Acessibilidade em Bibliotecas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Libras Língua Brasileira de Sinais.
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ana Paula Marina Andrade
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Informações Sobre a Comunidade Surda
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
CBS Confederação Brasileira de Surdos
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
Esta apresentação está preparada
Metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação Aula 4 Antonio Carlos Brolezzi  
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina
Inteligências Múltiplas
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Inteligência Emocional
Promovendo Soluções Sociais
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Mente Positiva.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Relatório de Proposta de Projeto
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Inteligência Emocional
Inteligências emocional, social e interpessoal
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
Competência Emocional no Mercado de Trabalho
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

Acessibilidade em Bibliotecas “As Técnicas da Inteligência Emocional que Poderão ser Aplicadas no Atendimento a Usuários com Deficiência em Unidade de Informação”

Apresentadora: Ruth Hosana Cezarino da Silva Instituição: Universidade Estadual de Campinas

O que emoção? Segundo Goleman (1995), “Todas as emoções são em essência, ] impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida...”

A Inteligência Emocional Inteligência Emocional é um termo utilizado na psicologia, para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções.

Habilidades para o Desenvolvimento Auto consciência Auto conhecimento Auto Controle Consciência Social Desenvolvimento de Pessoas

As 7 Teorias Definidas por Howard Gardner (1990) Inteligência Intrapessoal: auto compreensão; Inteligência Interpessoal: compreensão do outro. (Professores, médicos, psicólogos, gestores de equipes, etc.);

Inteligência Verbal ou Linguística: fala/ escrita (Poetas, Escritores, Compositores, Jornalistas, etc.);

Inteligências Lógico Matemática: calculo/raciocínio dedutivo (Matemáticos, engenheiros, Físicos); Espacial: espaço e direção ( arquitetos, decoradores);

Inteligências Cinestésica Corporal: agilidade com o corpo (Dançarinos, Mímicos, etc.) Musical: habilidade musical (Músicos).

Inteligências Moral: interligada aos bons costumes. Espiritual: interligada a fé.

Definições identificadas por Daniel Goleman (1995) Inteligência da Auto estima: sentimentos e emoções a favor de suas expectativas.

Justificativa para o Trabalho Motivação pessoal: surdez súbita em 1993; experiências vividas com a mãe, com deficiência visual total.

Justificativa para o Trabalho Motivação profissional: Inspiração no tema do TCC: “Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários da Biblioteca do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação para Deficientes Auditivos e Visuais” (CEZARINO,1995),

Objetivo Geral Chamar a atenção das organizações, que buscam a otimização nos serviços de atendimento, tangente á usuários e gestão de equipes; para o lado emocional das pessoas.

Objetivo Específico Propôr a aplicação das técnicas da Inteligência Emocional para o atendimento a usuários com deficiência, em unidade de informação.

Objetivo Específico Estimular á gestores de equipes, uma visão direcionada para as questões emocionais (Usuário/Funcionário), promovendo a otimização no atendimento prioritário.

Desenvolvimento Em primeira instância foram selecionadas as 4 Inteligencias: intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguística, a serem consideradas aplicáveis no atendimento.

Humor (riso) Motivação (gostar do que faz) Aplicações práticas - Inteligência Intrapessoal á Usuários com Deficiência: Humor (riso) Motivação (gostar do que faz)

Aplicações Práticas - Inteligência Linguística Verbal á Usuário com Deficiências Boa dicção – para leitura labial Tecnicas de Comunicação (emissor /receptor)

Aplicações práticas - Cinestésica Corporal a Pessoas com Deficiência: Uso das Mãos (mímicas): Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS, desenhos e indicações invisiveis. Exemplo no vídeo de “Leonardo Castilho” http://youtu.be/_swlBh9298c

Agilidade Corporal: espontaniedade para auxiliar o usuário.

Aplicações Práticas - Inteligência Interpessoal a Usuários com Deficiência Empatia

Uma Afirmação da Psicologia sobre os Sentimentos de uma Pessoa com Deficiência “Perda dos mecanismos de descarga emocional; fontes de recompensa e prazer;

perda da independência física e econômica” (Vash ,1988, p. 204).Disponível no portal “Rede Saci” em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/ artigo.asp?artigo=1788

Caso 1- Parte de Entrevista á uma Pessoa com Deficiencia Motora “As pessoas que atendem nas bibliotecas, deveriam sorrir mais, pois assim ficamos mais á vontade para pedir ajuda...Também é importante que não fiquem somente atráz dos balcões...”

Caso 1 - Entrevista como parte da metodologia aplicada (não divulgada).

Caso 1 -Identificação das Emoções Sentimentos da Usuária: sensação de abandono, timidez, insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal.

