ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
APRESENTAÇÃO apresentação.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projetos Sociais na Estratégia das Organizações Apresentação do BNDES no 60 Workshop de Responsabilidade Social Rio de Janeiro, 18 nov 2010.
Plano Nacional de Cultura
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Fabiano André Vergani
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Julho de 2007.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Teorias Modernas de Gestão
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Premissas Dados das Microrregiões.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
PRIMAVERA DO LESTE. ÁREA ECONÔMICA Grupo Único PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Pascoal Lopes dos SantosDom AquinoSec. Agricultura 02Ciro S.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Transcrição da apresentação:

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS ZEE-MS ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS PARA UM FUTURO POSSÍVEL

Nossa herança, nossa responsabilidade.

Um Grande Cruzamento: A hidrovia continental e os corredores bioceânicos

Mato Grosso do Sul: Nosso Lugar

HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO MS I – SEC XVI – CATEQUIZACAO DOS INDIOS PELOS JESUITAS I I – SEC XVI – ROTAS MONÇOEIRAS I I I – PLANICIE PANTANEIRA DOMINADA PELAS TRIBOS KADIWEU E PAIAGUAS I V – CICLO DA ERVA MATE V – RUSGA NO MT – CHEGADA DE FAMILIAS TRADICIONAIS VI – APOGEU DO PORTO DE CORUMBÁ VII – FORTIFICACOES PORTUGUESAS 1775 VIII – IMIGRACAO GAUCHA – GUERRA FEDERALISTA 1895 IX – INAUGURACAO DA NOB X – CHEGADA PRODUTORES PAULISTAS - 1979

O Mato Grosso do Sul Espontâneo

Será um importante exportador de biocombustíveis. CENÁRIO ECONÔMICO INTERNACIONAL O Brasil é o único país capaz de atender a demanda mundial futura por alimentos. Será um importante exportador de biocombustíveis.

O Mato Grosso do Sul Competitivo

Componentes do ZEE-MS planejamento estratégico Dez Zonas Cinco Arcos de Expansão Cinco Eixos de Desenvolvimento Quatro Potenciais Corredores de Biodiversidade Oito Polos de Ligação

Dez Zonas

Cinco Arcos de Expansão

Cinco Eixos de Desenvolvimento

11 METAS: Reorientação do desenvolvimento do Estado em bases sustentáveis, com ampliada integração ao mercado internacional, inclusão das comunidades nos processos econômicos e conservação ambiental. Fornecimento de subsídios para a implementação e monitoramento de políticas públicas sociais, de responsabilidade do governo estadual. Reequilíbrio estrutural da ocupação do território do Estado, promovendo a acessibilidade às suas localidades, a distribuição adequada da infra-estrutura básica e a integração intermodal de transporte do Estado.

Criação de marcos regulatórios gerais, referentes ao uso e ocupação do território do Estado, propiciando condições para o crescimento sustentável da economia, considerando as condições sociais das comunidades e as peculiaridades e os valores culturais locais e regionais. Orientação de investimentos estruturadores do Estado e do setor privado, em modais de transporte e logística e desenvolvimento urbano visando criar condições para diversificação da economia, em escala estadual, regionais e locais. Atração de investimentos privados, nacionais e internacionais, que estimulem a diversificação e verticalização da economia estadual, com ênfase no agro-negócio e agregação de valores às cadeias produtivas e na implantação de empreendimentos baseados em mecanismos de desenvolvimento limpo.

Inserção do Estado, nos mercados nacionais e internacionais diferenciados, mediante estímulo aos processos de certificação social, ambiental e empresarial e de adoção de sistemas de produção orgânica, mecanismos de desenvolvimento limpo e assemelhados. Preservação do patrimônio cultural, histórico, artístico e arqueológico, mediante proteção de bens e valores representativos. Melhoria da qualidade de vida das comunidades, com priorização daquelas apontadas pelo Índice de Responsabilidade Social, como as de maior vulnerabilidade social.

Valorização e inserção das iniciativas produtivas locais, tais como APL e DRS nas cadeias produtivas gerais do estado visando apoiar a criação de dinâmicas econômicas sustentáveis e inovadoras, principalmente nos municípios de pequeno e médio porte. Associação dos programas e conteúdos do setor da Educação às iniciativas decorrentes do ZEE-MS visando elevar a qualificação técnica à força de trabalho e imprimir capacidade de inovação aos processos sócio-econômicos e às atividades empresariais.

Uma pergunta. Qual o futuro mais provável para uma criança nascida e moradora em Nunca Te Vi (ou Taboco, ou Cipolândia, ou Caracol, ou Patagônia, ou Taunay, ou...) ?

( ) IR EMBORA ( ) RENUNCIAR

É preciso criar outras respostas. Porque a responsabilidade final de cada sociedade é a criação de condições reais para que cada um de seus membros possam buscar a plena realização de seus desejos e possibilidades.

Capacitar Desenvolver Competencias Valorizar o Capital Humano ETC

O que importa é dotar cada pessoa de condições e vontade de transformar sua realidade.

“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”...