Índice Objetivos dessa Entrega Alinhamento das soluções à estratégia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Advertisements

O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM) Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte.
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
SepNet - Sistema Eletrônico de Protocolo
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Procedimentos Fábrica
Implementação de Sistemas
Case CPTM: gestão por processos
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Apresentação da Plataforma
Estratégia de Planejamento do Projeto
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Reunião de planejamento do projeto 24/05/2012 (Versão 1.0)
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Sistema de Gestão de Fiscalização
Oficina Mecânica TADS 2011.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Nova solução CRM da Riosoft
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Sistema de Gestão de Fiscalização
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
Análise e Projeto de Sistemas
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Gerenciamento de Processos - PNQ
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
O Processo de desenvolvimento de software
1. Qualitor Módulo Gerenciamento de Problemas Versão 5i Doc oficializado em 08/05/08.
Levantamento de Requisitos
a a Gestão de conteúdo e controle de processos no apoio à diretoria executiva GED no Rio 2003 Gestão de conteúdo e controle de processos.
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Levantamento de Requisitos
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Plano de Produto Fusion ECM Suite
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
Fls.1/23. OBJETIVO: Modernização de processos; Maior capacidade gerencial; Eficiência Administrativa. AÇÃO: Adquirir SOLUÇÃO abrangente, capaz de aumentar.
PROCESSO CONTEMPLAÇÃO
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Novos Rumos do Workflow e a Integração com o ERP Maria Luiza Reis,DSc. CDIA Diretora Lab245 Software.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
Estruturação Projetos
Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
GT Governança de TI Comitê de Políticas em Tecnologia da Informação CPTI.
Mandamentos do Planejamento Estratégico
Apresentação Técnica 11 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para empresas de segmento e porte variados, Empresa 100% brasileira com produtos/serviços.
Sistema de Regulação de Sinistro de Danos
Planejamento do Projeto
Infoworker – Soluções desenhadas para Nuvem
Mapeamento de Processos
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Execução Orçamentária (SORC) Conclusão da 1ª. etapa na Seção de Liquidação de Despesas de Custeio (SLDC) Conclusão da.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Transcrição da apresentação:

Plano Estratégico de TI Fase 3 Março de 2011 Versão preliminar

Índice Objetivos dessa Entrega Alinhamento das soluções à estratégia Apresentação dos componentes da solução Soluções por macroprocesso INEA Aplicações que atendem aos grupos de soluções Aderência das soluções de ECM vs BPM Solução recomendadas Fichas dos sistemas Principais funcionalidades (não exaustivo) Etapas para implantação Investimento necessário Implantação Cenários a serem considerados: Alto,,médio e baixo investimento Adoção do software de Lavras Roadmap por cenário Necessidades de arquitetura

Índice Objetivos dessa Entrega Alinhamento das soluções à estratégia Apresentação dos componentes da solução Soluções por macroprocesso INEA Aplicações que atendem aos grupos de soluções Aderência das soluções de ECM vs BPM Solução recomendadas Fichas dos sistemas Principais funcionalidades (não exaustivo) Etapas para implantação Investimento necessário Implantação Cenários a serem considerados: Alto,,médio e baixo investimento Adoção do software de Lavras Roadmap por cenário Necessidades de arquitetura

Componentes da solução Gestão de Negócios Planejamento Financeiro Controle de processos Aplicativos para processos de negócios Sistemas Ambientais Conservação e recuperação Licenciamento Fiscalização Apoio ao negócio Núcleo Cadastros corporativos Regras de negócios BDE Repositório de documentos Usuários/Permissões Serviços de acesso a dados Rotinas de ETL Base de dados transacional Base de dados dimensional Coleta e apresentação Órgãos externos IBAMA PRODERJ Pesquisas acadêmicas Ministério público Procuradoria

