Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz

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26 de setembro de 2013 AEC.  Alexandra Guerreiro / Rui Ferreira (Coordenação)  Andreia Massano  Carlos Veiga  Celeste David  José Gomes  Dora Barreiros.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Resumo do Relatório da Autoavaliação (Ano letivo 2010-2011)

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Modelo CAF outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  Definição A estrutura comum de avaliação (CAF) é uma ferramenta de Gestão da Qualidade Total inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão e Qualidade e no modelo da Speyer, Universidade Alemã de Ciências Administrativas. Foi especialmente concebida para ajudar as organizações públicas da União Europeia a melhorar o seu desempenho. outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Sistema de pontuação outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Critérios de Meios Nenhuma evidência ou apenas evidência de uma iniciativa sem expressão = 0 Iniciativa planeada = 1 Iniciativa planeada e implementada = 2 Iniciativa planeada, implementada e avaliada = 3 Iniciativa planeada, implementada, avaliada e revista com base em dados retirados de ações de benchmarking e ajustada em conformidade = 4 Iniciativa planeada, implementada, avaliada e revista com base em dados retirados de ações de benchmarking e ajustada e integrada completamente na organização = 5   outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Critérios de Resultados Não há resultados avaliados = 0 Os resultados-chave estão avaliados e demonstram uma tendência estável ou negativa = 1 Os resultados demonstram um progresso modesto = 2 Os resultados demonstram um progresso substancial = 3 São alcançados resultados excelentes e são feitas comparações com os resultados obtidos dentro da organização (benchmarking interno) = 4 São alcançados resultados excelentes e são feitas comparações com os resultados obtidos dentro da organização e com os resultados obtidos por outras organizações (benchmarking externo) = 5 outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Questionários outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Conversão de respostas positivas em pontuação Quando existiram médias foram calculadas sem ponderação. outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Nos subcritérios 8.2 Indicadores de desempenho social estabelecidos, nas alíneas a, c, d, e e 1.4 Gerir as relações com políticos e outros parceiros de forma a assegurar uma responsabilidade partilhada, alínea g, atendendo à especificidade das referidas alíneas, a pontuação foi de 5 e 4 apesar da percentagem de respostas não se enquadrar nesse intervalo. outubro 2011

Questionário Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Taxa de adesão Taxa de adesão Questionários para Autoavaliação 19% 10% 76% 63% Questionário Alunos Questionário Encarregados de Educação Questionário Pessoal Docente Questionário Pessoal Não Docente 50,3% Total outubro 2011

Resumo de pontuação das questões Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Resumo de pontuação das questões Resumo de respostas com pontuações inferiores ou superiores a 4     Pontuação Quest. Pontuação por conversão de percentagem de respostas positivas 1 2 3 4 5  Q AA 20 As restantes questões 2, 5, 9, 11, 12, 13, 16, 21, 23, 24, 25 Q EE 4, 5, 6, 13, 23 18, 20, 21 Q PD 23, 29 22, 24, 27 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9,12 16, 17, 25, 26 Q PND 3, 4, 6, 9, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 1, 2, 22, 23 outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Sugestões outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  Alunos   Melhoramento das condições físicas – aquecimento Melhoramento do atendimento na Papelaria Alargamento do horário da papelaria , reprografia e secretaria Criação de uma Associação de Estudantes Otimização dos quadros interativos nas aulas Desencontro dos horários de almoço na cantina para minimizar as filas outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Encarregados de Educação Alargamento do horário da secretaria e melhoramento das suas instalações  Pessoal Docente Criação de uma caixa de críticas e sugestões para a comunidade educativa  Pessoal Não Docente Informações atempadas das atividades a realizar Existência de mais Ações de formação outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Comentários outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Alunos A escola tem bom funcionamento Encarregados de Educação Satisfação relativamente à escola outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz 3. Resultado da autoavaliação: outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Foram considerados pontos fortes os que tiveram pontuação de 5; Foram considerados pontos a melhorar os que tiveram pontuação 3 ou inferior. outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos fortes outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 1 – Liderança Existência de orientação da Escola no sentido de desenvolver e comunicar os seus valores, visão e missão. Definição de metas e objetivos Orientação das atividades e resultados para satisfação de expectativas das partes interessadas Capacidade para implementar mudanças e comunicar aos interessados Implementação de um sistema de avaliação dos resultados escolares  Liderança através do exemplo, com motivação para a mudança, capacidade para comunicar, dialogar e incentivar as partes envolvidas. outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 2 – Planeamento e Estratégia   Existência de metas e objetivos da Escola incorporadas nas planificações e processos. Envolvimento das partes interessadas. Materialização dos objetivos e metas em projetos e atividades relevantes integrando-os no normal funcionamento da Escola Utilização de canais de comunicação eficientes outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 3 – Pessoas   Boas condições de trabalho em toda a organização, incluindo o respeito pelas exigências ao nível de saúde e da segurança.  Promoção de métodos de formação modernos (TIC) outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 4 – Parcerias e Recursos   Identificação de parceiros e tipo de relações Protocolos de parcerias Gestão eficiente dos recursos Sistema de recolha, organização e divulgação de informação da Escola aos interessados outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 6 – Resultados orientados para Alunos, Encarregados de Educação   Número de queixas e reclamações Prazos de processamento de documentos/encaminhamento ou resposta Inexistência de sucesso nas queixas apresentadas Resultados globais de Inquéritos de Satisfação outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 7 – Resultados relativos ao Pessoal Docente e Pessoal Não Docente   A imagem global da Escola junto da comunidade educativa Níveis de satisfação, motivação e envolvimento Capacidade de desenvolvimento de competências outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 8 – Impacto na Sociedade A atuação da Escola no que respeita questões ambientais Impacto e envolvimento na comunidade local Tendência dos artigos publicados na imprensa  Relacionamento com autarquias, empresas e associações representativos da comunidade Apoio a cidadãos excluídos/desfavorecidos, a projetos internacionais para o desenvolvimento, para envolvimento cívico de AA, EE, PD e PND Intercâmbio de conhecimento e informação com outros outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Pontos Fortes - Critério 9 – Resultados do desempenho Grau de cumprimento de objetivos Qualidade dos serviços prestados Participação em concursos Resultados a nível de benchmarking/bench learning Capacidade para rentabilizar recursos Capacidade de integração de alunos que terminam o 3.º ciclo Capacidade de atingir os objetivos definidos com os recursos disponíveis e dinamizar e envolver toda a comunidade educativa Capacidade de estabelecer parcerias e de obter resultados de ações conjuntas Capacidade de rentabilizar a utilização de tecnologias de informação Capacidade de rentabilizar equipamentos a nível financeiro Outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Plano de melhorias outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz outubro 2011

Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz Relação Ações de Melhoria PP.docx outubro 2011