Interpretação da Imagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sacramento do Matrimônio
Advertisements

AULA DA SAUDADE E ORATÓRIA DA FORMATURA Formandos de Licenciatura em Geografia A historia dessa turma teve início assim: Resultado do Processo.
Interpretação da Imagem
Análise de Imagem (Martine Joly)
Análise Sémica - Exemplo
Interpretação da Imagem
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
A aliança do começo O pacto de com Adão.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
PERDAS E DANOS A política do confronto e a segurança pública no estado do Rio de Janeiro Julho de 2008.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Comece a pensar em tudo que é preciso e possível mudar.
Diante da Vida, quem somos?.
Com o fio dos dias e das horas
O doce sabor da mulher deslumbrante
Nossa Senhora das Neves
MULHER Ondina Carrilho Cruz
ILHA DO PICO.
Cícero paulino dos santos costa
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Reinvente-se Paulo Roberto Gaefke.
ESTÉTICA Arte e realidade
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
Difícil querer definir amigo...
Os poemas de Inácio Lagarto
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
Um novo olhar sobre o homem e o Mundo.
Comportamento do Consumidor Alunos:  Bruno Rocha  Fernando Cardoso  Everton  Sebastião Alves  Mauri Alves.
Autor: Sebastião Gomes Fernandes Musik : Nachtigall Serenade
São tantas as imagens escondidas...
Amor e Costume Letícia Thompson.
Direitos Iguais Direitos IguaisDireitos Iguais Todas as pessoas do mundo têm o direito de viver e de sonhar com um planeta mais justo e pleno de dignidade.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Examine esta imagem: O que você pode achar? Olhe de longe... Olhe de perto...
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS
III Dimensões da ação humana e dos valores
Roma O Surgimento Sobre a história do surgimento de Roma destaca-se uma lenda muito interessante,guardada nos registros do escritor Virgílio,que é a de.
O Princípio da Criação.
Filho de peixe, peixinho é...
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
PARABÉNS!!! NATUREZA EM FESTA É SEU ANIVERSÁRIO
São tantas as imagens ocultas...
Arte Romana.
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Difícil querer definir amigo...
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
LEITURA BÍBLICA JOÃO 3:1-8
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO.
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
AULA DA SAUDADE Formandos de Licenciatura em Geografia
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Breve introdução ao estudo da Arte.
A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DO DESPERTAR!  NESTA ESTAÇÃO PODEMOS RECOMEÇAR ROMPENDO VELHOS PADRÕES, RENOVANDO NOSSAS INTENÇÕES, PROPÓSITOS E NOS PREPARANDO.
O dia a dia... Filhos e filhas, à medida que cresceram, perceberam que pai e mãe renunciaram a dias de sono, descanso, diversão, passeio... Pra ficar.
DIA 08 DE NOVEMBRO 2008 ALMOÇO RESTAURANTE CIGANA MENINAS E MENINOS DO DANTE.
Introdução: A imag A tradição a imagem Introdução: A imagem (lat. Imago) – Antiguidade Romana: máscara mortuária e espectro ou alma do morto No começo.
Jubileu da Misericórdia
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
RENASCIMENTO CULTURAL
Transcrição da apresentação:

Interpretação da Imagem

4 níveis de interpretação (1) transferência indiciária: a força alucinatória, mágica, o vestígio, o rudimento da verdade; (2) transferência cultural: produção do significado no contexto cultural; (3) transferência icónica: animação e ganho de vida pela semelhança/analogia com um ícone/modelo; (4) transferência do motivo: fixação do tema predominante.

Interpretação (Cartoon, Carlos Lutaff)

Interpretação

Interpretação (1) num primeiro plano, mãe ampara o seu filho ensanguentado no regaço, sob o olhar imponente das forças policiais; (2) política policial de repressão violenta: em 2007, a polícia do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, matou 1330 indivíduos. Lei da selecção natural do mais apto (beneficiado pelo recurso às armas); (3) parecença com o modelo Pietà; (4) sofrimento, dor maternal pela perda do filho; imponência das armas.

Interpretação (Annie Leibovitz, Lavazza)

Interpretação (O Nascimento de Vénus, Sandro Botticelli)

Interpretação (1) mulher nua num prato de esparguete em cima de uma mesa de refeição (num primeiro plano) e todo um cenário de vegetação atrás; (2) a italianidade: esparguete, ode à beleza da mulher italiana; (3) parecença com o quadro “O Nascimento de Vénus”, de Botticelli; (4) sedução, paraíso, sonho, apetecibilidade, desejo – italianidade.

Interpretação (Annie Leibovitz, Lavazza)

Interpretação (Estátua da Loba do Capitólio)

Interpretação (1) mulher numa posição de gatas, com dois bebés por baixo de si; Coliseu em fundo; (2) italianidade (Coliseu), lenda do nascimento de Roma: criação de Rómulo e Remo pela loba; (3) Parecença com a Estátua da Loba do Capitólio; (4) imponência, historicidade (Coliseu); protecção, maternalidade (mulher-crias).

Interpretação (Neil Folberg, 2006)

Interpretação (A Primavera, Sandro Botticelli, 1476-1477)

Interpretação (1) arco em fundo, casal à direita (homem agarra mulher). Centro ocupado: num primeiro plano por uma mulher com um violino nas mãos, em fundo junto ao arco, um homem toca piano. Do lado esquerdo, atrás um homem apanha um fruto; num primeiro plano, três indivíduos de costas para o espectador observam os actores e cenário descritos. Flores povoam a imagem.

Interpretação (2) classe média alta. Aristocracia. Embate dos novos valores perfilhados pelas novas gerações em contraposição (observação) pelas gerações mais velhas (indivíduos de costas). Virtuosidade encarnada pelas gerações mais velhas (“as três graças”). Analogia entre a música e o amor (Vénus e Cupido). “Olimpo” como cenário interior com “janela” para o mundo. Primavera como sinónimo de renascimento, florescimento, recomeço; (3) similaridade com “A Primavera” de Botticelli; (4) musicalidade, bem-estar, bom-gosto, elegância, confronto geracional, modernidade, renovação, vigência de novos valores, alheamento da realidade exterior, enclausuramento na sua essência.

Interpretação (Four Dancers, Neil Folberg, 2003-2005)

Interpretação (Quatro Bailarinas em Cena, Degas, 1885-1890)

Interpretação (1) quatro bailarinas num estúdio, com um espelho do lado esquerdo; (2) educação feminina requintada: ballet; (3) semelhança com a pintura de Degas, “Quatro Bailarinas em Cena”; (4) treino, concentração, esforço.