Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MISSÃO: formar professores de educação física
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciência da Computação
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A importância da jovem liderança empreendedora
Glauce-Mônica Vilela Souza
SINAES: Concepções e Diretrizes
Universidade Católica de Pelotas Programa de Aperfeiçoamento Docente
Portfólio de Estágio Supervisionado
Talentos para Inovação
O ingresso na Universidade
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
QUANDO VOCÊ INVESTE EM PESSOAS, O RETORNO É GARANTIDO.
Sistema de Mapeamento de Competências
Promovendo Soluções Sociais
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
GENTE E GESTÃO Miguel de Paula.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Nutrição AV. MARIA QUITÉRIA, 2116 CENTRO – FEIRA DE SANTANA – BAHIA – TEL.:
ATITUDE EMPREENDEDORA
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Empregabilidade e Carreira
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Como organizar meu tempo na Universidade Prof. Responsável: Evaristo.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Profª. Ivna Herbênia Souza
Qualificação Profissional
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor Profª Drª Martha Nascimento Castro Agriconsult Uni-Anhanguera

Educação é uma condição fundamental para que o indivíduo desenvolva suas capacidades produtivas e cidadania. O curso técnico tem duração de um 1,5 no mínimo, mas a média de duração é 2 anos. (é profissionalizante o profissional ocupa cargos operacionais) Os tecnólogos dão título de curso superior, com duração entre 2 anos e 3,5 anos. 

População Sudeste: 77.873.120 Nordeste: 51.534.406 Sul:26.733.595 Centro-Oeste: 13.222.854 Norte:14.623.316

O número de concluintes de 2010 (959 mil)

2010 6.379.299 matriculados em um dos 29.507 cursos de graduação ou pós-graduação de 2.377 instituições. O número é mais que o dobro do registrado em 2001( ~ 3 milhões) Censo da Educação Superior 2010 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A maior parte (28.769 alunos) destes futuros profissionais estão em instituições privadas O ingresso deve-se, em sua maioria, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao vestibular O Brasil registrou, em 2010, 6.379.299 estudantes matriculados em um dos 29.507 cursos de graduação ou pós-graduação de 2.377 instituições, segundo o Censo de Educação Superior. O número é mais que o dobro do registrado em 2001, de pouco mais de 3 milhões. Ao todo, as matrículas cresceram 110,1% em dez anos.

.: A Escolha :. ¿Porque Agronomia ? Relato de Case - Experiência Pessoal .: A Escolha :. ¿Porque Agronomia ?

Relato de Case - Experiência Pessoal Graduação Estágios Visitas técnicas Workshops Encontros/Palestras/Congressos Network Oportunizar Agregar conhecimento diversificado Questionar-se sobre caminho a trilhar

Relato de Case - Experiência Pessoal Pós Graduação: Especialização/Mestrado/Doutorado Pesquisa Grupos de pesquisa Publicação científica Encontros/Palestras/Congressos Fortalecimento do conhecimento multidisciplinar E agora???

E agora? Relato de Case - Experiência Pessoal Meus diferenciais - Minhas habilidades O que tenho me faz alcançar os objetivos ? O que estou buscando? Planejamento

Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento Relato de Case - Experiência Pessoal Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento

Habilidades Intrapessoais Relato de Case - Experiência Pessoal Habilidades Intrapessoais Auto-conhecimento Auto-motivação Flexibilidade Comprometimento Entrega Valores + Ética + Postura Avaliar tendências de mudanças na sociedade/cultura/política/mercado

Habilidades Interpessoais Relato de Case - Experiência Pessoal Habilidades Interpessoais Empatia Comunicabilidade (oral-escrita) Atitudes pró-ativas

“Saber tudo sobre alguma coisa” “Saber alguma coisa de Tudo” Relato de Case - Experiência Pessoal “Saber tudo sobre alguma coisa” “Saber alguma coisa de Tudo” Diálogo Multidisciplinar Aprender a aprender

Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento Relato de Case - Experiência Pessoal Lidar com o imprevisto Oportunizar Refazer planejamento

Quando a Universidade exerce seu compromisso social? IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais Indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão define-se basicamente pela relação a universidade desenvolve o conhecimento por meio do ensino, que é aprimorado pela pesquisa e difundido pela extensão Quando a Universidade exerce seu compromisso social? Com a produção de conhecimentos e soluções aplicáveis ao cotidiano social

Possibilita a produção de conhecimento universidade/comunidade IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais A pesquisa articula o trabalho realizado na universidade com setores da sociedade Possibilita a produção de conhecimento universidade/comunidade Visando à criação de conhecimentos que possibilitam transformações da sociedade

ensino depende da pesquisa para sustentá-lo e aprimorá-lo. IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais ensino depende da pesquisa para sustentá-lo e aprimorá-lo. ensino também precisa da extensão para fazê-lo chegar até a comunidade e torná-lo aplicável. A pesquisa depende do ensino e da extensão para difusão e para sua aplicabilidade, indicando novos rumos

A extensão é a forma de socialização e democratização do conhecimento IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia Ensino – Pesquisa – Extensão: Dilemas Atuais A universidade leva até a comunidade os conhecimentos que produz com a pesquisa por meio da extensão. A extensão é a forma de socialização e democratização do conhecimento

Relato de Case - Experiência Pessoal Ingresso no Mercado de Trabalho Consultoria Atividade de Docência

Obrigada pela atenção! Email de contato: martha@agriconsult.com.br Site: www.agriconsult.com.br