Capacitação em Simulação Realística

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Transcrição da apresentação:

Capacitação em Simulação Realística Prof. Marco Aurélio Marangoni Enf. Fabiana Santana Psi. Juliana Mari Dutra Técn. Enf. Ana Maria Ribeiro

Laboratório de Habilidades e Simulação LHabSim

Programa da capacitação Apresentação inicial + Conhecer simuladores Oficina de Feedback e Habilidades em Comunicação Desenvolvimento de Cenários Comportamentais Debriefing Desenvolvimento de Guias de Habilidades Desenvolvimento de Cenários Técnicos/Mistos Programação de Simuladores de Alta Complexidade

Histórico Treinamento para pilotos Sala de aula Simulador de vôo: Missões simuladas e realistas com seqüência de desafios (mau tempo, falha no equipamento, instruções confusas) Cabines reais com elevadores hidráulicos para movimentação (mergulhar para o chão) Sessão gravada em vídeo e seguida de depoimentos, análise crítica do próprio desempenho – crítica no comportamento e não na pessoa

Laboratório de Habilidades e Simulação Maastricht – 1975 Londrina – 1998 FMUSP - 2009 Hoje mais de 50 laboratórios de habilidades

Interesse por Simulação Bradley P. Medical Education 2006, 40:254-262

Conceito da Simulação Realística (SR) Método X Ferramenta Fundamental a contextualização Ambiente seguro X Errar Ensina, capacita e treina os profissionais de saúde Ensino aplicado à prática Tecnologia?

Permite Discutir: Padronizar: Avaliar: Comunicação, atitude e procedimento.

Por que simular? USA 98.000 (1999) mortes/ano (268/dia). Capacitação em simulação diminui custo de seguro médico

Avaliação curso de Medicina (SINAES) Dimensão 3: instalações físicas Ítem 3.3.5: Laboratório de habilidades 1 – ausente 2- insuficiente 3- adequado 4- plena 5- excelente

Uso de Simulação em Saúde Permite: Maior retenção do conhecimento Ambiente educacional participativo e interativo Aumento de interesse do aluno ao aprendizado Manter o foco na segurança do paciente Apresentação de casos clínicos raros e de maior risco Preparo técnico e emocional para a prática assistencial Treinamento de competências em um ambiente próximo ao real

Indicações do uso da simulação Vivenciar situações que ocorrerão na vida real Treinar situações raras Gerenciar comportamentos Treinamento prévio da melhor conduta (comportamental, atitudinal ou técnica)

Vantagens do uso da simulação Aluno aprende antes no simulador para depois atender pacientes Diminui riscos no atendimento Aumenta segurança dos usuários Melhora a relação médico-paciente

Qualifica o indivíduo à residência médica (prova prática) Pode fazer parte da seleção no vestibular (Israel) Integra conhecimentos teóricos a habilidades técnicas e comportamentais, integrando definitivamente o currículo

Diferentes níveis de aprendizado Fazer Mostrar como fazer Sabe como Saber

IMPORTANTE Em simulação encaramos o ERRO como uma OPORTUNIDADE ÚNICA de APRENDIZAGEM E MELHORIA

SR x Laboratório de Habilidades A SR difere da metodologia aplicada nos laboratórios de habilidades, assim como treinamentos já conhecidos e bem estabelecidos como ACLS, PALS, BLS.... cenários Metodologia elaboração condução

Habilidades

Estrutura

Preparo

Preparo Termo de Consentimento Teste Habilitador Para o Cenário Programação de Cenários Técnicos/Mistos e Comportamentais Formulário Para Realização de Debriefing

Simulação Simulação

Filmagem

Debriefing (oportunidade final de aprendizagem)

Para iniciar um cenário... Orientações Escolha do voluntário Orientações sobre o caso Orientação dos voluntários sobre equipamentos e simuladores Durante o cenário Observar o racíocinio com o apoio do check list Debriefing Tempo para preenchimento do check list Acolhimento do voluntário Técnica do feedback e foco no check list estruturado

Pacientes – “alta tecnologia” Tipos de simuladores Pacientes – “alta tecnologia” Sim Man 3G

Pacientes – “alta tecnologia” Hall Pediatric One Year Hall Pediatric Five Years

Pacientes “baixa tecnologia” Noelle – Simulador para parto normal

Pacientes – “alta tecnologia” Narsing Anne

Manequins Estáticos

Propostas Seleção dos especialistas Adequação na grade curricular dentro de cada disciplina Capacitação dos docentes à metodologia Construção dos cenários Discutir possíveis avaliações

Tarefa Pesquisar sobre aplicação em sua especialidade/Curso Dividir responsabilidades (Referências) Listar cenários importantes para simular Desenvolver apostila (e-learning no futuro) Assunto a ser discutido Texto mínimo + referências Material de habilidades necessárias Teste habilitador ao cenários

MSR Chaim Sheba Medical Center

www.unoeste.br/lhabsim lhabsim@unoeste.br