Treinamento realizado no Japão: Novembro de 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto.
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A META foi constituída há mais de 25 anos e tem sua sede em São Paulo – Brasil. Nos propomos a constituir SPE (Sociedade por.
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
Ministério do Meio Ambiente
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
de Óleos Vegetais Usados
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Conferência das Cidades Mato Grosso
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Gestão para Resultados
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
FORMATO PROMOÇÃO Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) FORMATO CO-ORGANIZAÇÃO Associação das agencias gestoras de transporte.
Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.
no contexto do Arranjo Metropolitano
Conferência das Cidades Mato Grosso
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Workshop Inicial Belo Horizonte, 10 de Abril de 2014
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Transparência no Direito à Saúde
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Seminário do Setor Portuário
CIPA 2013/2014.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM MUNICÍPIOS CONSORCIADOS DE MINAS GERAIS UTILIZANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM CONFORMIDADE COM.
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
Programa Escola Água Cidadã. Contribuir para a preservação das águas, através do desenvolvimento de ações que possibilitem o despertar da consciência.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Lixo Brasileiro.
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Workshop de Melhoria Contínua
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério do Meio Ambiente
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Transcrição da apresentação:

Treinamento realizado no Japão: Novembro de 2013 Seminário “Promoção da Eficiência na Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil” 17 de Dezembro I 2013

Visão geral

Aula: Gestão de resíduos da cidade de Kitakyushu Know-how do Japão em planejamento urbano e implementação do que é definido no planejamento Responsabilidade estendida do produtor (e não responsabilidade compartilhada) Transição da visão da cidade em relação à gestão de resíduos (“Disposal Oriented Process” - “Recycling- Oriented Process” - “Environmentally-Oriented Process”): redução de 30% do total de resíduos sólidos coletados Aterros na zona costeira

Visita ao Museu Municipal do Meio Ambiente

Experimento de transformação de resíduos de cozinha em adubo Relevância da compostagem para a realidade brasileira (mais de 50% do nosso resíduos é orgânico) Importância de passar pela experiência prática em relação ao método Takakura (e a outros métodos) Possibilidade de adaptação do método Takakura à realidade de Minas Gerais (necessidade de realização de testes) mantendo suas caraterísticas principais: método rápido, fácil e barato

Visita aos Centros de Tratamento Térmico de Resíduos de Shin-moji, Higari e Fukuoka Solução específica para a realidade japonesa Necessidade de grandes investimentos em implantação, operação, controle de emissões e gestão Visão integrada da gestão dos resíduos: os Centros de Tratamento Térmico são uma parte da engrenagem da gestão dos resíduos em Kitakyushu Importância estratégica da educação ambiental: canais contínuos e eficientes de comunicação com a sociedade para estabelecimento de políticas concensuadas Toda planta de tratamento de resíduos é construída e operada de forma a possibilitar visitações Necessidade de se reduzir o volume de resíduos gerados mesmo com a presença de tantas plantas de tratamento térmico (viabilidade econômica)

Visita ao local de coleta de lixo no bairro de Moji (Kitakyushu)

Visita aos Centros de Triagem: Lata, Vidro, Plástico e Papel

Visita ao Centro 3R em Fukuoka

Eco-Town

Visita ao Centro de Biomassa da Cidade de Hita e Centro de Reciclagem de Resíduo Madeireiro

Obrigada! Camila do Couto Seixas Coordenadora da Assessoria em Resíduos Sólidos camila.seixas@agenciarmbh.mg.gov.br Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem)