Capacitação em Simulação Realística Prof. Marco Aurélio Marangoni Enf. Fabiana Santana Psi. Juliana Mari Dutra Técn. Enf. Ana Maria Ribeiro
Laboratório de Habilidades e Simulação LHabSim
Programa da capacitação Apresentação inicial + Conhecer simuladores Oficina de Feedback e Habilidades em Comunicação Desenvolvimento de Cenários Comportamentais Debriefing Desenvolvimento de Guias de Habilidades Desenvolvimento de Cenários Técnicos/Mistos Programação de Simuladores de Alta Complexidade
Histórico Treinamento para pilotos Sala de aula Simulador de vôo: Missões simuladas e realistas com seqüência de desafios (mau tempo, falha no equipamento, instruções confusas) Cabines reais com elevadores hidráulicos para movimentação (mergulhar para o chão) Sessão gravada em vídeo e seguida de depoimentos, análise crítica do próprio desempenho – crítica no comportamento e não na pessoa
Laboratório de Habilidades e Simulação Maastricht – 1975 Londrina – 1998 FMUSP - 2009 Hoje mais de 50 laboratórios de habilidades
Interesse por Simulação Bradley P. Medical Education 2006, 40:254-262
Conceito da Simulação Realística (SR) Método X Ferramenta Fundamental a contextualização Ambiente seguro X Errar Ensina, capacita e treina os profissionais de saúde Ensino aplicado à prática Tecnologia?
Permite Discutir: Padronizar: Avaliar: Comunicação, atitude e procedimento.
Por que simular? USA 98.000 (1999) mortes/ano (268/dia). Capacitação em simulação diminui custo de seguro médico
Avaliação curso de Medicina (SINAES) Dimensão 3: instalações físicas Ítem 3.3.5: Laboratório de habilidades 1 – ausente 2- insuficiente 3- adequado 4- plena 5- excelente
Uso de Simulação em Saúde Permite: Maior retenção do conhecimento Ambiente educacional participativo e interativo Aumento de interesse do aluno ao aprendizado Manter o foco na segurança do paciente Apresentação de casos clínicos raros e de maior risco Preparo técnico e emocional para a prática assistencial Treinamento de competências em um ambiente próximo ao real
Indicações do uso da simulação Vivenciar situações que ocorrerão na vida real Treinar situações raras Gerenciar comportamentos Treinamento prévio da melhor conduta (comportamental, atitudinal ou técnica)
Vantagens do uso da simulação Aluno aprende antes no simulador para depois atender pacientes Diminui riscos no atendimento Aumenta segurança dos usuários Melhora a relação médico-paciente
Qualifica o indivíduo à residência médica (prova prática) Pode fazer parte da seleção no vestibular (Israel) Integra conhecimentos teóricos a habilidades técnicas e comportamentais, integrando definitivamente o currículo
Diferentes níveis de aprendizado Fazer Mostrar como fazer Sabe como Saber
IMPORTANTE Em simulação encaramos o ERRO como uma OPORTUNIDADE ÚNICA de APRENDIZAGEM E MELHORIA
SR x Laboratório de Habilidades A SR difere da metodologia aplicada nos laboratórios de habilidades, assim como treinamentos já conhecidos e bem estabelecidos como ACLS, PALS, BLS.... cenários Metodologia elaboração condução
Habilidades
Estrutura
Preparo
Preparo Termo de Consentimento Teste Habilitador Para o Cenário Programação de Cenários Técnicos/Mistos e Comportamentais Formulário Para Realização de Debriefing
Simulação Simulação
Filmagem
Debriefing (oportunidade final de aprendizagem)
Para iniciar um cenário... Orientações Escolha do voluntário Orientações sobre o caso Orientação dos voluntários sobre equipamentos e simuladores Durante o cenário Observar o racíocinio com o apoio do check list Debriefing Tempo para preenchimento do check list Acolhimento do voluntário Técnica do feedback e foco no check list estruturado
Pacientes – “alta tecnologia” Tipos de simuladores Pacientes – “alta tecnologia” Sim Man 3G
Pacientes – “alta tecnologia” Hall Pediatric One Year Hall Pediatric Five Years
Pacientes “baixa tecnologia” Noelle – Simulador para parto normal
Pacientes – “alta tecnologia” Narsing Anne
Manequins Estáticos
Propostas Seleção dos especialistas Adequação na grade curricular dentro de cada disciplina Capacitação dos docentes à metodologia Construção dos cenários Discutir possíveis avaliações
Tarefa Pesquisar sobre aplicação em sua especialidade/Curso Dividir responsabilidades (Referências) Listar cenários importantes para simular Desenvolver apostila (e-learning no futuro) Assunto a ser discutido Texto mínimo + referências Material de habilidades necessárias Teste habilitador ao cenários
MSR Chaim Sheba Medical Center
www.unoeste.br/lhabsim lhabsim@unoeste.br