogues: log -> weblog Blog: plataforma para inserção de conteúdos (texto; imagem) numa base de dados + módulo de output.
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Como os professores lidam com os erros
Raquel Costa nº Pedro Rodrigues nº Renato Sousa nº
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Administração para Engenharia
Mapas de Karnaugh 5 e 6 variáveis.
Como Conduzir uma Apresentação
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Maria Gambina Na Zarco.
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Microsoft Access Carlos Sebastião.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
EDIÇÃO 2013.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
PONTO DE ENCONTRO DE PALESTRANTES ESPÍRITAS - COMO SE COMUNICAR BEM COM A MÍDIA - Ana Morelli – jornalista 20/11/2011, das 9 às 11h, Federação Espírita.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Estatísticas da Criança no Brasil
O peso da redação no CV UFRGS
Noções de Relações Públicas
DIREITO, POLÍTICA E SOCIOLOGIA AMBIENTAL
Outubro de 2008.
REVISÃO DE HISTÓRIA.
Centro de Formação Penalva Azurara / Jornadas Prof2000 / Centro de Formação Penalva e Azurara Escola Secundária Felismina Alcântara Mangualde.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 23 a 25 de Março de 2013.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Domingo, 13 a 15 de Abril de 2013.
Uma proposta de mudança
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira a Segunda-feira, 09 a 12 de novembro de 2012.
Orientações Gerais.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Domingo, 20 a 22 de Abril de 2013.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 12 a 14 de Abril de 2014.
A Jovem Pan apresentará um programa especial com os fatos mais marcantes de Destaques para : COPA DO MUNDO 2010 ELEIÇÃO PRESIDENCIAL OS DESASTRES.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 13 a 15 de Julho de 2013.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
Prof.ª Irislane Figueiredo
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
1.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
EBSCOhost Pesquisa avançada.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2009.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Pesquisa de Clima Resultados NYK Line
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Formador: Luís Estevinha Rodrigues UC5-DR4: Propostas de trabalho.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
Sínteses da legislação da UE: uma introdução 2008.
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
Divulgação das Eleições 2010 Assessoria de Imprensa e Comunicação Social.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
Transcrição da apresentação:

Role Play Autor: Luís Estevinha Rodrigues UC-5/DR3 Comunicação, mass media, e cultura política democrática

Plano (20 formandos, cerca de 3 horas) Passo 1 - Formar seis grupos de formandos. Passo 2 - Dois grupos com cinco elementos cada. Passo 3 - Dois grupos com três elementos cada. Passo 4 - Dois grupos com dois elementos cada.

Plano Passo 5 - Os grupos de cinco elementos formam dois partidos políticos (o partido A e o partido B). Passo 6 - Os grupos de três elementos formam dois órgãos de comunicação social (jornais, televisões, etc). Passo 7 - Os grupos com dois elementos são constituídos por analistas políticos.

Plano Passo 8 - Cada partido forma um conjunto de propostas políticas, um programa de legislação e governação com 10 pontos, e escolhe um líder. Depois passa essa informação por escrito aos órgãos de comunicação (20 minutos para os dois grupos, em simultâneo). Passo 9 - Cada órgão de comunicação descreve primeiro, com isenção, cada programa de cada partido, e entrevista depois cada líder (10 a 15 minutos por cada descrição, e 10 a 15 minutos por cada entrevista). Passo 10 - Cada grupo de analistas faz o seu comentário aos programas dos partidos e aos líderes (5 a 10 minutos por comentário).

Plano Passo 11 - Passa-se à eleição. Cada elemento do grupo tem o direito de votar, de se abster ou de votar em branco/nulo (cerca de 10 minutos). Passo 12 - São apurados os resultados e os líderes dos partidos fazem breves declarações sobre esses resultados (5 minutos por declaração) Passo 13 – Os jornalistas entrevistam os comentadores sobre os resultados, as declarações dos lideres e as expectativas de governação (mais ou menos 5 minutos).

Plano Passo 14 - O grupo reflecte em conjunto sobre as prestações comunicacionais, os resultados, etc., privilegiando-se as relações causais entre o poder da palavra, da imagem, do conteúdo veiculado, etc., e a concretização de objectivos previstos pela cultura democrática, nomeadamente a obtenção de poder legislativo e executivo.