Núcleo integra diversos componentes da arquitetura de soluções propostas ao INEA Cadastros unificados de empresas e entidades relevantes aos processos de negócios do INEA que devem ser acessados / atualizados pelos aplicativos dos grupos de soluções INEA através de serviço de acesso aos dados Regras de negócios que devem estar embutidas na solução de Workflow & GED e que são premissas para organização dos processos de negócios INEA Cadastro dos usuários das soluções de negócios com permissões de utilização de seu(s) respectivo(s) aplicativo(s) de negócios Banco de dados espacial com georeferenciamento das camadas de negócios INEA (ex.: unidades de conservação, recursos hídricos, jurisprudências) Repositório dos diversos tipos de documentos produzidos pelo INEA (Ex.: processos de licenciamento, atas de reuniões do FUNDRHI) a ser gerenciado pela solução de Workflow e GED Base de dados transacional acessada pelas diferentes aplicações através de módulos de acesso de acordo com arquitetura SOA que deve nortear as novas aplicações. Para as aplicações já existentes, é necessário a elaboração de um plano de evolução, o qual permita a separação das camadas mencionadas no primeiro parágrafo e a utilização de uma solução de middleware, onde o ESB (enterprise service bus) é o mais recomendado Base de dados dimensional modelada de forma a otimizar acesso aos dados agregados (ex: controle orçamentário, série histórica de indicadores ambientais ) que serão armazenados em Datawarehouse com visões específicas no Datamart Serviços de acesso que permitam as diversas aplicações solicitar as informações sem que façam acesso direto asbases existentes. Recomenda-se padrões abertos como XML para permitir a reutilização dos componentes indepente da plataforma do banco de dados Rotinas de ETL que deverão ser desenvolvidas para “puxar “os dados dos sistemas, tratá-los e popular o Datawarehouse Rotinas de ETL Cadastros corporativos Serviços de acesso a dados Regras de negócios Usuários/Permissões BDE Repositório de documentos Base de dados transacional Base de dados dimensional Descrição do componente “Núcleo” para avaliação do formato no conference. Na entrega final, demais componentes (Órgãos externos, Coleta e Apresentação, etc) serão detalhados

Soluções por macroprocessos INEA Grupo de soluções Dimensão Monitoramento Licenciamento Fiscalização Conservação & Recuperação Relacionamento com públicos Apoio ao negócio Workflow & GED Cadastro dos fluxos de trabalho Repositório de conteúdo multimídia Acompanhamento Trabalho colaborativo Publicação BDE Cadastro Camadas Sistemas ambientais Coleta de dados Análise de indicadores Gestão de crises Sistemas de entidades Externas Financeiro Acesso Sistemas de Gestão Planejamento Administrativos Específicos Nesta amostra, detalhamos apenas a relação entre o Licenciamento e os grupos de solução de Workflow e GED e também do BDE, demais relações serão mapeadas após validação do formato Significa que há relação entre a dimensão e o macroprocesso

Licenciamento: Workflow & GED Gestão de Negócios Planejamento Financeiro C.1 Controle de processos Processos de negócios INEA C.2 D.3 Sistemas Ambientais Conservação e recuperação Licenciamento Fiscalização Apoio ao negócio Órgãos externos Núcleo Cadastros corporativos Regras de negócios BDE Repositório de documentos Usuários/Permissões Serviços de acesso a dados Rotinas de ETL Base de dados transacional Base de dados dimensional Coleta e apresentação D.1 IBAMA A.1 E.1 PRODERJ Pesquisas acadêmicas D.2 Ministério público D.4 B.2 B.1 Procuradoria C.3 Dimensões do Workflow & GED Desdobramentos da solução no processo de Licenciamento Cadastro dos fluxos de trabalho A Regras de negócios (prazos, responsáveis e fluxo de atividades) deverão ser cadastradas garantindo organização das atividades de licenciamento Repositório de conteúdo multimídia B Documentos físicos serão encaminhados para bureau de digitalização e anexados ao seu respectivo processo Documentos serão versionados e contribuição de cada funcionário será registrada no sistema Acompanhamento C Gestores poderão acompanhar andamento dos processos de licenciamento de forma agregada Sistema emitirá aviso para alertar analista quais processos estão em datas próximas ao decurso de prazo ou atrasados Status do pagamento dos débitos de licenciamento deverá estar integrado ao workflow impedindo que licença seja emitida caso haja pendências com INEA Trabalho colaborativo D Empresários podem dar início ao processo de licenciamento através de formulário do portal Nos casos de processos que necessitem de reunião presencial, processos serão cadastrados pela equipe INEA Analistas trabalharão de forma colaborativa, uma vez que as informações estarão digitalizadas, permitindo consulta simultânea aos processos Demandas da MP serão inseridas diretamente nos sistemas INEA Publicação E Partes interessadas poderão acompanhar pelo portal INEA o trâmite de seus processos