Caso 2 - Parte de depoimento de uma cadeirante ao assistir um show ao vivo: “É extremamente desconfortável ser carregada em uma cadeira de rodas, principalmente por seguranças ...”

Caso 2 - Identificação das Emoções Sentimentos da Cadeirante: constrangimento / irritabilidade. Inteligência Aplicável: Interpessoal, Cinestésica Corporal.

Caso 2 Disponível no portal da “REDE SACI”, em: http://saci.org.br/index.php?modulo= akemi&parametro=20811

Caso 3 – Depoimento de um cadeirante jovem “Quando entro em uma biblioteca, sinto dificuldades para pegar um livro e emprestá-lo normalmente: Sinto a necessidade de alguém para me ajudar, ...”

Caso 3 - Continuação ...pois em alguns momentos me atrapalho entre segurar o livro, abrir uma porta e dirigir minha cadeira com as mãos...”

Caso 3 Parte da Pesquisa Exploratoria (participação em depoimento durante o curso AIU/UNICAMP na disciplina: “Acessibilidade em Bibliotecas” )

Caso 3 - Identificação das Emoções Sentimenos do Cadeirante: ansiedade/ abandono/insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Interpessoal (empatia) / Cinestésica Corporal (agilidade física).

Caso 4 - Parte de um bate-papo com um jovem cadeirante (via e-mail) “...o grande problema é com a pessoa surda, a grande maioria costuma fingir que não vê a pessoa, por não saber como se comunicar. ..”

Caso 4 – Indentificação das Emoções Sentimentos do Cadeirante: sensação de abandono. Inteligência Aplicável: Interpessoal / Cinestésica Corporal/Linguística.

Fonte: e-mail profissional da pesquisadora: ruthosac@ime.unicamp.br Caso 4 Fonte: e-mail profissional da pesquisadora: ruthosac@ime.unicamp.br

Metodologia Aplicada no Trabalho Pesquisa exploratória: livros, blogs, revistas, sites como: o Laboratório de Acessibilidade do SBU (LAB), “Bengala Legal”, “USP Legal - Rede Saci” , etc.

Livros sobre Inteligência Emocional disponível em: Metodologia Livros sobre Inteligência Emocional disponível em: http://books.google.com.br/booksid=ZLwXgaEiJtwC& printsec=frontcover&dq=inteligencia+emocional+no+trabalho&hl =ptBR&ei=SnmdTr32N6P30gGaguWKCQ&sa=X&oi= book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDoQ6AEwAA#v= onepage&q&f=false

Metodologia Participações em palestras, depoimentos de pessoas com deficiência, diálogo com psicólogo do CEPRE/UNICAMP, etc. Estudo comparativo (diagnóstico) para a aplicação das teorias.

Resultados Questionário - resultado não satisfatório. Entrevista – resultado parcialmente satisfatório. Diálogos presencial / via E-mail – satisfatório. Pesquisas em site, depoimentos - satisfatório.

Conclusões Aplicações das técnicas á nível de prioridade: 1- Intrapessoal, 2- Interpessoal (empatia), 3- Linguística Verbal, 4- Cinestésica Corporal.

Conclusões Ninguém deve ser “superdotado” das inteligências. Porém é importante a consideraçao da metodologia proposta, com relação ás 4 técnicas da Inteligência Emocional...

Conclusões Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguistica, por parte de gestores de equipes. Isto por ser uma iniciativa coerente com o mundo em que vivemos,...

Conclusões ... onde a atenção de muitas pessoas está mais voltada para o desenvolvimento da tecnologia: o mundo digital.

Conclusões ...O lado humano no entanto passa a estar em segundo plano dentro dos projetos de muitas empresas.

Conclusões Os líderes tendem a ter maior sucesso no mundo corporativo, se possuirem conhecimento das técnicas da Inteligência Emocional e as aplicarem em seu trabalho.

Conclusões Cabe ás autoridades competentes nas organizações, oferecerem subsídios para projetos e campanhas, tangentes ás temáticas que norteiam a questão da acessibilidade.

Conclusões Pois ainda existem pessoas com deficiência, que enfrentam situações de discriminação, implicando até mesmo no seu lado emocional ...

Conclusões É recomendável que também se promova debates dentro das temáticas com relação a Acessibilidade e Inteligência Emocional, no âmbito da UNICAMP e demais instituições.

Referência Bibliográficas CEZARINO, Ruth Hosana. Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação de Deficientes Auditivos e Visuais. 1995. 48 f. Monografia (Bacharelado) Curso de Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, Puccamp, Campinas, 1995.

Referência Bibliográfica GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o O que é Ser Inteligente. 78. ed. Rio de Janeiro - Rj: Objetiva, 1995. 370 p. MARTIN, John. Como Usar a Inteligência Emocional. Grã-bretanha: Peak Performancethrough Nlp, 2001. (Sucesso Profissional).