Desdobramentos da solução no processo de Licenciamento Licenciamento: BDE Gestão de Negócios Aqui? Planejamento Financeiro Controle de processos Processos de negócios INEA Ou aqui ? Sistemas Ambientais Conservação e recuperação Licenciamento Fiscalização Apoio ao negócio A.1 C.1 O que é ? Órgãos externos Núcleo Cadastros corporativos Regras de negócios BDE Repositório de documentos Usuários/Permissões Serviços de acesso a dados Rotinas de ETL Base de dados transacional Base de dados dimensional Coleta e apresentação C.2 IBAMA PRODERJ Pesquisas acadêmicas B.1 Ministério público Procuradoria Dimensões do BDE Desdobramentos da solução no processo de Licenciamento Cadastro A Georeferenciamento das áreas relativas aos processos de licenciamento, estudos de impacto ambiental e demais atividades realizadas pelo licenciamento Camadas B Processos de licenciamento geoprocessados devem compor camada do BDE Publicação C Analistas terão acesso ao BDE para aumentar a precisão dos pareceres baseados nos recursos naturais e jurisprudência georeferenciados Acesso à uma versão simplificada do BDE para usuários externos para que observem restrições relacionadas à área que deve ser licenciada

O que contém/significa “Apoio ao negócio”? Componentes não identificados no desenho Portal Corporativo e sua conexão com os componentes do núcleo e com os sistemas Portal da Intranet Sistemas/Módulos de monitoramento Coletas de dados para análise Indicadores de Qualidade (ar e água) Riscos de cheias Desmatamentos Centro de Controle Operacional como consolidador desse indicadores (integração com sistemas e área externas) O que contém/significa “Apoio ao negócio”? Sistemas financeiros, de gestão de contratos, compras, etc, estão aonde? Algumas áreas geram boletos, guias de recolhimento e não há um controle unificado sobre essa fontes de pagamentos EX: Licenciamento, laboratório, Recursos hídricos, Deveríamos prever isso em alguma dimensão ou grupo de solução? “Sistemas Ambientais” Não me parece um bom nome para sistemas de coleta e monitoramento, se é que é isso Controle de Processos na camada de “Gestão de Negócios”?? Não seria melhor na camada de processos de negócio? Dentro de planejamento foi colocada a função “painel de controle” Não entendo como sendo uma função de planejamento Os indicadores estratégicos devem fluir para um dashboard corporativo, na camada de gestão de negócios? Seria possível um quadro cruzando Macros processos x componentes do núcleo? Permitiria identificar dependências entre componentes da arquitetura/núcleo Facilitaria o sequenciamento no roadmap Qual a arquitetura/mecanismo/tecnologia de conexão entre componentes x grupo de soluções Devemos considerar 3 tipos de tecnologias para acessos de “Entidades externas”: Através de transferência de dados entre sistemas (download, Webservices, etc): IBAMA, ANA,Proderj, Secretaria da fazenda, Sistemas bancários, etc. Acesso via portal: Ministério Público, empresas, Tribunal de contas, Câmera de deputados, Procuradoria do estado, público em geral; Através de dispositivos móveis: Executivos do INEA (indicadores estratégicos do dashborad, consulta status de processo), público em geral (qualidade da água e ar, áreas de parques preservação, serviços ao turista, etc)